Anúncio no Topo

Fale com Acélio

Escritor Carlos Gomes
Escritor Carlos Gomes

Nasceu a 11 de abril de 1908 em Codó. Filho de Acelino José dos Santos e de Raimunda Nonata de Queiroz Santos. Cedo conciliou os seus estudos ao lado do trabalho. Concluiu o curso primário com conhecimento de língua francesa. Admirador da literatura dos jornais.

Sobrinho do Professor Hemetério José dos Santos, grande professor, filólogo, lecionou nos colégios: Militar, Imperial, mais tarde, Pedro II, ambos no Rio de Janeiro.

Casado com Dona Edelzuita da Silva Santos, filha de Raimundo Silva e Wanda Cristina Neves da Silva, de cuja união conjugal nasceram os filhos: Graça Maria da Conceição Santos Piorski (professora), Wanda Maria Santos Maia ( formada em Letras, Direito e Medicina), José Benedito da Silva Santos ( coronel do Exército, falecido), Teresa Maria Santos Oliveira ( comerciária), Socorro de Maria Santos Nunes (pedagoga – habilitação em Administração Escolar) e Antônio Tadeu Santos ( comerciante).

Cidadão determinado, com forte vocação para a agricultura e pecuária. Possui várias propriedades, porém, na fazenda Ouro Preto, mantinha seu comércio de arroz, babaçu e gado. Como todo homem do campo, explorava suas terras e possibilitava aos seus agregados, trabalharem condignamente para colherem da terra o sustento de suas famílias.

Na política, exerceu a função de vice-prefeito no período de 1956 a 1958 e assumiu o cargo de Prefeito de Codó, no período de 1958 a 1961, com o afastamento do prefeito José Anselmo dos reis Freitas para candidatar-se a deputado estadual.

Como Prefeito de Codó, a sua administração foi marcada por relevantes serviços na área educacional; abertura de estradas na zona rural e urbanização da cidade; reformou a praça da Igreja Matriz e outros logradouros, realizando também, outras obras de interesse da coletividade.

Eleito vereador para o período de 1961 a 1966, ocupou o cargo de Vice-Presidente da Câmara. Participou das Comissões de Finanças e Justiça. Na administração do prefeito Reinaldo Zaidan, recebeu justa homenagem, tendo seu nome enobrecendo uma praça no Bairro São Francisco.

Foi um dos fundadores do Rotary Club de Codó e do Clube Recreativo Guarapary.

Vadico, como era conhecido, faleceu a 17 de agosto de 1973, deixando para seus familiares e para todos que tiveram a oportunidade de conhece-lo, um exemplo de dignidade e responsabilidade.

Codó – MA, 14 de outubro de 2013                                                                 Prof. Carlos Gomes.

Transcrito do Livro Codoenses & Não Codoenses, aguardando publicação.

­­

Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antônio Almeida Oliveira”.

9 Responses

  1. Parabéns pela matéria professor Carlos Gomes por relembrar um pouco da história da do meu avô ex prefeito de Codo, todos da família agradece. gostaria de colocar que também o pai de minha avó Edelzuita Santos foi prefeito de São Luís em 1922 Raimundo Gonçalves da Silva

  2. ‘Fico muito Feliz por essa homenagem , ao meu querido biza vô . é tão bom sabe que ainda tem pessoais que lembram dessa pessoa tão especial que é meu bisa vôzinho , OSWALDO SANTOS ‘ eterna saudades !

  3. Fico extremamente agradecida e feliz por está grande homenagem ao meu querido bisavô mesmo não o privilegio de conhece-lo pessoalmente,mais tenho a honra de saber quão grande foi seu legado durante estava aqui na terra.Enquanto foi o PREFEITO DE CODÓ esse sim fez grandes coisas para cidade de Codó é tanto que até hj quando se fala finado vadico todo mundo daquela época sabe e lembra como ele era digno do cargo em que ocupava pois fazia acontecer.Deixou uma Praça em seu nome que muito conhecem a Praça Oswaldo Santos. Parabéns a vc que lembrou em homenagear este homem que vale muito a pena releembrar tudo que faz pela cidade de Codó.Parabéns a este homem Oswaldo Santos que fez do seu nome uma grande história pra nossa Familia.eternas saudades meu bisavô.

  4. CARLOS OSWALDO SANTOS MAIA,

    Fico extremamente grato e feliz por está grande homenagem ao meu querido avô e também através do meu pai homenageou me batizou com o nome dos meus dois avós entre eles OSWALDO SANTOS apesar de muito pequeno tive o privilegio de conviver com ele.Muita lembrança que tive foi que me levou para conhecer o parque de exposição da Expoema para me mostrar o que mais gostava era os cavalos e os bois.Saudades eternas do avó Oswaldo, que ele esteje em bom lugar com minha vó Dedé,no qual vivi muito tempo com ela e fui o unico neto dela antes de falecer ver um neto formado.

  5. Agradeço ao Prof. Carlos Gomes, pela matéria. Realmente esse homem Oswaldo Santos, cumpriu sua missão aqui na terra, e será sempre lembrado pela sua honradez, honestidade e integridade de caráter. Quem o conheceu sabe o quanto gostava de fazer amigos, e da sua seriedade em lidar com as pessoas. Administrou com afinco deixando uma larga folha de serviços prestados a população Codoense. E como pai um legado de virtudes aos seus filhos e familiares. Agradeço a Deus por ser fruto de uma família abençoada.

    1. Fiquei prazeroso pela matéria apresentada pelo escritor Carlos Gomes, pela homenagem merecida ao ilustre pai, político e empreendedor rural Coronel Vadico. Honra-me, sobremodo, ter sido aluno da Professora Socorro juntamente com meus irmãos Armandinho e Alderico Fialho, que na época éramos colegas de Antônio Raimundo, sobrinho da Professora. Isso foi no início dos anos 70. Sempre merendávamos frutas trazidas do Ouro Preto pelo Senhor Vadico, ele mesmo oferecia. Sou Alísio Fialho, advogado, irmão de Armando Fialho, médico e Alderico Fialho, Enfermeiro e Professor. Quando li a homenagem, vi-me na obrigação de fazer esse registro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES