Os alunos do Instituto Federal do Maranhão, Campus Codó, têm o côro grosso para ‘taca de lábia’ e titelas fortes para muito ‘empurra com a barriga” vindo de nossos governantes. Não é de hoje que aquele 1 quilômetro e 960 metros de estrada (metragem apresentada no projeto da Secretaria de Infraestrutura) ouve conversa pra boi dormir.
Dando uma bisbilhotada nos arquivos do IFMA e conversando com quem sabe das coisas desde o início, descobri fatos interessantes.
A primeira investida do corpo docente e discente da instituição ocorreu em 2003, quando ela ainda se chamava Escola Agrotécnica Federal, portanto há 10 anos. Na época o prefeito que recebeu a reivindicação de asfalto foi seu Ricardo Antonio Archer, do famoso governo Codó 2000.
Foi uma festa, a direção ficou pipocando de alegria, a galera teen (hoje já todo mundo de barba e bigode pai de família) comemorou porque, certamente, ouviu de uma bela voz, grave e docemente preparada, frases de efeito do tipo – ‘não esquenta, logo, logo essa estrada sai”. Não saiu.
Na verdade foi seu Ricardo quem saiu do poder e veio seu Biné Figueiredo com o governo ‘Codó Para Todos menos para a estrada da Agrotécnica”. Biné e o governador da época também receberam a mesma comissão da instituição, deu aquele show de palavras, meteu aquela aperto de mão com uma coçadinha no meio na galera e…e só. Só isso pessoal, seu Bina não passou da promessa também.
Mas desde Ricardo Archer, ninguém foi mais cobrado, ano a ano, que seu Zito Rolim.
NA ERA ZITO
Os arquivos de protocolo da escola mostram que as investidas no governo “Cuidando de Nossa Gente MENOS da Estrada do IFMA” começaram lá em 2009. Depois teve pressão em 2010, 2011 e uma maior agora em 2013.
Neste tempo surgiu a história do meu vice-governador, Washington Luís. Segundo ela, o homem, quando deputado federal, teria garantido uma emenda parlamentar de R$ 1.080.000,00 para asfaltar o surrado e badalado 1,960 quilômetro da estrada.
Em 2 de maio de 2011, Washington Luís, já na qualidade de vice-governador, recebeu uma comitiva de Codó que queria saber sobre a liberação dessa grana toda. Por que não saia? A comitiva levou outra surra de conversa e voltou de São Luís em êxtase, mas o tempo foi passando e eles foram parar na manifestação dos alunos realizada dia 10 de junho de 2013.
Na terça-feira, oito dos 11 vereadores estiveram no Campus do IFMA, às 18h, para a anunciada audiência pública sobre o mesmo tema de 10 anos atrás.
A CONVERSA MUDOU DE RUMO DE NOVO
Pelo que mostraram na televisão (vi na FCTV e na TV Codó) lá foi que foi taca de lingua nos meus amigos do Instituto e, pasmem, agora a conversa mudou de rumo.
Pelo texto apresentado, sobretudo na TV Codó, passou-se a ideia de que o governo dos Rolins abandonou a espera da tal emenda do vice governador e está, segundo Márcio Esmero, desde janeiro (não foi dito de que ano) buscando uma via alternativa direto com a governadora Roseana e com o agora secretário de infraestrutura Luís Fernando, em síntese, outro projeto, outro recurso e tal. Olha o que meu secretário Márcio falou à repórter Eulinete Ferreira.
“O prefeito Zito Rolim já foi em reunião junto à governadora, a promessa está formada, então estamos acreditando que nos próximos dias há liberação dos convênios conseguiremos a tão sonhada pavimentação asfáltica”, disse Esmero
Já temendo uma nova partida de empurra-empurra, os alunos, segundo percebeu-se na matéria de Francisco Oliveira (FCTV) anunciaram que podem fechar a BR-316 para chamar a atenção do Maranhão.
Mas não faltou gente para desencorajá-los. Neste campo o destaque maior ficou com nosso presidente do parlamento Chiquinho do Saae.
“Que se tenha cautela, sente pra se discutir, invasão de BR não é brincadeira (…) foi o que eu disse a eles, precisamos se programar, nós não podemos traçar estratégia por impulso ou por emoção porque eu quero resolver o problema de imediato. Nós estamos sim junto com os alunos, com os professores, todos juntos em busca de uma solução”, afirmou na matéria da FCTV
A COBRA VAI FUMAR
Nesta festa de promessas e nada de solução, bonito mesmo foi o posicionamento mostrado pelo líder dos estudantes Valdecir Calixto. Segundo ele, a cobra vai fumar e a porca vai torcer o rabo, de um jeito ou de outro, se esta famosa pavimentação não sair até o final do século 22.
“É bom que saibam que nós não vamos parar, ficar de braços cruzados enquanto não vermos este asfalto que é direito de nosso”, garantiu Calixto
Aperta os ‘homi’ Valdecir. Aumenta a lenha nesse fogão de barro porque faz 10 anos que essa carne de pescoço tá cozinhando, meu amigo.
21 Respostas
Se for pra fechar a BR eu to lá!!!!Aqui em Codó tem muito tranca rua imagina uma BR!!!!!
Ze Inácio não fez… bine pior…Ricardo só fala grossa… Zito está em suas mãos mais esse desafio… prova que vc é diferenciado… em dezembro de 2013 inaugure a estrada
parabéns ao blog por descrever os fatos na íntegra, eu também estive presente na tal audiência e tenho o mesmo pensamento sobre o assunto: esses politicos nunca tiveram visão nem compromisso com o IFMA, como é que se explica um deputado estadual cujo pai já foi prefeito muito tempo em nossa cidade que está caducando no poder e a única coisa que sabe fazer é patrocinar cachaça pra pinguço. Quanto ao atual prefeito eu mesmo já ouvir várias vezes afirmar que vai asfaltar a estrada, isso escuto desde que ele foi candidato a primeira vez. Chega de mentira e demagogia, politico agora ou honra os votos que receberam ou vão ter que engolir muitas passeadas vais e cobranças.
Pessoal Zito faz promessas e as cumpre
Façam uma análise com os outros gestores
existem dificuldades
Mas analisem de todos qual o prefeito foi ou é o mais coerente?
Tem de fazer zoada mesmo, direitos são direitos, os moradores do Ramille vão aprontar uma dessas na frente do escritório da Raposo Empreendimentos, se não fazem o que de fazer por bem, farão por mal.
Parabéns aos alunos e boa sorte
MARCIO ESMERO, ESPERAR O QUE DE UM ………….
É meus amigos, a manifestação ocasionou a vinda dos nossos veradores em menos de 24 horas ao nosso IFMA. É interessante a vinda deles a nossa Institução, entretanto, é lamentável convidarmos o Prefeito Zito a nossa audiência pública e simplesmente não ter comparecido. Fica agora a seu cargo o porque ele ter comparecido a audiência, mas lembrem daquele ditado: “Quem não deve, não teme”
Valdeci Calixto
Presidente do Centro Acadêmico
IFMA-Campus Codó
sr. valdeci, o prefeito não foi porque não é igual vc que está …. os alunos para fazer politicagem. ao invés disso, ele estava mais uma vez com a governadora pedindo esse e muitos outros beneficios para nossa cidade. cuidado todos, vcs estão sendo usados como massa de manobra.
Raimundo vc deveria conhecer o IFMA (parece que não conhece), também deveria aprender a respeitar as pessoas, o que o Valdecí e a comunidade estudantil está fazendo não é politicagem é cidadania, politicagem é prometer e não cumprir, quanto a ausência do prefeito se ele tinha compromissos os vereadores também tinham. Parece que vc se doeu muito vai ver que “mama” na prefeitura..
Srº Raimundão, é perceptível sua aleienação política e descomunitária, afinal sou um simples aluno universitário que acho válido os alunos lutarem por um direito que é nosso. Não é o Srº que inala poeira todos os dias ou atola sua moto nas crateras de nossa estrada. Não temos nenhum vínculo político, tanto é que usamos um carro de som apartidário. Queremos apenas um direito que é nosso, afinal, somos pagadores de impostos. Se o Prefeito tem seus compromissos, os veradores que estiveram no IFMA também tem, os alunos, os professores, todos nós temos e mesmo assim estávamos lá!
Jamais estamos em massa de manobra, como expois em sua fala, e preste atenção no que diz, pois não me conhece e não sabe dos meus prícipios e das dificuldades do IFMA. Se bem que pessoas como o Srº, até agradeço em não conhecer, afinal, de nada acrescenta na personalidade de alguém e já que defende tanto o prefeito ao em vez do povo, saiba que se caso não sair nosso asfalto, a próxima manifestação que vai ser bem maior, será na porta do executivo. Leve agora o recado.
São por pessoas do tipo desse RAIMUNDO, q os políticos são os q são, sem compromissos, fazem o q querem, ninguém cobra.
NÃO QUERO SABER QUEM COMPARECEU OU NÃO, QUERO VER É A SOLUÇÃO. NÃO PRECISA NEM COMPARECER A NENHUMA AUDIENCIA, BASTA FAZER O Q TEM Q SER FEITO.
São pessoas como essa felicidade que fazem do brasil um país de alienados. basta alguem bater uma panela que todos vão correndo atras. fazer barulho é facil. fazer algo realmente de concreto é mais dificil. Mas continue, o Calixto agradece.
Desculpe Raimundão, mas quem está provando ser alienando é vc; qual é o problema? vc é contra o asfalto, ou é pago pra puxar saco? Porque vc não vem aqui no IFMA defender o seu patrão?
sr. Raimundo, Raimundão..ou o q for…
Com um raciocínio tão mesquinho como esse , não deve merecer mais do que um “Raimundinho”…
É bem sabido que vc. não conhece nada da realidade do IFMA , muito menos conhece a pessoa do Sr. Valdeci.
Suas palavras refletem bem o que vc é, mais um dos que vive mamando nas tetas da porca prefeitura de Codó.
Na figura de seu inepto secretario de obras e de um “prefeitozito” como esse ,que vc merece.
É melhor ficar calado e gerar dúvidas quanto à sua ignorância do que abrir a boca fazer com que todos tenham certeza dela!!!
Com certeza vc não tem filhos estudando no Ifma,ou talvez nunca tenha andado por aquela estrada.
Valdeci, continue na luta! Juntos venceremos!!! Não caia mais no engodo dessa corja!!!
E…”solte o grito” 😉 do fundo do peito,convocando todos:VAMOS À LUTA!!!
Fico feliz Gil em ver que ainda temos pessoas sábias como vc, que realmente ver que nossa luta é em busca de melhorias. Não vamos parar, afinal é de direito nosso reivindicar. E esses discursos de puxa saco, não nos intimidam, afinal, são falas de incompetentes que só sabem viver as custas de prefeitura. Um grande vitória nos espera! VAMOS A LUTA!
Acho que tudo isso não passa de politicagem. Minha irmã, que estuda no IFMA, é contra essas ações porque segundo ela, o prefeito já ajudou muito o instituto sem precisar disso. E cita como exemplo o pagamento da passagem de ônibus usada pelos alunos. Codó é a única cidade do Brasil onde isso acontece.
Eu não sou contra asfalto, sou contra a forma que está sendo feita. Se eu fosse o prefeito, tiraria era todos os convênios com o IFMA. Acho que seu calixto está usando os alunos.
Srº Raimundão, no momento que diz que estou usando os alunos, está ofendendo-os profundamente, pois são pessoas e não objetos para serem usados e diga-se de passagem, alunos com censo crítico ao ponto de realizarem uma manifestação pacífica e ordeira em prol de um direito: acesso de qualidade. Não me surpreende quando fala que se fosse o prefeito, cancelaria os convênios, pois pessoa como você, não entende o que de fato representa educação na formação humana. E realmente não deve concordar com a maneira qua estamos reivindicando, pois estamos de forma ética e passiva e não puxando saco para conseguir nossos direitos.
Calixto 2016.
Silvana querida, sua irmã está pouco informada. Peça então para ela relatar QUAIS obras o nosso Sr. Prefeito já “ajudou” no nosso campus. Estou curiosa. Há, vai lá no dicionário filinha e vê de novo o significado de politicagem…novamente você está equivocada.
Valdeci vamos à luta. Estamos com vocÊ.