Pesquisadora codoense lança livro sobre sua cidade natal

Alda Soares, pesquisadora codoense, anunciou na última quarta-feira (dia 27.01.2021) em suas redes sociais, a publicação do seu livro “A Escola”: Memórias de um Jornal Codoense (1916-1920), publicado pela renovada editora Appris, há mais de 29 anos no mercado editorial.

Escritora Alda Soares

O livro é o resultado da dissertação do mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Piauí, concluído pela autora no ano de 2018 e, naquela ocasião, aprovada com louvor e indicado para publicação.

A obra “A Escola”: memórias de um jornal codoense (1916-1920) vem preencher espaço num âmbito bibliográfico ainda carente de acervos e de pesquisadores – a história da educação codoense. A análise presente nesta obra, ao articular imprensa e sociedade nas primeiras décadas republicanas, traz para a atualidade o conhecimento e registro das primeiras iniciativas escolares do município de Codó e o nascimento da urbe, permitindo uma compreensão das visões de mundo da época, divulgadas pela imprensa, em especial naquele que aponta ser o primeiro jornal escolar do município. Mas, para além dos limites municipais, pensa a imprensa pedagógica e suas contribuições para a cultura escolar. Indicado para quem anseia conhecer a história de sua própria cidade ou para historiadores da educação e amantes da imprensa, de modo geral, este livro é um testemunho que traz para os dias de hoje narrativas de um passado, um passado recheado de histórias.

Para a professora Doutora Amparo Ferro, da Universidade Federal do Piauí, a autora “dedicou-se com maestria à pesquisa do seu próprio contexto e vivência: a cidade de Codó no estado do Maranhão, considerada “a princesa do Vale do Rio Itapecuru.” Do seu lugar, com sua circunstância, conseguiu realizar um estudo primoroso e elaborar um texto valioso que tem importância para Codó, para o Maranhão, para o Brasil e para todos os que se interessam pela história das cidades com suas vicissitudes, peculiaridades e idiossincrasias”.

 Ednardo Monti, também professor Doutor da Universidade Federal do Piauí, diz que “esta obra está num âmbito bastante relevante da História da Educação na medida em que mobiliza a imprensa educativa como documento e ao mesmo tempo como objeto. Maria Alda Pinto Soares faz uma criativa e profunda narrativa por meio da perspectiva histórica, traz à baila o instrumento de comunicação que circulou nas primeiras décadas do século XX, o jornal A Escola, impresso do Externato Codoense. A pesquisadora consegue neste livro estabelecer conexões que fundamentam significativas reflexões sobre a educação, uma vez que não há mudança sem uma história que fomente críticas”.

Para a autora, este “é um livro com grande potencial para o município de Codó, por trazer aspectos e informações históricas sobre a sua terra natal, das mais variadas possíveis. É um livro que fala sobre escolas e cultura escolar com os seus agentes, mas também, sobre os clubes recreativos, imprensa, política, economia, urbanização, festas religiosas. Tudo isso, de forma dinâmica e contextualizada, permitindo aos leitores, uma viagem pelo tempo! É um livro necessário. Um investimento. Seja para as bibliotecas das escolas codoenses, tão carentes de obras codoenses, seja para a história do município e de seu povo”.

O livro ainda não tem data para lançamento presencial, considerando as condições de pandemia em que nos encontramos. No entanto, já pode ser adquirido no site da própria editora e parceiros, nos links abaixo:

https://www.editoraappris.com.br/produto/4691-a-escola-memrias-de-um-jornal-codoense-1916-1920

E também nos sites abaixo:

Amazon

https://www.amazon.com.br/Escola-Mem%C3%B3rias-Jornal-Codoense-1916-1920/dp/6558206706/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=A+ESCOLA+ALDA+SOARES&qid=1611788995&s=books&sr=1-1

Submarino

https://www.submarino.com.br/produto/2783556995/a-escola-memorias-de-um-jornal-codoense-1916-1920?undefined

Sobre a Autora:

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Membro do Núcleo de Educação, História e Memória da Universidade Federal do Piauí (NEHME/UFPI). Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (2016). Graduada em Licenciatura em Ciências Humanas/História pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA (2015) e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Latino-Americana de Educação – FLATED (2013). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Pesquisa sobre a História da Educação no município de Codó com foco na imprensa, especialmente, escolar.

5 comentários sobre “Pesquisadora codoense lança livro sobre sua cidade natal”

Deixe uma resposta