Fale com Acélio

Gays podem ser curados?
Gays podem ser curados?

Brasília – A expectativa em torno da votação de um projeto que autoriza o tratamento psicológico ou a terapia para alterar a orientação sexual de homossexuais reacendeu as críticas à Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados. Desde que o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) assumiu a coordenação dos trabalhos do grupo, manifestantes contrários à sua escolha para o cargo organizaram vários protestos e conseguiram cancelar algumas agendas de trabalho da comissão. Agora, a mesma comissão se prepara para decidir sobre um dos temas mais polêmicos envolvendo homossexuais.

A apreciação do  Projeto de Decreto da Câmara (PDC) que trata da “cura gay” deve ocorrer na próxima reunião do grupo, marcada para quarta-feira (8). O texto suspende resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proíbe os profissionais da área de participar de terapia para alterar a orientação sexual e a atribuição de caráter patológico à homossexualidade. Há quase 30 anos a homossexualidade foi excluída da Classificação Internacional das Doenças (CID).

Apesar de toda a polêmica, o relator da proposta, deputado Anderson Ferreira (PR-PE), que apresentou parecer favorável ao projeto, garantiu que não vai mudar sua posição sobre a matéria. “Só estou tentando ajustar o desajuste que ele [o CFP] tentou fazer por meio dessa resolução. Todo o ser humano tem direito a procurar ajuda e tentar entender um conflito interno”, disse.

Segundo o parlamentar, a homossexualidade está relacionada a uma questão comportamental. “Em nenhum momento, disse que pode ser tratado como uma doença, apenas cito que é algo comportamental e se é comportamental você pode querer uma ajuda. A pessoa pode querer uma ajuda para tentar entender seu comportamento. Por que o conselho impede ajuda para ele tentar entender o comportamento que está tendo naquele momento?”, acrescentou.

“Em nenhum momento a resolução [do CFP] cria obstáculos ao exercício profissional, mas oferece indicadores e situa a prática profissional em contextos éticos e tecnicamente qualificados”, rebateu Clara Goldman, vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia. Para ela, o projeto em tramitação na Câmara fere um marco na defesa dos direitos humanos. A livre orientação sexual é um dispositivo reconhecido internacionalmente como promotor da garantia de direitos.

“A Opas [Organização Pan-Americana de Saúde] tem posições claras sobre as terapias de cura, chamadas de terapias de reversão, que não têm fundamento do ponto de vista científico e são eticamente inaceitáveis. Se estamos lutando por uma sociedade livre de ódio, violência, preconceito, como retroceder a um patamar que o mundo já reconheceu como equivocado, que é a patologização (transformação em doença) da homossexualidade?”, acrescentou.

Depois da apreciação e votação na Comissão de Direitos Humanos, o PDC 234/2011 ainda será analisado na Comissão de Seguridade Social e Família e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Para a deputada Érika Kokay (PT-DF), que acredita que existe uma posição clara e já definida pela aprovação do projeto na comissão, a matéria não deve ser aprovada em outras comissões.

“O que os obscurantistas da Câmara querem é [que a homossexualidade] seja considerada uma doença e possibilitar que o profissional possa discriminar. Essa posição da CDHM, tenho certeza, não será referendada em outras comissões”, disse. “Nunca houve qualquer nível de cerceamento a qualquer psicólogo de atender uma pessoa em sofrimento”, acrescentou a parlamentar.

Por Carolina Gonçalves/Agência Brasil

Edição: Graça Adjuto

8 comentários sobre “POLÊMICA – Projeto da “cura gay” voltará a ser discutido esta semana pelos deputados federais”

  1. SE QUANDO O CARA DECIDE SER HOMOSSEXUAL ELES OFERECEM PSICOLOGOS E OUTRAS ORIENTAÇÕES PARA ELE.. PORQUE QUANDO O CARA QUER SER HOMEM ( VOLTAR AS PRÁTICAS DE UM HOMEM) NÃO PODE RECORRER A ORIENTAÇÕES E PSICOLOGOS???????

  2. Estamos criando tabu em torno desse tema da homossexualidade. Estamos esquecendo os princípios que embasam uma sociedade democrática. Liberdade de ir e vir, liberdade de se expressar, ninguém poderá ser considerado culpado sem um devido e justo processo onde se permita o contraditório e ampla defesa. Temos também o direito de propriedade e do lar. E outros. Com base nesses princípios podemos e devemos discutir qualquer assunto sempre respeitando o direito de cada um, sem agressões nem morais nem físicas. Quem quiser ser homossexual ou é homossexual (conforme seja o caso) que seja. Agora, não podemos, caso a pessoa queira negar um direito que procurar um profissional da área psicológica para receber orientação ou tratamento para o que se deseja. Se uma pessoa encontra-se em conflito com sua realidade homossexual o Conselho de Psicologia não cercear o dever e o direito de um profissional ajudar essa pessoa! Não vos parece uma decisão madura e sábia? E os religiosos, vamos vetar que eles preguem de acordo com sua livre consciência o que encontram na Bíblia? Vão proibir agora de um religioso adotar sua fé e pregar de acordo com ela, de fazer inclusive proselitismo? Até parece que a própria imprensa está adotando um comportamento doentio e provocando comoções sociais desnecessárias. Pelo que conheço de história nunca conseguiram calar um religioso. Os tempos já provaram isso. O cristianismo é a prova disso!

  3. DESDE QUANDO DÁ O FURICA É NORMAL? DESDE DE QUNADO FICAR SENTADO NO ….. É NORMAL? DESDE QUANDO FICAR DE QUATRO PRO OUTRO FICAR SOCANDO SEU BUMBUM É NORMAL? CARA NADA DISSO É NORMAL NO MEU PONTO DE VISTA, ACHE NORMAL QUEM QUISER, EU NÃO.

  4. Que tristeza esses comentários acima. O grau de civilidade do Brasil é tão baixo que em desenvolvimento está atrás de países como Chile e Argentina. A civilidade também é objeto de pesquisa onde é tem como referenciais a educação, saúde, expectativa de vida, qualidade de vida, emprego, renda per capta e outras vairáveis.

    -Homossexualidade não é doença, portanto não tem cura.(há mais de 30 anos a OMS entendeu isso)
    -Homossexualidade não nasce do meio que se vive/comportamento.(Se assim fosse o filho do Edir Macedo não seria gay)
    -“Alguns” religiosos são fanáticos e atacam gays de todas as maneiras.(fundamentalismo religioso, onde se interpreta a Bíblia de maneira deturpada).

    Não queria ter nascido gay pra não enfrentar preconceitos e pessoas ignorantes.
    Mas sou homossexual assumido, respeitoso, consciente e TOLERANTE acima de tudo!

    Tristeza!

    Ouvir um ser humano dizer que me acabar comigo pelo simples fato de eu ser gay. É no mínimo monstruoso essa declaração e gostaria muito que algum parlamentar codoense visse isso e se sensibilizasse pela nossa causa, legislando em favor de uma Codó mais pacífica no que tange religião e homossexuais e outras minorias. Taí uma causa boa!
    É notório que ninguém quer se “queimar” com a causa gay, dizendo que vai perder o voto da igreja e tal´s!
    Enquanto isso na sala de justiça… Os gays são tratados como se fossem aberrações da natureza.

    RESPEITEM AO PRÓXIMO.
    NÃO SERÃO NOS JULGANDO QUE ENTRARÃO NO REINO DOS CÉUS!

    Nem todo homossexual é correto e respeitador,infelizmente existem os que fazem feio, assim como nem todos os religiosos são intolerantes, pois existem os pacíficos e sobretudo sensatos!

    #amocodó

    1. Codoense,

      vc tem o direito de usar os argumentos que vc quiser. No entanto, se adentrar em questões religiosas a ponto de afirmar que deturparmos a Bíblia quando se trata de homossexualidade é uma questão mais séria. É baseado nesse seu pensamento que muitos ativistas gays zombam dos cristãos ao escarnecerem o Cristianismo…

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias