Fale com Acélio

Foto divulgação

Acho ridículo a ideia de querer ser feliz. Calma nobre leitor, vá até sua cozinha, beba um copo d`água e relaxe. Afirmo isso devido a minha consciência de espírito em saber que felicidade não é um território que chegaremos e repousaremos nela. Ela muito menos existe. E, se existir, é temporária, finita.

Quando vejo a possibilidade de felicidade em livros de auto-ajuda, ocorre-me o contrário. Fico deprimido. Em situações como essa a felicidade aparece por um valor de R$ 1,99. livros de auto-ajuda são livros de anti-ajuda: eles não ajudam em nada e Infantiliza e ser humano.

Em uma época cibernética, onde o marketing pessoal é o “boom” do momento, ela se manifesta em redes sociais, como o facebook, com frases tipicamente supérfluas; “hoje eu estou tão feliz”, ou, “nossa, eu quero é ser feliz”. Tem coisa mais brega do que você anunciar para todo o mundo a sua vontade de querer ser feliz? Querer ser feliz é uma porcaria porque todas as vezes que desejamos a felicidade ficamos com cara de pamonha.

E quando ela aparece em uma PEC (proposta de emenda à constituição), nesse caso, criada em 2010 pelo senador de Brasília, Cristovam Buarque? Tratar a felicidade como um projeto social é como falar de elefante amarelo. A felicidade se dilui no plural porque as pessoas são diferentes, cada individuo possui sua idiossincrasia e suas particularidades, logo é impossível realizá-la como um direito da sociedade.

A felicidade pensada como um conceito político é um pouco perigoso. Quando o Estado se coloca como um ente redentor capaz de nos impor a felicidade, ele acaba nos dando é o seu poder autoritário, paternal e totalitário.

Hoje, com o politicamente correto em voga, todo mundo quer agradar a todo mundo. Quem  não agrada não vende. A imagem que a maioria das pessoas manifestam no convívio social é aquela com ar de boazinhas, “perfeitas” e que se dão bem com todos.

Eu, particularmente, não pretendo agradar ninguém. Quando penso em minha própria pessoa costumo ter uma opinião mais negativa do que os meus oposicionistas. Isso é bom porque sempre me deixará lúcido em relação a minha eterna insignificância diante do mundo.

O escritor francês Gustave Flaubert (1821-1880) tem uma certa frase a respeito da felicidade. “Ser estúpido, egoísta e ter boa saúde são três requisitos para a felicidade, mas se a estupidez faltar está tudo perdido.”

Felicidade? Não, não acredito muito. E se você buscar, não encontrará. Felicidade não se procura, esporadicamente ela nos encontra. E, se um dia sentir, saiba curvar-se diante de tal grandeza. Desejar mais do que isso é contraproducente, uma simples forma de condenar você mesmo a mais pura e simples infelicidade.

 (KLEBER SANTOS)

15 comentários sobre “Por Kleber Santos – FELICIDADE É BREGA”

  1. PARABÉNS PELA MATÉRIA MEU CARO KLÉBER. A FELECIDADE É VOLÁTIL, FEITA DE MOMENTOS FELIZES. QUANDO ESTAMOS FELIZES DEVEMOS NOS PREPARAR PARO OS MOMENTOS VINDOUROS ONDE SEREMOS ACOMETIDOS DE PROFUNDA TRISTEZA. ASSIM É A VIDA.

  2. Você deve ser um daqueles frustrados que tenta relaxar suas atitudes, achando que é o certo. Acho totalmente ao contrário, você não tem nada de lúcido. Você queria que as pessoas dissessem: eu quero ser infeliz?

  3. Excelente texto. É raro encontrar uma pessoa que não trate a felicidade de uma forma piegas. Também concordo com você sobre isso, e esse fragmento do texto revela sua grande humildade: “Quando penso em minha própria pessoa costumo ter uma opinião mais negativa do que os meus oposicionistas. Isso é bom porque sempre me deixará lúcido em relação a minha eterna insignificância diante do mundo”. Parabéns.

  4. Não consigo imaginar os grandes personagens da História se achando insignificantes diante do mundo… muito pelo contrário. Se tornaram relevantes justamente por que não se achavam insignificantes!

    Saia dessa, Kleber! Esse é um pensamento de conformismo com a mediocridade.

  5. KKKKKKKKKK, EU TAMBÉM ACREDITO QUE ESTE KLEBER DEVE SER UMA BIBA MAL AMADA, GERALMENTE AS BIBAS SE COMPORTAM DESSA FORMA, TIPO SE COLOCANDO COMO INCAPAZES DE REALIZAR AS COISAS, QUEM É ESTE FARIZEU QUE VEM FALAR DE FELICIDADE. CARA FELICIDADE É UMA COISA MUITO COMPLICADA NAO SE DISTINGUE ELA DESSA FORMA, MAS QUE BIBA INTELIGENTISSIMA, TU CONSEGUISTE DESCOBRIR ISSO SOZINHA BIBA? PARABENS PELA GRANDE DESCOBERTA SOBRE A FELICIDADE…

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias