Fale com Acélio

O medo da PM em Timbiras já não intimida os assaltantes, já que os rigores da lei nunca lhes foram suficientes para inibir suas ações criminosas. Para você ter ideia de como anda o ritmo de impunidade, já tem assaltante que após o crime, passado a hora do flagrante, vai com a cara mais “lambida” do mundo, se apresentar na Delegacia, sem advogado, prestar depoimento e em seguida voltar para as ruas como se nada o pudesse atingir. Ou seja, os bandidos já tem plena compreensão de como funciona as leis, que neste sentido são extremamente falhas e acabam colaborando com a instabilidade social e com a criminalidade. O fato é que nos últimos tempos nunca se registrou tanto assalto em Timbiras, em plena luz do dia e no centro da cidade, como agora.

O que fazer então, além de rezar para não ser uma das vítimas? A resposta imediatista seria aumentar o efetivo militar e intensificar as rondas na cidade.  Isso, de certa forma, iria deixar os marginais afastados temporariamente e devolver aos cidadãos a sensação de segurança? Não.

A resposta definitiva não deve ser pensada no curto prazo. Trata-se de um processo complexo e demorado, que requer discussão, análises e empenho constante de toda a sociedade, em especial das autoridades. Trata-se se construir uma nova lógica social.

Não estamos aqui querendo espetacularizar a criminalidade,  apresentar as soluções num produto acabado,  e nem fazer negativas dos sistemas que compõe a política de segurança pública do Estado.

Entendemos que, ao contrário do que muitos pensam, a segurança pública não se resume a estes mecanismos precários – aliás, isto é uma imagem que precisa ser combatida, pois tende a retirar a responsabilidade das demais instituições, inclusive da família. A questão é que, em tempo algum, a sociedade, e muito menos o estado brasileiro, conseguiu emplacar efetivamente uma decente e saudável política de segurança pública, capaz de dar traquilidade aos seus cidadãos.

A lógica sempre foi punitiva! E a história tem mostrado que esta ideia não tem atendido às necessidades. As audiências públicas, das quais já participamos,  sobre esta temática, nunca tocaram realmente na ferida. As vezes mais parece uma reunião de compadres, comadres e afilhados.

É preciso se falar em construção da segurança pública superando o discurso de aplicação de medidas paliativas, como a mera construção de penitenciárias, mais policiais, leis mais rigorosas, redução da maioridade penal e até mesmo o discurso de incitação à vingança que diz  ” bandido bom é bandido morto”.

Estas temáticas abordadas superficialmente pela sociedade de nada servirá se não houver, funcionando devidamente,  o sistema de  saúde, de educação, de desenvolvimento social, de infraestrutura, de geração de renda, uma política econômica mais humana.

A criminalidade não reduzirá se a dignidade das pessoas se não for pensada a partir de uma política de geração de emprego e renda, de esporte e lazer para crianças e juventudes. A política de segurança pública também deve ser pensada a partir do combate à corrupção dos políticos.

Enquanto estes assuntos não forem tratados como devem,  com o devido comprometimento de toda a sociedade, jamais os índices de criminalidade reduzirão, ao contrário, possuem uma forte tendência de aumentar.

Fica a reflexão para os novos governantes eleitos que prometeram mundos e fundos na última campanha eleitoral.

Estamos aí para colaborar.

Por Flávio Almeida Pereira

3 comentários sobre “Por Flávio Almeida Pereira – VIOLÊNCIA EM TIMBIRAS”

  1. pior de tudo MESMO E O DELEGADO DO MUNICIPIO FAZENDO OPERAÇÃO AS 5 DA MANHA E ENTRAM NA CASA ERRADA..TEVE OCASO INVADIRAM A CASADO SGT TUICA(LINDOSO), PENSANDO KI ERA A CASA DO ALMIR SOLDADO.EM 09/11/2016 E TEVE UM CASO TAMBEM NA OLARIA

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias