Com profundo pesar, tomei conhecimento do falecimento de Jacob Gorender, terça (11) um dos mais importantes pensadores marxista brasileiro na atualidade, juntamente com Carlos Coutinho. Gorender era descendente de judeu ucraniano e socialista. Nascido na periferia de Salvador. Formou-se em História. Foi militante de esquerda e socialista convicto.
Gorender participou da Segunda Guerra Mundial alistando-se na FEB (Força Expedicionária do Brasil), conquistando o Monte Castelo. Foi dirigente do PCB na década de 1960, por divergências internas deixa o PCB e funda o PCBR (Partido Comunista Revolucionário Brasileiro) com vida curta. Foi perseguido, preso e torturado pelo Dops (Departamento de Ordem Polícia e Social), onde conheceu Dilma Rousseff, nos porões da tortura.
Pensador brilhante escreveu um clássico: “O Escravismo Colonial” (1978), e outros livros importantes.
Gorender significou um momento singular na luta contra a ditadura e contribuiu para que ela desaparecesse. Socialista acreditou sempre na perspectiva histórica transformadora, construiu um legado que servirá como referencia para futuras gerações que pensam o país como uma nação desenvolvida e forte.
Diferentemente de outros marxistas ortodoxos, ele acreditava na presença do Estado, dizia sempre: “É necessário um órgão superior que é o Estado. E que seja um Estado democrático, obviamente. Por isso eu falo em democracia”.
Adeus, companheiro!
Que seu pensamento ecoe em todos os cantos do recanto brasileiro e que possa contaminar futuras gerações com sua aguçada sensibilidade. Gorender foi sinônimo de resistência, bravura, entusiasmo, paixão e encanto por aquilo que sempre acreditou.
O Brasil sente a perda desse brilhante pensador, mas, ao mesmo tempo, sente orgulho de seu legado e de sua combativa história de vida. Obrigado, Gorender, por sua luta e dedicação em defesa do país, de seu povo explorado e de sua utopia democrática. Saudações revolucionárias!
5 Respostas
Fiquei chocado com a notícia, pois não sabia que tinhas um companheiro oculto. Neste momento tão difícil eu só tenho a lamentar. Aceite meus pêsames, espero que você encontre um novo companheiro e viva feliz!
Mas quando o companheiro tava mamando nas tetas do Governo de Sua Gente, não tinha nada de revolucionário. Che Guevara de shopping center.
kkkkkkkkkkkk Jacinto vai trabalhar.
No momento em que falar de outras formas de organização, mudança e transformação social vem se tornando quase um pecado, tamanha a alienação em que vivenciamos. Perder pensadores que fogem do receituário Neoliberal é realmente algo para se lamentar.
Precisamos de uma compreensão cada vez mais atualizada de nossa sociedade, essa compreensão não será sem uma leitura profunda dos referencias do materialismo histórico; como afirmação ou como negação.
Quero saber se tu tem um pouco da VIRTUDE desse cara que morreu.
Quero saber se você é um comunista ou já foi um comunista?
Pra ficar falando que o cara era seu parceiro.
Se você fosse da EXTREMA ESQUERDA, NAO FAZIA O PAPEL QUE FEZ QUANDO ERA SECRETARIO DE EDUCAÇAO DE CODÓ.
SE DIZ SOCIALISTA PELO VISTO, ACHO QUE VOCÊ NAO TEM NADA DE SOCIALISTA.
FICA GUARDANDO MAGOA DESSA ATUAL ADMINISTRAÇÃO,(DO ESQUIZITO) PQ NAO TA SENTADO ONDE QUERIA.