Em resposta à notícia publicada, dia 24 de julho, nesse blog, sob o título “Fracassou – Projeto de Plan e Secretaria de Meio Ambiente à margem do Itapecuru deu em nada”, a Plan Brasil esclarece que o plantio das 50 mudas às margens do Rio Itapecuru, na cidade de Codó, foi uma das ações desenvolvidas pelo projeto Redução de Riscos a Desastres (RDD), que tem como objetivo preparar e sensibilizar as comunidades de Codó, Timbiras e Peritoró para dar respostas a duas das maiores vulnerabilidades desses municípios: as queimadas e as enchentes.
Dentre as atividades desenvolvidas pelo projeto estão: oficinas de capacitação em “primeiros socorros”, “agente de defesa civil” e “cidades seguras”; formação de Núcleos de Defesa Civil; implantação de unidades demonstrativas de agricultura sustentável; campanhas educativas de redução de riscos e desastres relacionados às queimadas e o plantio de 150 mudas às margens dos rios Itapecuru e Peritoró, sendo 50 em cada um dos três municípios participantes do projeto.
Nos dias 22, 23 e 24 de maio deste ano, ocorreram as ações de plantio que reuniram crianças, adolescentes e suas famílias, além de professores e gestores de escolas. Em cada uma das cidades, a ação contou com a parceria de entidades do poder público, comprometendo-se essas com o acompanhamento e monitoramento das áreas após o plantio das mudas.
Considerando-se as informações noticiadas pelo blog, a equipe da Plan Brasil visitou a área restaurada em Codó para averiguar a situação e solicitou às entidades parceiras uma reunião sobre o tema, colocando-se à disposição para colaborar para que a questão seja solucionada a fim de que todos os objetivos do projeto sejam atingidos.
A Plan Brasil informa também que nas outras duas regiões que receberam as atividades de restauração, nos municípios de Timbiras e Peritoró, o monitoramento e desenvolvimento das áreas têm ocorrido conforme o esperado.
Sobre a Plan
A Plan International é uma organização não-governamental de origem inglesa ativa há 76 anos e presente em 69 países. No Brasil desde 1997, a Plan possui hoje, mais de 20 projetos que atendem, aproximadamente, 75 mil crianças e adolescentes.
Sem qualquer vinculação política ou religiosa e sem fins lucrativos, está voltada para a defesa dos direitos da infância, conforme expressos na Convenção dos Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas. Assim sendo, a organização trabalha em prol da proteção e contra a violência e abusos de todo tipo, contra a pobreza, a desigualdade e a degradação do meio ambiente e por uma boa alimentação, saúde e educação.
A Plan parte do princípio de que assegurar o direito de crianças e adolescentes é um dever e não uma escolha. Para isso, capacita as comunidades a fazer valer esses direitos. Mais informações sobre a Plan Brasil em www.plan.org.br.
2 Respostas
CAROS AMIGOS DA PLAN ME CONTEM COMO VCS PAGAM OS ALTOS SALARIOS DOS MEMBROS DA PLAN; COM VCS COMPRAM INUMEROS CARROES; SE NAO TEM FINALIDADE LUCRATIVA QUANTOS MILHOES FORAM RECEBIDOS ESTE ANO? O QUE FOI FEITO DESTE DINHEIRO? QUAL O VALOR DO ALUGUEL DESTE NOVO PALECETE ALUGADO PELA PLAN; VCS FECHARAM UM COMERCIO PARA PODER ALUGAR O PREDIO; NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTE CONTINUAM PERAMBULANDO PELAS PERIFERIAS DA CIDADE; NAO VEJO UMA AÇÃO CONCRETA DA PLAN . A NAO SER MUITA MIDIA; E BOTE MIDIA NISSO
VAMOS QUESTIONAR ESSA PLAN; QUE DE FILANTROPIA NAO TEM NADA.
QUANTO A PLAN ESTAR RECEBENDO PARA EXECUTAR ESTES PROJETOS ISSO E QUE A O CODOENSE TA QUERENDO SABER ; QUANTO FOI ESSA FARRA AS MARGENS DO RIO ITAPICURU; QUANTO CUSTOU CADA ARVORE; ISSO E O QUEM PRECISA SER FALADO
QUANTO CUSTOU AQUELA ESCOLA DA VERTENTE,APRESENTE AS CONTAS.
amigos, pra ser sincero não vejo vantagem no trabalho dessa plan