Prédio da Sociedade Mutuária Codoense será reinaugurado em agosto

A Sociedade Previdente Mutuária Codoense, fundada em agosto de 1901, está passando por reformas em sua estrutura predial e de acordo com informações do seu atual presidente, Domingos Ferreira de Sousa, o Domingos da SINCAL, 62 anos, a reinauguração será realizada dia 20 de agosto deste ano.

Hoje a Mutuária tem cerca de 3.000 sócios, é uma das mais ativas sociedades funerárias da cidade e a mais antiga também.

“Cerca de 3.000 associados entre aqueles que já são aposentados e aqueles que estão entrando novamente. A sociedade nunca morre, ela tem um patrimônio histórico, é do sócio, nunca morre”

HISTÓRIA

Seu Domingos contou ao blogdoacelio, como ela foi criada no início do século XX.

“A finalidade dela é cuidar dos mais carentes, é uma funerária. Naquele tempo não tinha onde enterrar e ia passando aquele cortejo fúnebre em cima de ‘paviola’ e aqueles homens de bem daquela época fundaram esta associação. A partir daí quando o sócio vinha a falecer recebia tudo que tinha de direito, caixão, vela e o presidente ainda ia com a bandeira da sociedade na frente do cortejo’, explicou

Ele é um dos mais ansiosos pela reinauguração. Presidente pela quinta vez, disse que fez bom trabalho ao longo dos 10 anos que já esteve a frente da entidade, por isso volta sempre a pedido dos sócios.

Deixe uma resposta