Procon-MA divulga ranking das empresas com mais reclamações

A Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA) divulgou o ranking das dez empresas que mais causaram reclamações de consumidores em 2014. A Oi Fixo e a Oi Móvel foram as empresas que tiveram mais reclamações de consumidores registradas pelo Procon-MA, no ano passado, ocupando o primeiro e segundo lugar, respectivamente.

O ranking é resultado da consolidação das reclamações fundamentadas pelo Procon, cujas informações estão disponibilizadas aos interessados no site http://www.procon.ma.gov.br/. O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (13) durante a programação da Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento, iniciada na terça-feira (10), no São Luís Shopping. O evento foi realizado em comemoração ao Dia Mundial do Consumo, celebrado em 15 de março.

De acordo com o diretor, Duarte Júnior, o ranking do Procon é feito por critério de número de reclamações que foram consideradas procedentes pelo órgão, após análise técnica. “O nosso objetivo é diminuir gradativamente as reclamações. Para isso, nosso foco será em ações preventivas, de orientação e fiscalização, de acordo com a política de governo promovida pelo governador Flávio Dino em levar os serviços de proteção ao consumidor a todas as regiões do estado”, afirmou.

O diretor observa que é importante que o consumidor fique atento às empresas que costumam respeitar seus direitos e denunciar, às autoridades competentes, as empresas que cometem irregularidades e desrespeito aos consumidores. O Procon-MA é um órgão vinculada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

Lista das 10 empresas com mais reclamações em 2014

1- Oi Fixo – 669

2- Oi Móvel – 428

3- Caema – 270

4- Cemaz – 198

5- Cemar – 192

6- Samsung – 107

7- Bradescard – 87

8-Electrolux – 73

9- Caixa Econômica Federal – 70

10- Claro Móvel – 67

 *A fonte dos dados é o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

3 comentários sobre “Procon-MA divulga ranking das empresas com mais reclamações”

  1. ranking fora da realidade
    quer dizer q a tim não está no ranking das 10 mais reclamadas ou ou é pq ninguém sabe o que é procon? a não ser o de sp.
    e no Maranhão esse ano que começou o marketing e trabalho sério do procon ma só ocorre na capital…
    o que o procon do zito fez ate hj mesmo?

    alem de atendimentos internos….antes de meio dia ja ta fechado.
    quem foi voluntario na campanha do flavio dino ta chorando ate hj… Reconhecimento 0… 2020 sarneye seu grupo ja estao eleitos.

    me comprem um jumento se alguem ja soube de 1 açaozinha fiscalizatoria em codo do procon em supermercados. postos de gasolina. bancos. qts vezes houve autuaçao e aplicaçao de multa em alguma grande empresa de codo?
    nunca vai acontecer pq o procon no papel é do estado e tem placa como sendo municipal. Só pq TODOS OS FUNCIONÁRIOS estao la cedidos pelo prefeito, moveis da prefeitura. local cedido pela prefeitura….

    como vai atuar e ser isento 1 procon com amarras com empresariado aliados politicos municipais?

    sem falar que o gerente do procon de codo ainda nao foi nomeado. nomeada na era sarney (socia de 01 politico que se diz defensor do governador e deixou de prestigiar um proprio companheiro da oab que merecia 1 oportunidade de estar no procon. por merito e n por politica)

    01 adv só nao tem condiçoes de dar conta de todo o trabalho de codo. precisa de no minimo 05 advs pra fazer o q tem de ser feito em codo.
    no caso da agua cade o procon?
    mp?
    def. pub.?
    Só quem teve coragem foi a oab de codo pelo defensor dos direitos do consumidor de codo….que nao preciso dizer o nome…
    ele tem a mesma coragem que vc acelio. faz o que gosta doa a quem doer.
    um gatinho por sinal os 2
    pronto falei!
    beijinho no ombro pras invejosas.
    ah que isso elas estão descontroladas…

Deixe um comentário