Fale com Acélio

A Plan International, organização humanitária de origem inglesa que atua há mais de 70 anos na promoção dos direitos das crianças, conforme expressos na Convenção dos Direitos da Criança da ONU, lança mundialmente no dia 11 de outubro a campanha “Por Ser Menina”. O objetivo é promover o potencial das meninas de zero a 18 anos, tirando milhares delas da situação de pobreza, por meio da educação e do desenvolvimento de programas que estimulem habilidades específicas, garantam seus direitos e coloquem fim à discriminação baseada em gênero.

A campanha, com previsão de cinco anos, busca melhorar a vida de 4 milhões de meninas em todo o mundo, ao trabalhar por sua boa alimentação, saúde e educação, além de protegê-las contra a violência e abusos de todo tipo, contra a pobreza, a desigualdade e a degradação do meio ambiente. “A Plan constatou que as meninas enfrentam discriminação e barreiras únicas à sobrevivência e desenvolvimento, simplesmente por serem meninas, sendo uma das principais causas da pobreza. Porém, o investimento em meninas e adolescentes tem um efeito benéfico na redução da pobreza não só delas, mas de comunidades e países inteiros”, afirma Anette Trompeter, diretora nacional da Plan Brasil.

O lançamento da campanha coincide com a comemoração do Dia Internacional da Menina, estabelecido pelas Nações Unidas como resultado de um esforço da Plan International para dar visibilidade aos problemas que afetam globalmente a vida das meninas em países pobres e emergentes, como falta de acesso à escola, saúde e nutrição; elevada carga de trabalho doméstico; insegurança econômica; falta de oportunidades no mercado de trabalho, casamento e gravidez na adolescência, além dos casos de violência, muitas vezes dentro de casa.De acordo com Anette, a Plan acredita que a educação de qualidade é a chave para a erradicação da pobreza. “Para fazer essa mudança, são necessários pelo menos nove anos de educação de qualidade. Somente dessa forma, nossas crianças poderão se engajar ativamente na construção de um mundo mais justo e transformar a realidade social e econômica em que estão inseridas”, destaca Trompeter.

Celebração cor de rosa Para marcar o lançamento da campanha mundial Por Ser Menina (Because I am a Girl) e comemorar o Dia Internacional das Meninas, vários monumentos no mundo inteiro serão iluminados de rosa, tais como o Empire State Building (Nova York), CN Tower (Toronto), Sony Building (Berlim), Niagara Falls (Ontário, Canadá), London Eye (Londres), A Pequena Sereia (Copenhagen) e outros quatro no continente asiático. No Brasil, o Monumento às Bandeiras, próximo ao Parque do Ibirapuera, receberá iluminação rosa na virada do dia 10 para 11 de outubro. E, em São Luís (MA), a Pedra da Memória, obelisco datado de 1841, localizado à Avenida Beira-mar/Centro Histórico, sendo parte do conjunto arquitetônico da cidade Patrimônio da Humanidade, também receberá iluminação rosa na virada do dia 10 para 11.

Paralela à iluminação, a Plan espera mobilizar, via Facebook, 1 milhão de pessoas que estão dispostas a levantar a mão porque acreditam que toda menina tem direito à educação de qualidade. Para participar do apoio à campanha, basta clicar no aplicativo “Raise your Hand” na página da Plan International no Facebook:www.facebook.com/planinternational.

Plan no BrasilPresente no Brasil desde 1997, a Plan atua com programas nos estados do Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte, melhorando as condições de vida de 75 mil pessoas. Entre os eixos trabalhados pela organização estão a promoção dos direitos das crianças e adolescentes, o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos, aprendizagens para uma vida ativa e saudável, meios de vida sustentáveis e comunidades conduzindo o seu desenvolvimento. Infância saudável (0 a 6 anos):Os programas visam desenvolver competências dos pais, cuidadores e organizações comunitárias para os cuidados necessários em relação às mulheres grávidas e crianças entre 0 e 6 anos, bem como dar assessoria aos órgãos governamentais no desenvolvimento de políticas públicas de direitos humanos. Aprendizagens para uma vida ativa e saudável (7-17 anos)Estes programas têm como objetivo aumentar  a qualidade de ensino nas escolas, em ambientes livres de violência e de discriminação, reforçando também questões sobre direitos sexuais e reprodutivos.

Emponderamento econômico de jovens e mulheresOs programas têm como objetivo apoiar adolescentes, jovens e mulheres de áreas rurais e urbanas – especialmente de comunidades quilombolas, indígenas ou que dependam de atividades de subsistência – para garantir emprego e recursos para seus negócios.

Promoção dos direitos das crianças e adolescentes contra violência e riscos de desastres.O programa desenvolve e estimula capacidades de crianças, adolescentes e líderes das comunidades na mobilização social, para que os órgãos governamentais cumpram com suas obrigações oferecendo serviços, programas e garantias de proteção integral. Também visa a prevenção da violência contra as crianças e adolescentes, além de preparar a comunidade e autoridades locais contra desastres e situações de emergência. Sobre a Plan InternationalA Plan existe desde 1937 e é uma das maiores organizações não-governamentais internacionais de desenvolvimento. Atualmente, está presente em 68 países e promove melhorias de longo prazo na vida das crianças e das comunidades.

No total, cerca de 1,5 milhão de crianças são auxiliadas pela Plan em todo o mundo. No Brasil desde 1997, a Plan realiza projetos no Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte, melhorando a vida de mais de 75 mil crianças. NOSSOS PARCEIROS NA CAMPANHAEstão apoiando a Campanha Por Ser Menina em São Luís: Shopping Rio Anil, Edifício Planta Tower, Taguatur Transportes, Grand São Luís Hotel, Cisne Branco, Tropical Shopping, Aeroporto Internacional Cunha Machado/Infraero, Terminal Rodoviário de São Luís e Shopping Monumental. Em São Paulo foi fechada parceria com o Shopping Vila Olímpia. O lançamento da Campanha também não seria possível sem a participação efetiva de vários organismos públicos: Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Blitz Urbana – Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, Casa Civil do Estado do Maranhão, Polícia Militar do Maranhão, Fundação Municipal de Cultura, e Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Por Selma Rosa, Coordenadora de Comunicações e Relações Públicas/Plan

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias