Há pouco mais de um ano Codó perdeu esta figura ímpar, em virtude do seu falecimento a 22 de março de 2016.

O escritor João Batista Machado, ícone da cultura codoense, deixou a sua marca indelével através de seus escritos: Livros, Artigos e Crônicas, o que não passa despercebido dos amantes da leitura.
Pessoa simples, tratável e sobretudo humana. Recebia prazerosamente todos que o procuravam em sua residência, ali na rua Henrique Figueiredo: aqueles que o visitavam cortesmente, e também, os que buscavam conhecimento em diversas áreas do saber. Sem dúvida, ele foi um monstro sagrado.
Codoense, nasceu no povoado São Miguel a 24 de junho de 1925. Faleceu aos 91 anos de idade, deixando para o meio cultural e a comunidade codoense em geral, uma lacuna que dificilmente será preenchida.
Codó, 23 de junho de 2017
Prof. Carlos Gomes
Grande João! Saudades das nossas conversas na sua residência. Na verdade eu mais ouvia do que falava. Aprendendo com o mestre.
Figura marcante, homem simples, inteligente, humilde, pessoa fantástica…