A situação dos mais de 15 alunos do povoado LAGOA DO MATO nunca foi boa e só tem piorado. Não há escola construída, recentemente tiveram que deixar a casa que estava sendo usada porque ela pode desabar a qualquer momento.
Um morador emprestou sua residência para não ver a aula parar. Na semana passada a Secretaria de Educação do governo de Zé Francisco mandou as carteiras e recebeu críticas dos lavradores que contactaram com o blogdoacelio enviando áudio e vídeo da situação enfrentada.
“Pois é meu amigo aqui é na LAGOA DO MATO, as cadeiras chegaram, agora bota aonde? na casa dos moradores porque escola nós num tem. Nós temos professor e alunos, agora escola só Deus na causa. Nosso prefeito (…) é um prefeito que não cumpre com as obrigações não e é porque ele chegou aqui em casa na campanha todo lameado, uma frota de carro, meio mundo de gente, ele viu o caminho, tinha chovido, ele viu como era nossa dificuldade”, diz uma moradora
OUÇA
O Vídeo mostra a precariedade da estrutura de pau-a-pique (barro, cipó e talo de babaçu) que, gentilmente, foi cedida para que as crianças não fiquem sem estudar.
FALTA ÁGUA
Lagoa do Mato também clama por água. O último prefeito a fazer algo por lá, construindo um poço pequeno, foi Biné Figueiredo.
Atualmente eles só não continuam bebendo água do rio Codozinho porque a prefeita de Governador Archer ficou com pena dos agricultores codoenses ao vê-lo beber da mesma água que os bichos da região.
“Água nós não tem não. Você sabia que nós bebe água aqui num mini poço que a prefeita de Governador Archer teve misericórdia de nossa vida e trouxe (…) porque o mini poço que tinha aqui foi Biné Figueiredo que trouxe pra nós aí ele veio, acabou o poço, aí a prefeita de Governador Archer viu que nós tava pegando água no Codozinho, banhando, lavando e bebendo, tudo de lá do Codozinho”
One Response
Prefeitos anteriores nem carteiras escolares mandaram, que dirá escola. Mas agora querem criticar Zé Francisco por ter mandado as carteiras. E se mandou, é porque tem local provisório para que as crianças não fiquem sem aula.
Na certa a oposição já sabe que o governo vai começar a construir mais escolas, e uma delas será na lagoa do mato.
Quem recebeu recurso pra fazer escola boa e só de mau fez de taipa e desmoronou que nem o mini poço mal feito foi o Biné.
Observem quando o governo Zé Francisco atende demandas emergenciais (como essa), logo a oposição se arvora a criticar por não ter feito nada por esse povo sofrido.