
Nascido de Luiz Carvalho de Alencar e dona Adália Anália Alencar, em Pio IX, no Piauí, veio para o Maranhão, mas precisamente para Codó, em dezembro de 1948, ainda adolescente. Prestou o serviço militar no Tiro de Guerra/Codó, tendo sido condecorado com as medalhas de Honra ao Mérito e Campeonato de tiro ao alvo. Participou como recenseador, nos Censos de 50, 60 e 70.
Piauiense, que aqui chegando ainda adolescente, na década de 40, integrou-se irmãmente ao seio da comunidade codoense, constituindo família. Adaptou-se aos costumes da terra. Casou-se a jovem Alaíde Queiroz de Alencar, com quem teve três filhos: Adália Leane Alencar, Luiz Carvalho de Alencar Neto e Antônio Leomagon de Alencar Filho.
Em 1950, votou pela primeira vez e, em 1953, trabalhou como fiscal eleitoral, pelo PSP na eleição municipal de Codó. Convidado a candidatar-se no pleito de 1953 ao cargo de vereador, sagrou-se o mais votado dentre todos os candidatos do partido político – PSP.
No ano de 1958, foi reeleito, sendo o vereador mais bem votado do Estado do Maranhão. Reeleito por mais seis vezes, quando em 1976 ficou na 1ª Suplência, mas assumiu a cadeira, em razão da renuncia do titular Júlio César Salem. Ocupou por muitos anos o cargo de Secretário da Câmara Municipal de Codó.
Ademais, exerceu outras atividades: Diretor Regional do Instituto de Previdência do Estado do Maranhão (IPEM) no período de 1979 a 1982, o mesmo cargo foi exercido em Caxias (MA). Retornando a Codó, reassumiu a presidência do IPEM até o ano de 1988.
Como vereador (1989/1992), assumiu a presidência da Câmara Municipal e a Secretaria da Associação dos Vereadores do Maranhão (AVEMA). E ainda, como Presidente do Poder Legislativo, teve a honra de presidir a Assembleia Municipal Constituinte, promulgando a Lei Orgânica do Município de Codó.
Devido os mandatos exercidos, recebeu a medalha de Honra ao Mérito conferida pela Federação dos Municípios do Maranhão, homenagem justa em reconhecimento aos seus serviços prestados á causa da política municipalista.
Mandatos exercidos: 1955 a 1959; 1959 a 1963; 1963 a 1967; 1967 a 1971; 1983 a 1989 e 1989 a 1992. Participou da Mesa-Diretora: 1º Secretario – 1958-1966; 2º Secretario – 1966- 1967. Vice-Presidente da Câmara – 1961-1982 e Presidente – 1989-1990. Membro das Comissões: Finanças e Justiça, no período de 1956 a 1970; Obras e Serviços Públicos – 1985 -1986.
Além de sua participação efetiva junto ás Comissões Técnicas da Câmara e na Mesa-Diretora da Casa Parlamentar, teve atuação destacada no Plenário e na apresentação de Projetos, Requerimento, Indicações, visando à melhoria da comunidade.
É de sua autoria entre tantos projetos, o que concedeu o titulo honorário de Cidadã Codoense á professora Maria Alice Machado.
Em seu ultimo mandato de Vereador (1989-1992), teve como pares os Seguintes: Pedro Celestino Luz, Gilberto Alves de Carvalho, José Leornado Pereira de Araujo, Conceição de Maria Menezes F. Gomes, Antonio Sebastião N. Figueredo, Domingos Soares dos Reis, Raimundo Francisco Vieira Gomes, Ricardo Antonio Archer, Eudes Raulino Saraiva, Pedro Barros de Carvalho, José Francisco dos Santos, Francisco de Assis Pacheco, Manoel da Graça Ximenes, Mozart Nilson Bacelar Nunes, Ronaldo Damacio de Siqueira e Procópio Reis Silva.
Não é demais lembrar que, Leomagon e os demais vereadores, todos, foram signatários da Lei Orgânica do Município, promulgada em 5 de Abril de 1990.
É sócio fundador da Associação Cultural Codoense “Antonio Almeida Oliveira”.
Leomagon, assim conhecido pela comunidade codoense está residindo na capital maranhense São Luís, com sua esposa, filhos e netos.
Codó – MA, 23 de setembro de 2013. Prof. Carlos Gomes.
Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antonio Almeida Oliveira” e do Instituto Histórico e Geográfico de Codó.
Transcrito do Livro Codoenses & Não Codoenses, aguardando publicação.
7 Respostas
O amigo Leomagon fez parte da história política de Codó durante muitos anos. Uma pessoa muito querida no seio da comunidade codoense, por seus valiosos trabalhos prestados ao município. O fato de estar residindo em São luís com sua família, é uma falta sentida pelos seus amigos. É uma justa homenagem ser lembrado pelo “Página de Codó”.
Agradeço pela lembrança de meu pai Antônio Leomagon.
Merecidamente!
O Ex.Vereador Leomagon Alencar,foi um Politico Codoense que sempre Teve um Respeito para com seus Eleitores e Pares no Legislativo Municipal Codoense.
Quero antes de tudo agradecer ao Prof. Carlos Gomes por manter presente a menção ao meu querido tio Leomagon. Uma cidade precisa conhecer sua história, e os nomes que marcaram a vida política e social local. A essa biografia gostaria apenas de acrescentar, com a devida permissão do nobre professor, algumas informações não políticas, mas não menos importantes, já que um homem se faz pelo que realiza mas também pelo que é: meu tio, de quem me orgulho imensamente, é um homem valoroso por seu espírito jovem e esperançoso. Esvaziado de preconceitos e repleto de altruísmo. Sempre se comoveu com a necessidade alheia e sabe se doar ao próximo como poucos. Hoje já não conta com o mesmo vigor em virtude de alguns incidentes da vida, mas o brilho nos olhos, a mansidão da voz, o tom às vezes debochado com que nos faz deliciosas críticas e a alegria de viver, permanecem incrivelmente vivos e crescentes, na contramão da lógica. Um abraço aos meus amigos e conterrâneos. Forte abraço ao Professor Carlos Gomes.
Simplesmente Leomagon. Homem coerente, polido, humano, justo, educado. Ele teve grandes embates políticos com meu saudoso pai, Zequinha do Padre, que, como eu, tínhamos nele um grande homem público de Codó. Por ele tinha um carinho todo especial, e quando nos encontrávamos, na rua ou em nossa casa, era de um carinho muito grande comigo. Saudades, Leomagon. Um forte abraço aos familiares e um na minha querida professora Luiza.
Brasília, 04 de dezembro de 2014
José Lindenberg Brandão Moreira
Oi me chamo samara de oliveira araujo…moro em barra do corda ma sou casada com marco antonio alencar,irmao adotivo de antonio leomagom faz muito tempo que eles se viram meu marido fala muito em sua familia …na mae no pai e nos irmaos..marietta ..luiza..e leomagom..atualmente ele nao tem ninguem por perto da familia eu nao conheço ninguem da familia dele..mas gostaria muito de saber mais …foi muito bom ler esse docuentario…ele viu e se emocionou…ao ver a foto do irmao..