Era pra ser uma greve de todos os servidores públicos municipais de Peritoró, mas, apesar de ter sido deflagrada dia 6 de agosto, até agora a maior adesão vem dos professores que reivindicam, principalmente, o pagamento do mês dezembro de 2012 e do décimo terceiro, além de um reajuste salarial de 8,22%.
PROFESSOR DAMASCENO ORIENTA
O professor Raimundo Nonato Borges, secretário do SINDSERPE, explicou que o governo de Pe. Josias disse que queria parcelar o pagamento do ano passado, mas congelaria o salário dos educadores o ano inteiro, claro, sem o reajuste solicitado. A categoria fez a contraproposta que fora ignorada. De nove audiências o prefeito só compareceu à duas.
“Que seria pra ele aplicar o reajuste dos professores e parcelar então a dívida em 10 vezes e ele não aceitou essa contraproposta e não foi a nenhuma mais audiências marcadas e fugiu até hoje”, disse
A próxima conversa entre os dois lados foi marcada para 20 de agosto, até lá parte dos 7.240 alunos da rede pública municipal vai ficar prejudicada. Daniel Deivys Prudêncio Nascimento, hoje diretor estadual do Simproessema, afirmou que os grevistas não recuarão.
“Sem aula enquanto o governo não se posicionar favoravelmente e discutir com o trabalhador porque há 7 meses nós estamos a cobrar e o governo se nega, protela o tempo, todo mundo já cansou, não dá pra esperar mais” , frisou o professor também à frente do movimento.
EFEITO NAS ESCOLAS
Verificamos que a greve tem atingido as escolas. Estivemos em duas das maiores de Peritoró. Na primeira com 9 salas, chamada Mãe Dona, houve aula em apenas 3 ontem. Do outrolado da ponte, uma de 500 alunos e oito salas, no matutino, por exemplo, só 3 professores apareceram para trabalhar.
Na primeira semana esta presença foi bem menor, segundo ouvimos dos diretores. Para a secretária-adjunta de Educação, professora Ioneire Loiola, tem professor desistindo da greve o que vem enfraquecendo o movimento. Na opinião dela, o problema é a ausência dos alunos provocada pelos sindicalistas.
“ Uns 80% dos professores estão em sala, né, só que como o sindicato toda hora bota carro de som dizendo que tá parado o número de alunos tá bem pouco na escola” , destacou
O secretário de Educação, professor Jonadson Fernando Higino Delgado, afirmou que concedeu um reajuste em abril deste ano de 7,8% e que a prefeitura está disposta a pagar dezembro e o décimo parceladamente, mas não pode fazer isso de uma só vez como quer o sindicato.
“A secretaria sempre esteve aberta pra conversar com eles , todo momento que les vem aqui a gente recebe, a gente senta, a gente conversa, então a gente tá pra conversar o governo nunca se negou à isso, agora é preciso compreender e eles sabem disso que a gente, que existem critérios, e que a gente não pode fazer coisas que não estão ao nosso alcance fazer”, afirmou
Sobre outras cobranças do sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Peritoró – SINDSERPE – a respeito da Educação:
- FALTA DE MERENDA ESCOLAR : O secretário disse que os recursos estão suspensos desde abril porque a administração anterior (do prefeito Agamenon Milhomem) não prestou contas de 3 repasses. (estão tentando desbloquear via Justiça Federal)
- SUSPENSÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: Jonadson Delgado disse que sua gestão fez foi aumentar de 9 para 11 o número de escolas atendidas por este programa. Ocorre que o município está sem receber dinheiro do governo federal para as atividades porque apenas 1 das 9 escolas, atendidas na gestão passada, prestou contas do que recebeu.
3 Respostas
Acelio admiro muito seu trabalho mas não tinha outras imagens? ou a greve foi só de 4 pessoas? Sendo que uma é o jornalista da cidade vizinha cujo a mulher do ex prefeito foi candidata?
E como fica os alunos nessa hora queria saber porque eu fico sei aula e não a cabo o ano na hora ser ta ei como nos fica na historia ei quero sabe porque eu quero ser alguem na vida
Peritoró é uma grande vaca mesmo…pior é que a briga é por espaço…tome vaca leiteira…