Fale com Acélio

Uma menina de 4 anos de idade morreu ontem (12), na cidade de Timbiras, 4 horas depois de ter dado entrada no Hospital Geral com sintomas de Meningite Meningocócica – febre de 38 graus, dor de cabeça e rigidez da cabeça e pescoço (quando a criança não consegue tocar o queixo no peito).

O fato foi confirmado hoje (13) pela manhã pelo enfermeiro Zezito, ao vivo, no programa Cidade Notícias da FCFM, apresentado pelo jornalista Alberto Barros.

Juliane Beatriz evoluiu para a fase final da doença que é a morte por  coma cerebral, em tempo recorde.

MEDIDAS URGENTES

De acordo com o enfermeiro timbirense, as medidas de contenção da doença já estão sendo tomadas. Todas as pessoas que tiveram contato íntimo com a criança ( aquelas que estiveram próximas ao falar, espirrar ou torci da garota)  estão e serão  vacinadas.

Isso inclui a família, os colegas, pessoas da igreja onde Juliane esteve nos últimos quatro dias e todos os profissionais de saúde que estiveram com ela enquanto esteve hospitalizada.

O enfermeiro acalmou a população do município que chegou a fazer tumulto em frente ao hospital querendo vacinação depois que a notícia e uma foto da menina já morta vazaram. Segundo Zezito, não há motivos para pânico uma vez que só está no grupo de risco de ter contraído a forma bacteriana da doença que matou Juliane quem teve contato íntimo com ela durante o período de incubação.

Por precaução uma investigação técnica está em andamento para identificar e imunizar, com a ajuda do governo do Estado, todas essas pessoas.

MONITORAMENTO

A Secretaria  Municipal de Saúde também vai monitorar a cidade pelos próximos 10 dias com maior rigor porque este é o tempo que se alguém pegou a Meningite Meningocócica bacteriana, forma mais grave da doença, certamente desenvolverá os sintomas e poderá entrar em tratamento.

Se houver um surto, o Ministério da Saúde também intervirá no caso imediatamente.

3 comentários sobre “PERIGO: Criança de 4 anos morre vítima de Meningite Meningocócica em Timbiras”

  1. RAPAZ Ô LUGARZINHO ENCRENCADO ESTA CIDADE DE TIMBIRAS, PARECE QUE TUDO DE RUIM ACONTECE LÁ, MORTE DE PM, VEREADORES INCOMPETENTES, DOENÇAS CONTAGIOSAS, PREFEITOS ….., BRIGA DE FACÃO….SÓ FALTA O SR. BINÉ SER PREFEITO DE LÁ kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. …REALMENTE MEU CAMARADA…OH LUGARZIM DE CONFUSÃO……MAS SÓ ESCLARECENDO SOBRE A MORTE DESTA CRIANÇA…”…PÚRPURA
    Sinônimos e nomes populares:
    Equimoses, manchas roxas, hemorragias de pele, hematomas, roxos.
    O que é?
    É a presença de sangue fora dos vasos sangüíneos na pele ou nas mucosas. Como a camada cutânea é levemente transparente, este sangue é então visto como uma mancha roxa. Seu tamanho é variável, conforme o volume de sangue extravasado. Se a quantidade de sangue é muito pequena, mas as pequeninas manchas são em grande número costuma-se chamá-las de petéquias, guardando o nome de púrpura para as manchas maiores.
    Como se adquire?
    A púrpura é provocada pela ruptura de pequeníssimos vasos do sistema circulatório, chamados de capilares por analogia a fios de cabelo, por onde flui o sangue. Essa ruptura é geralmente ocasionada por traumatismo na pele ou nas mucosas. Em mulheres e crianças é freqüente o aparecimento de púrpura nas pernas e coxas com traumatismo mínimo ou mesmo sem traumatismo, de um tamanho de até cinco centímetros de diâmetro, em pessoas normais. Pode também ocorrer quando o traumatismo é ocasionado por uma injeção intramuscular ou na coleta e sangue para exames.
    O que se sente?
    Na maioria das vezes, essas manchas são indolores quando pequenas. Quando maiores, indicando que a quantidade de sangue extravasado dos capilares ou pequenas veias é maior, podem ser dolorosas.
    Como o médico faz o diagnóstico?
    O médico procura investigar se esta manifestação de hemorragia é única ou se existem outros tipos de sangramentos na pessoa. Em geral, a manifestação hemorrágica é limitada à púrpura e o médico tentará investigar a causa em 2 fatores principais: no próprio capilar ou num elemento fundamental da hemostasia (nome dado à capacidade do nosso organismo em estancar sangramento) que são as plaquetas. As plaquetas são fragmentos microscópicos do citoplasma de um determinado tipo de célula encontrado na medula óssea(megacariócitos). As plaquetas tem a capacidade de se agregar e aderir a mínimas lesões dos vasos e fechar com extrema rapidez pequenos “vazamentos” no sistema circulatório.
    Quando estas plaquetas estão em número muito reduzido, mínimas rupturas dos capilares provocam hemorragia localizada e o aparecimento de petéquias ou púrpura.
    Em algumas situações, mesmo com número de plaquetas normais, o distúrbio pode ser causado por um defeito na sua função.
    As plaquetas são avaliadas através de sua contagem numa amostra de sangue ou ainda através de testes que estudam sua função.
    Caso seja encontrada uma deficiência quantitativa ou qualitativa nas plaquetas, numa segunda etapa da investigação, o médico irá procurar a causa da diminuição do número ou da deficiência funcional.
    O número das plaquetas pode estar diminuído por doenças próprias do tecido formador das plaquetas na medula óssea ou porque esse tecido foi destruído com quimioterapia ou radioterapia. Em outras situações, a formação das plaquetas é adequada e a sua diminuição é decorrente de uma destruição acelerada.
    Os defeitos de função das plaquetas podem ter causas genéticas ou adquiridas. Entre as causas adquiridas incluem-se doenças como a insuficiência renal crônica ou medicamentos (os mais conhecidos, são os efeitos da aspirina e antiinflamatórios, sobre a função plaquetária).
    Quando as plaquetas estiverem normais, a causa da púrpura deverá estar no próprio capilar, numa condição genericamente denominada de “fragilidade capilar”. As causas dessa fragilidade vão desde doenças genéticas, passam por deficiência de vitamina C, podem ter causas alérgicas,hormonais, deficiência na estrutura da pele pelo envelhecimento natural (púrpura senil) ou não tem uma causa determinável.
    Caberá ao médico, analisando o conjunto de dados do paciente, achar a causa da púrpura.
    Como se trata?
    Não há um tratamento único. Estará sempre ligada a causa que originou esta manifestação. Alguns cremes e pomadas, quando friccionados sobre as lesões, facilitam a reabsorção do sangue extravasado, encurtando o tempo de evolução das manchas. Estas passam por várias tonalidades de cor, do roxo ao marrom e amarelado antes de desaparecerem.

    Leia Mais: PÚRPURA – ABC da Saúde http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?356#ixzz2W6ofzz8W ….ESTA CRIANÇA TINHA ESTA DOENÇA……..

  3. Prefeito de Codó consegue licitar em apenas 2 dias mais de R$ 35 milhões
    Maranhão 13-06-2013 às 13:21 1 comentário

    José Rolim Filho – Prefeito de Codó

    Vejo que os leitores dos portais informativos estão cada vez mais esmiuçando a trajetória administrativa dos gestores municipais do Maranhão.

    Um leitor da cidade de Codó fez um estudo no Diário Oficial do Estado onde constatou que o Prefeito de Codó José Rolim Filho, o Zito Rolim, conseguiu chegar ao montante de mais de R$ 35 Milhões em licitação em apenas dois dias.

    O Prefeito, cassado em primeira instância devido à manobras políticas, conseguiu anulação em São Luis, mesmo não prestando contas na Câmara de Vereadores dos gastos no município desde 2009.

    A população pede socorro à justiça pelo fato do político não respeitar a lei de informação, não atender as decisões judiciais e ainda praticar o crime de nepotismo, com filhos, sobrinho, todos lotados na Sede da Prefeitura de Codó.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias