Fale com Acélio

Inauguração da Plan e Nívea na comunidade
Inauguração da Plan e Nívea na comunidade

A Comunidade de Vertente, localizada a 50 km da sede do município de Codó, no Maranhão, inaugurou ontem (5/2), a Unidade de Ensino Municipal Francisco de Assis. A cerimônia de lançamento do projeto, uma realização da Plan International Brasil, NIVEA e Prefeitura de Codó, contou com a presença de representantes das organizações, autoridades e comunidade local.

A nova escola integra o Programa Escola da Terra, do Ministério da Educação, que tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação nas áreas rurais. Anteriormente, as crianças da comunidade em idade escolar eram atendidas numa antiga casa de taipa, com cobertura de palha e sem estruturas mínimas de funcionamento.

As novas instalações contam com uma sala de aula, diretoria, sala de informática, cantina, banheiro e área de circulação, com capacidade para atender 60 alunos. Aproximadamente 140 pessoas vivem na comunidade.

A metodologia do programa possui uma estrutura multisseriada que atenderá alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 30 crianças já estão matriculadas para o ano letivo de 2014.

Contribuindo para uma educação de qualidade
Contribuindo para uma educação de qualidade

A diretora nacional da Plan International Brasil, Anette Trompeter, explica que o projeto possui um sistema de monitoramento baseado na participação ativa da comunidade, por meio do qual a própria comunidade se torna monitora das ações. “O comitê comunitário de Vertente foi responsável pelo acompanhamento das obras e agora monitorará os serviços prestados pela prefeitura, além de envolverem-se em serviços de limpeza, vigilância e, sobretudo, acompanhamento da educação de seus filhos. A conquista é de todos e as expectativas são as melhores”, destaca.

Para Mônica Longo, diretora de RH e Sustentabilidade da NIVEA, financiadora do projeto, a iniciativa está totalmente alinhada ao programa de Responsabilidade Social da empresa – NIVEA Cuida da Família – pois incentiva a autossuficiência e foca no desenvolvimento das capacidades. “Estamos honrados em contribuir para o futuro dessa comunidade. Acreditamos que a educação e as habilidades sociais são a melhor maneira de capacitar as crianças e suas famílias de forma duradoura”, comenta a diretora.

“Através deste projeto, compartilhamos com a Plan uma parceria de longo prazo muito importante. A construção dessa escola trará grandes contribuições para o desenvolvimento educacional das crianças da localidade de Vertente e também de povoados vizinhos”, afirma José Rolim Filho, Prefeito de Codó.

Sobre a Plan

Plan Internacional Brasil e Nívea mudando a educação em Codó
Plan Internacional Brasil e Nívea mudando a educação em Codó

A Plan International é uma organização não-governamental de origem inglesa ativa há 76 anos e presente em 69 países. No Brasil desde 1997, a Plan possui, hoje, mais de 20 projetos que atendem, aproximadamente, 75 mil crianças e adolescentes. Sem qualquer vinculação política ou religiosa e sem fins lucrativos, está voltada para a defesa dos direitos da infância, conforme expressos na Convenção dos Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas.

A organização trabalha em prol da proteção e contra a violência e abusos de todo tipo, contra a pobreza, a desigualdade e a degradação do meio ambiente e por uma boa alimentação, saúde e educação. A Plan parte do princípio de que assegurar o direito de crianças e adolescentes é um dever e não uma escolha. Para isso, capacita as comunidades a fazer valer esses direitos. Mais informações sobre a Plan Brasil em www.plan.org.br.

Sobre a NIVEA

Para a NIVEA, cuidado é a base de tudo, tanto nos negócios quanto na responsabilidade com as pessoas e com o meio ambiente. A plataforma de Sustentabilidade “Nós cuidamos.” contempla ações relacionadas aos nossos “Produtos”, ao “Planeta” e às “Pessoas”. No eixo “Pessoas”, o programa de responsabilidade social “NIVEA cuida da família” é baseado no princípio “ajudar as pessoas a se ajudarem”, pois incentiva a auto-suficiência e foca no desenvolvimento das capacidades.

A parceria NIVEA e Plan nasceu em 2011 através do programa “Escola Ativa / Escola da Terra” e “Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco de Babaçu”, ambos no Maranhão. Em 2012, a empresa passou a apoiar também a campanha “Por Ser Menina” da Plan.

Por Lead Comunicação

2 comentários sobre “Plan Brasil, NIVEA e Prefeitura de Codó inauguram escola na Comunidade de Vertente”

  1. ok meus parabéns fico muinto contente pois ja morei ai ha 35 anos e nao tinha escola era muinto difiçil mesmo as criancas creçia sen saber ler e escrever meus parabens pelas atitudes (sou da familia de ramos)

  2. Parabéns pela linda escola que foi doado aos moradores do Povoado Vertente, estava na inauguração e chorei de emoção e uma pena que o prefeito na cidade prometeu manter a escola e mandar fazer um poço de imediato, pois os moradores de lá sobrevivem de agua de cacimba, o pior e que as cacimbas estão secando e os moradores estão sofrendo com a falta de agua.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias