Fale com Acélio

Profissionais da saúde em qualificação
Profissionais da saúde em qualificação

Está sendo realizado no campus da UFMA de Codó o Curso Introdutório para Profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), destinado a enfermeiros, médicos e dentistas que trabalham na atenção básica (Postos de Saúde). O curso, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, está sendo dividido em duas semanas, entre os dias 19 a 23 e 26 a 30 de janeiro de 2015, para manter as unidades em funcionamento enquanto as equipes passam pelo treinamento.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica no município de Codó, Rosinete Machado, o curso introdutório é para facilitar o trabalho dos profissionais da Atenção Básica dentro das unidades de saúde e aprimorar conhecimentos profissionais, melhorando a qualidade de serviços.

“É a preocupação do nosso prefeito, enquanto gestor, de buscar iniciativas que melhorem as condições técnicas dos profissionais e melhore a qualidade dos serviços. Quando solicitamos esse treinamento, fomos atendidos muito bem pelo governo do estado. E Codó está sendo o primeiro município a receber esse treinamento em 2015”.

Temas como cuidado da gestante, diabetes, hipertensão, além dos casos mais recorrentes no atendimento das unidades básicas de saúde. Serão abordados os programas de apoio as equipes da saúde da família, como PMAQ, NASF e PSE. Outro mecanismo para aperfeiçoar o atendimento, que será mostrado no treinamento, será a implantação do e- SUS, uma plataforma que permite a informatização de dados do usuário num sistema padronizado nacionalmente.

A coordenadora explicou que o e-SUS é um software que alimenta o SISAB (Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica) e pretende, até julho de 2015, substituir o SIAB. Os sistemas estão em processo de transição. “A partir de Julho, com o prontuário eletrônico, teremos um cadastro mais moderno e atualizado constantemente e de forma mais eficiente”, finalizou.

Raphael Fernandes – Ascom/Prefeitura Municipal de Codó

Um comentário sobre “Prefeitura de Codó promove Curso para enfermeiros, médicos e dentistas”

  1. Guerreiro Junior e Lourival Serejo: futuros presidente e corregedor do TRE-MA 2015
    12:04 de | Deixe um comentário
    Guerreiro Junior e Lourival Serejo cumprirão meta do TSE, doa a quem doer.
    Guerreiro Junior e Lourival Serejo cumprirão meta do TSE, doa a quem doer.

    O próximo presidente do TRE-MA será o desembargador Guerreiro Junior, e o Corregedor Eleitoral será o desembargador Lourival Serejo.

    Os dois magistrados determinarão aos juízes das zonas eleitorais de todo o Estado para sentenciarem os processos de representaçãoes contra prefeitos e vereadores que são acusados de crimes eleitorais durante as eleições de 2012.

    A fraude eleitoral de Codó e outras fraudes estarão sob julgamento da corte eleitoral nos próximos meses.

    Começa agora o corre-corre de prefeitos e vereadores atrás de bancas de advogados para os defenderem.

    Em muitos municípios a choradeira vai ser grande.

    Fonte: Edgar Ribeiro

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias