Fale com Acélio

Imagem da embriaguez ao volante

RELATÓRIO DIÁRIO

São Luís/MA, 31 de março de 2024* – Ações entre 00h-23h59min do dia 30/03/2024 (sábado)

1-TRÂNSITO:

Acidentes- 01
Feridos:01
Mortos: 00

2-AUXÍLIO AO USUÁRIO

Total: 09 auxílios registrados

3-OCORRÊNCIA POLICIAL

Quantidade: 04 ocorrências

São Luís/MA – Em 30 de março do ano de 2024, por volta das 20 horas, uma equipe PRF compareceu no km 3 da BR-135, no município de Sao Luis/MA, quando uma equipe realizava ronda ostensiva se deparou com uma motocicleta transitando pela contramão. De imediato a equipe deu ordem de parada ao condutor.

Iniciada a abordagem foi solicitado o documento de identificação do condutor e da motocicleta. O condutor informou não estar portando nenhum documento de identificação nem da motocicleta e que a motocicleta seria proveniente de leilão, porém não possuía nenhum documento que comprovasse tal fato. Devido a falta de informações, foi iniciado procedimento de identificação veicular da motocicleta, por meio do qual foi constatado a procedência ruim da motocicleta Questionado sobre a procedência da motocicleta, o envolvido informou ter comprado em uma oficina em São Luís. Informou ter pago a quantia de quatro mil reais pela motocicleta.

Diante dos fatos, o envolvido foi encaminhado, ileso, para a delegacia de Polícia Civil, juntamente com a motocicleta, um celular da marca Motorola e a quantia de seiscentos e sete reais (cinco cédulas de cem reais, duas cédulas de cinquenta reais, uma cédula de cinco reais e uma cédula de dois reais).

Enquadramento: adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

02.Santa Inês/MA – Em 30 de Março do ano de 2024, por volta das 17h e 02 min, na BR-316 km 271, sentido decrescente, uma equipe PRF abordou um veículo Fiat/Argo Trekking, cor branca.

Durante a abordagem, a equipe percebeu um som audível compatível com um acanto de um pássaro, momento em que os policiais encontraram um passarinho conhecido popularmente como “bigode”, cujo nome científico é Sporophila lineola. Ato contínuo, a equipe solicitou ao condutor que abrisse o porta-malas, quando visualizou mais três pássaros da mesma espécie.

Ao ser indagado sobre o transporte das arvores silvestres sem quanquer tipo de anilha, o condutor relatou não possuía qualquer permissão, licença ou autorização da autoridade competente do órgão ambiental para criação de aves silvestres.

O mesmo também relatou que estava transportando o passarinho para sua nova casa, pois havia se separado de sua esposa e que criava os pássaros há mais ou menos 3 (três anos).

Diante do fato ficou configurado o cometimento de crime ambiental, previsto no art. 29, paragrafo primeiro, inciso III, da Lei 9.605/98 (LEI DE CRIMES AMBIENTAIS), que incrimina quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. Considerando que o crime é de menor potencial ofensivo, o autor foi liberado após assinar o Termo de Compromisso de Comparecimento em juízo, conforme determina o art. 69, parágrafo único da Lei 9.099 de 1995. As aves foram encaminhadas ao IBAMA da cidade de Santa Inês/MA para providências cabíveis.

Enquadramento: matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre.

03.Imperatriz/MA – Em 30 de março do ano de 2024, por volta das 20h40min, uma equipe PRF realizava comando de fiscalização no km 253 da BR-010, no município de Imperatriz/MA, quando se iniciaram os procedimentos cabíveis. A equipe deu ordem de parada a um veículo Toyota/Etios Hb X, cor prata.

Foi solicitado a documentação atinente ao condutor e ao veículo, ocasião em que foram apresentados e verificados junto aos sistemas informatizados. Por apresentar sinais visíveis de alteração da capacidade psicomotora (olhos avermelhados, dificuldade de equilíbrio, odor etílico), foi oferecido ao condutor a possibilidade de realizar o teste de etilômetro. O autor aceitou a realização do teste, que constatou o teor de 0.63 miligramas álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, sendo considerado, conforme a Portaria n.º 369/2021/INMETRO, o valor de 0.57 mg/L.

Em razão da constatação de embriaguez por meio do teste de alcoolemia, verificou-se, a princípio a tipificação do art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), qual seja “Conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool – Embriaguez ao volante”.

O autor foi conduzido até a Polícia Civil do município de Imperatriz/MA, com a sua capacidade preservadas.

Enquadramento: embriaguez ao volante.

04.Em 30 de março do ano de 2024, por volta das 23h05min, uma equipe PRF realizava comando de fiscalização no km 253 da BR-010, no município de Imperatriz/MA, quando visualizou um automóvel VW/Gol 1.0, cor vermelha, transitando de forma anormal, trafegando pela calçada e parando abruptamente ao avistar a equipe policial.

Prontamente, a equipe deslocou até o veículo e deu ordem de parada a ele. Foi solicitado a documentação atinente ao condutor e ao veículo, ocasião em que foram apresentados e verificados junto aos sistemas informatizados.

Por apresentar sinais visíveis de alteração da capacidade psicomotora (olhos avermelhados, fala desconexa, dificuldade de equilíbrio, forte odor etílico), foi oferecido ao condutor a possibilidade de fazer o teste de etilômetro.

O autor aceitou a realização do teste de alcoolemia, que constatou o teor de 1.02 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, sendo considerado, conforme a Portaria n.º 369/2021/INMETRO, o valor de 0.93 mg/L. Em razão da constatação de embriaguez por meio do teste de alcoolemia, verificou-se, a princípio a tipificação do art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), qual seja “Conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool – Embriaguez ao volante”.

O envolvido foi conduzido até a Polícia Civil do município de Imperatriz/MA, com a sua capacidade psíquica e física preservadas. Não foi necessária a utilização de algemas.

*Emergência ou denúncia ligue 191*

*Assessoria de Comunicação Social (PRF/MA)*
Tel: (98) 3244-5374
Email: imprensa.ma@prf.gov.br

2 comentários sobre “PRF prende motorista bêbado em rodovia do MA – veja o resumo de acidentes até o momento na Operação Semana Santa”

  1. Acidente em Codo na semana passada com morte:
    Foi excesso de velocidade ?
    Foi Inpericia ?
    Estava no celular?
    Dormiu no volante?
    Estava drogado ?
    ESTAVA BEBADO ?
    A população pede uma resposta deste trágico acontecimento que traumatizou a população de Codó.
    Vamos fazer blitz na cidade seu Zé, estive aí e vi o perigo que a população está passando.
    Codo realmente jogado às traças.

    1. Tu mesmo sabes, Juvenal-nem-a-pau, que blitz é com a polícia e órgãos de trânsito.
      Tu mesmo sabes que Biné era o prefeito que fazia blitz para tomar veículos de desafetos e opositores.
      Manda os órgãos de trânsito fazer blitz.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

JÉSSICA COUTINHO

IMPULSO CRED

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

 

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias