Prefeitura de Caxias compra produtos de pequenos agricultores e beneficia centenas de famílias

Investir na agricultura é aquecer a economia local. A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), recebeu o resultado do plantio dos pequenos agricultores caxienses.

Caxias
Caxias

Cerca de 24 produtos produzidos por eles serão comprados pela Prefeitura de Caxias e distribuídos a hospitais, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) e outras instituições de cunho social da cidade.

Graças ao programa PAA, os agricultores poderão garantir a venda de sua produção, como também diversificar e aumentar sua renda. A Prefeitura de Caxias comprou, entre outras coisas, cebolinha, pimentão, abacate, mamão, pepino, farinha de puba e melancia.

Preço bom

“Esse processo facilita nossas vendas. Antes, nós trazíamos as mercadorias e vendíamos a qualquer preço e às vezes ficávamos no prejuízo. Com esse programa, já temos um lugar certo para a venda, a um preço bom e estimula a cultivar ainda mais”, disse o agricultor Trindade Neto, do povoado São Pedro.

Cerca de dez povoados estão envolvidos na produção. Para participar, o pequeno agricultor deverá fazer o cadastramento na Secretaria de Agricultura com os documentos pessoais e sua Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

O secretário de Agricultura, Manoel Silveira, destaca a importância do programa para os pequenos agricultores. “O Governo Federal disponibiliza o recurso e a Prefeitura faz a aquisição e a entrega às instituições. Essa parceria valoriza os agricultores e garante uma melhor qualidade de vida no campo”.

Sobre o PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Fome Zero e proporciona acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar, promovendo a inclusão social e econômica no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar. Na modalidade, o agricultor familiar comercializa diretamente alimentos de acordo com padrões de qualidade, que são determinados pelos órgãos regionais competentes

Ascom Caxias

Um comentário sobre “Prefeitura de Caxias compra produtos de pequenos agricultores e beneficia centenas de famílias”

Deixe uma resposta