Aconteceu na manhã desta quinta-feira, (26) o evento de culminância da “Semana de Saúde do e da Adolescente”, promovido pela ONG Plan, a empresa AstraZaneca e a Prefeitura Municipal de Codó entre os dias 23 e 27 de setembro. Centenas de jovens e adolescentes se reuniram na Praça Ferreira Bayma para a Feira de saúde em Codó, que faz parte da programação.
A feira recebeu um grande público, onde os adolescentes tiveram acesso a informações, atrações artísticas e desportivas, além de serviços de saúde: teste rápido de HIV; consulta médica; orientação e distribuição da Caderneta de Saúde do Adolescente; vacinação; distribuição de preservativos com orientação para o seu uso; informações sobre saúde bucal; orientação sobre planejamento reprodutivo e distribuição de kits de saúde e higiene bucal.
No circuito esportivo foram realizadas partidas de futebol de travinhas, vôlei, basquete, xadrez, dominó, apresentações de capoeira entre outras. Stands das secretarias envolvidas, oficinas, lanhouse, DJ’s e apresentações culturais acontecem paralelamente, Como o desfile da Fanfarra da Unidade Escolar Estevam Ângelo.
A “Semana de Saúde do e da Adolescente” é uma iniciativa do Programa Adolescente Saudável, desenvolvido há três anos em 10 comunidades rurais dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Codó, Timbiras e Peritoró, no Estado do Maranhão.

As atividades contam com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde, BEMFAM, Unicef, Instituto Formação, Programa Mais Educação, Programa Saúde na Escola, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Codó, Secretaria Municipal da Juventude, Saúde, Educação, Cultura entre outras.
O objetivo do evento é promover ações de prevenção da saúde de meninos e meninas entre 10 e 19 anos, aproximando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das escolas, identificando os problemas de saúde mais frequentes e fazendo os devidos encaminhamentos, além de fomentar a cultura, educação e cidadania.
Ascom/Prefeitura Municipal de Codó
Um comentário sobre “Plan realiza culminância do projeto Adolescente Saudável”
Estive neste evento… Foi muito bom.