Anúncio no Topo

Fale com Acélio

Nelson Mandela, o ser que respirou e aspirou ao sentido da igualdade, do respeito e da solidariedade.

Nelson Mandela
Nelson Mandela

Nelson Mandela, a voz ensurdecedora que ecoará pela posteridade. Semeador da paz e do amor entre diferentes e opositores. Sua caminhada constituiu-se numa monumental e eufórica força para a humanidade. Homem de semblante sereno e, ao mesmo tempo, profundamente dramático e cortês. Ela sabia que sua luta tinha um sentido, uma finalidade e um propósito: a superação etnicorracial.

Não é comum nos dias de hoje encontrarmos homens com as características densas atribuídas a Madiba. Ele certamente contaminará gerações com sua compreensiva visão humanitária. O mundo chora sua perda, contudo, muito mais que chorar sua irreparável perda física, é manter viva sua fala, seu sonho e sua filosofia de vida. Esse sim será o mais importante passo para a construção de um mundo menos opressivo, menos miserável e mais evoluído socialmente.

A prisão de 27 anos produziu e remodelou Madiba intelectualmente. De guerrilheiro para conciliador e de conciliador para governante ainda mais maduro para transigir uma mudança fundamental em seu país com repercussão mundial entre os diferentes. Uma nova ordem se estabelece: a ordem da unidade.

Professor Jacinto Junior
Professor Jacinto Junior

O conceito segregacionista já não possui mais o mesmo sentido que outrora. O país deve agora permitir a si mesmo a sua supressão. Que as lições de Madiba sirvam de elo sólido para o povo sul-africano reconhecer sua pátria e seu sentido de pertencimento.

Madiba deixa seu povo com a missão cumprida. Todo o esforço esboçado não fora em vão. Sua existência efêmera deixa-nos um modelo de paciência, tolerância, clemência e profundo amor ao próximo.

Madiba é uma raridade entre os rubis e diamantes espalhados por toda a África que brilhou e brilhará intensamente entre os seus e a humanidade.

Madiba permanecerá como uma explosão benigna em nossas almas e nossos corações. Choremos por sua ausência, mas, nunca pela ausência de sua presença como interventor a favor do bem e do amor incomensurável.

Através de sua luta inevitavelmente o mundo passará a compreender melhor o sentido da igualdade, da paz e da liberdade.

Demos adeus ao homem da simplicidade e da coragem. Demos adeus ao homem que colocou sua vida em favor de uma nação oprimida, isto sim, é um exemplo impar para a humanidade digno apenas de homens da estatura de Gandhi e Martin Luther King Jr.

Demos adeus ao pai da moderna África: Madiba.

3 Responses

  1. Nelson Mandela possui uma história de vida muito intrigante. Talvez a cadeia até tenha provocado mudanças em sua filosofia de vida… Mas acho que sua história passada não pode ser simplesmente deixada de lado… A História deve ser contada na íntegra!

  2. Em vez de apenas rasgar elogios a Mandela, por que não citar fatos como por exemplo: por que ele foi preso… de que forma ele sabotou a causa anti-apartheid para implantar o comunismo na África do Sul através do terror… como era o tratamento que ele dava aos negros que não abraçavam a “causa”… como era a relação de seu partido comunista-terrorista CNA com os Zulus… Por que não citar que, em 1985, ele recusou sair da prisão por que a condição era de que ele “abandonasse seus métodos violentos”? E sobre a brutalidade de como ele chegou ao poder? E o caos em que vive a África do Sul pós Mandela? As vítimas de tanto terrorismo serão esquecidas? Mas… o vencedor é que escreve a História…

    1. Sr. Anti_Social seria muito mais edificante e salutar, se você pudesse se identificar juridicamente (seu verdadeiro nome), mas, lamento – gostaria e muito -,não poder estabelecer um profundo e elevado debate sobre a figura de Madiba, sua luta, sua concepção e forma de governo. Ficarei apenas nessa honrosa homenagem ao icone do século XX. Muito grato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES