Ponto de Vista: Nagib mostra soluções viáveis para os problemas do LIXÃO de Codó

A segunda edição do quadro Ponto de Vista levado ao ar ontem, 9, no programa Fala Codó, traz o empresário, Francisco Nagib, falando sobre o lixão de Codó.

94% das prefeituras maranhenses possuem o acúmulo de lixo em local inadequado como problema grave de meio ambiente e nossa cidade está entre estas. Nesta edição, Nagib apresenta soluções simples para, por exemplo, a presença de crianças na área e das famílias que trabalham sem qualquer amparo dos órgãos responsáveis, claro, sem a devida proteção individual, em termos de equipamentos e orientação.

A Secretaria de Meio Ambiente diz que ainda precisa ser feito um levantamento sócio-ambiental de tal realidade para agir e planeja, no futuro, criar um consórcio entre municípios vizinhos (Codó Timbiras, Coroatá e Peritoró) para administrar um aterro sanitário de uso comum, já que apenas um destes não conseguiria levar a idéia adiante devido aos custos da atividade.

A Organização Não-Governamental Plan revelou ao blogdoacelio, sobre o assunto, que tal levantamento já existe, feito por ela.

Em meio ao impasse, famílias continuam desamparadas e o meio ambiente sofrendo. A forma como o lixão existe em Codó é nociva ao lençol freático, sem contar o mal que ele já causa aos moradores do bairro Codó que enfrentam noite e dia a fumaça da queima no local e quando chove precisam lidar com o que a enxurrada traz de cima do morro.

Veja o vídeo e tire suas próprias conclusões.

Deixe um comentário