Pastor Max destaca papel do Conselho Tutelar no combate a violência infantil

Pastor Max
Pastor Max

O Vereador Pastor Max (P T do B) parabenizou em seu discurso na tribuna da câmara o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que no último dia 01 publicou através da Resolução nº 01/2015, o Edital de Eleições Unificadas do Conselho Tutelar do Município de Codó. O edil destacou que Codó foi uma das primeiras cidades a cumprir o que diz a legislação, e parabenizou a todos os conselheiros. “O meu reconhecimento deve-se a importância que esses conselhos têm na garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes. São verdadeiros instrumentos de proteção, que lutam para afastar o pensamento que distingui o ser humano adulto e o ser humano criança”, disse.

Representantes do povo

Pastor Max enalteceu o trabalho dos conselheiros e frisou que os mesmos também são eleitos pelo povo, para aplicar as medidas protetivas de defesa das crianças e adolescentes de Codó. “Esses homens e mulheres merecem o nosso reconhecimento e o nosso respeito. Mas é preciso também, senhor presidente, que o Estado tenha o compromisso de oferecer condições dignas para exercerem suas funções com segurança”.

O político lembrou que desde a constituição de 1988 os conselhos vêm cumprindo um papel fundamental no trabalho e na democratização de qualquer gestão, e que a instituição é um verdadeiro espaço de participação popular. De acordo com Pastor Max, o conselho tem papel crucial na luta contra a violência, o tráfico de drogas e a prostituição envolvendo crianças.

Triste realidade

Pela última edição do IHA – Índice de Homicídios na Adolescência, produzido com base em dados de 2012, estima que mais de 42 mil adolescentes, de 12 a 18 anos, poderão ser vítimas de homicídio nos municípios brasileiros de mais de 100 mil habitantes, o que é o caso de Codó, com 120 mil habitantes. Entre 2013 e 2019, para cada grupo de mil pessoas com 12 anos completos em 2012, 3,32 correm o risco de serem assassinadas antes de atingirem os 19 anos de idade. A região Nordeste apresenta a maior incidência de violência letal contra adolescentes, com um índice igual a 5,97. “Codó também é uma prova real disso. Quantos jovens mortos já anunciamos aqui neste parlamento que infelizmente iniciaram sua vida no crime ainda adolescentes?”, questionou.

O parlamentar também ponderou sobre a violência sexual, considerada uma violação devastadora dos direitos de crianças e adolescentes, e lembrou que enquanto os homicídios estão diretamente ligados a populações negras e pobres, a exploração sexual atinge todas as classes sociais, sejam brancos e negros, ricos ou pobres. “É por tudo isso que precisamos estar unidos para fortalecer e lutar por esses conselhos, porque precisamos urgentemente retirar nossas crianças e adolescentes dessa situação de vulnerabilidade”.

Homenagens

O Vereador Pastor Max encerrou seu discurso parabenizando o Prefeito Zito, pela distribuição de 20 toneladas de peixes no período da Semana Santa, beneficiando a população carente do município, e também à Igreja Batista Missionária, na pessoa do Apóstolo Luis Carvalho e Apóstola Azenate, além de toda liderança, pela organização do Congresso da AMIBAN na cidade de Codó no último fim de semana.

Ascom

Um comentário sobre “Pastor Max destaca papel do Conselho Tutelar no combate a violência infantil”

Deixe um comentário