Fale com Acélio

Sobre a possibilidade de termos um curso de Medicina em Codó, conforme já apontou o Ministério da Saúde na última quinta-feira, 2 de abril, querendo chegar a 600 mil novos médicos até 2026,   ampliando a oferta de cursos por meio  programa MAIS MÉDICOS, entrevistamos o único diretor de faculdade particular, de maior estrutura, neste município, professor Vanderly Gomes, o Vando, da FALMA – Faculdade do Leste Maranhense.

Professor Vando considera possível se houver empenho de todos
Professor Vando considera possível se houver empenho de todos

O edital foi publicado em 2 de abril no Diário Oficial da União e os prazos são todos urgentes.

As Prefeituras de Codó, Chapadinha e Santa Inês, escolhidas no MARANHÃO, deverão confirmar participação entre os dias 13  e 24 de abril no site do Ministério da Educação (MEC).

Depois que aderir, o município receberá um visita técnica de avaliação entre 11 de maio e 26 de junho. O intuito do governo federal é saber se a estrutura de saúde municipal (hospital, postos e programas em execução) tem o mínimo necessário para comportar as atividades prática do curso de medicina.

NOSSO PROBLEMA – A FACULDADE

A estrutura básica da rede municipal de saúde comporta, a nosso ver, atividades práticas deste curso, nosso maior problema é uma faculdade particular com estrutura suficiente para tocar o referido curso de Medicina.

Ao contrário de Caxias (que possui duas grandes faculdades particulares), os ricos e os políticos de Codó não se importam com a formação superior, nem mesmo para ganhar dinheiro com isso, daí nosso dilema.

Se o município aderir, onde o curso será ministrado?

O professor e diretor da FALMA, Valderly Gomes, nos recebeu, gentilmente, em sua residência para emitir seu ponto de vista a respeito destas questões. Abaixo a íntegra das principais perguntas:

Blog – É POSSÍVEL RECEBER UM CURSO DE MEDICINA, TAL QUAL ESTÁ SENDO OFERECIDO PELO GOVERNO FEDERAL PARA FACULDADES PARTICULARES?

Vando – Bom, num primeiro momento a gente pode pensar que é muito difícil, mas há uma possibilidade. Primeiro, seguindo todos os parâmetros, as regras do MEC, precisamos de que? de um espaço, no mínimo 4 salas de aula, uma biblioteca equipada, a deficiência nós teremos em laboratório, laboratório de anatomia. O que se precisa hoje, que eu acho que é a demanda principal, é a questão de profissionais, principalmente, médicos com o mínimo especialização, especialistas, mestres e preferencial doutores. Então estes são requisitos necessários hoje para que se receba um curso a nível de graduação”

Blog – O SENHOR TAMBÉM FALAVA DA DIFICULDADE DOS PRAZOS, É ABRIL, É MAIO, VISITA EM MAIO, ADESÃO A  PARTIR DE 13 DE ABRIL, TÁ MUITO EM CIMA?

Professor Vando – São programas que veem de emergência, então pro município desse, como o nosso, é muito pequeno o prazo, até porque o MEC coloca pras faculdades uns cronogramas com espaço de tempo de 3 meses, 6 meses, 9 meses até 1 ano e esse de 1 mês mais ou menos,  em julho já tem que bater o martelo já com o resultado é um pouco difícil. Mas eu acredito que com a parceria dos municípios, das cidades, venhamos a ter Êxito com a adesão desse programa, do MAIS MÉDICOS.

Blog – ENTÃO, CORRENDO ATRÁS, MUNICÍPIO, É POSSÍVEL QUE A FACULDADE CONSIGA ISSO, CORRA ATRÁS DE PREENCHER OS DEMAIS CRITÉRIOS E, ASSIM, CONSIGAMOS, O SENHOR ACREDITA NISSO?

Professor Vando – Eu acredito nisso, primeiro a gente tem que se adequar, então colocar o que é de urgência , espaço, profissionais e o podemos adequar nossa região porque nós temos hospitais, leitos, temos a UPA também que pode dá suporte, CETECMA (por causa de seus laboratórios), apesar de ser público pode haver um convênio, acredito que estas parcerias podem facilitar. Então eu acho que o município tem tudo pra aderir, sabemos que é difícil, mas tudo pode dar certo’

14 comentários sobre “Professor Vando (da FALMA) fala sobre possibilidade de Codó vir a ter um CURSO DE MEDICINA”

  1. Quanto a faculdade, se vocês olharem o edital do referido , VERÃO QUE O MEC SELECIONA AS CIDADES E DEPOIS DE APROVADAS AS (IES) iNSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE TODO O BRASIL QUE TENHAM INTERESSE EM ABRIR CURSO DE MEDICINA SE INSCREVEM, AI MUDA O SENTIDO, O MEC É QUE SELECIONA, DESTE MODO NÃO É OBRIGADO HAVER (IES) NO MUNICÍPIO, NO ÚLTIMO EDITAL 39 CIDADES FORAM SELECIONADAS E MAIS DE 220 IES DEMONSTRARAM INTERESSE NO SELETIVO PARA CONCORRER.

  2. Eu super acredito que Codó pode sim ter uma faculdade de medicina, precisamos de médicos e a população de incentivo a sair da vida miserável que estar predestinada a ter. Eu li sobre a cidade ter sido escolhida e tive medo da prefeitura não ter interesse até mesmo mandei um email pedindo que fizesse uma reportagem dessa aqui no blog.

  3. Vai depender muito do empenho do prefeito e dos vereadores, tem que haver uma força terefa para que tudo dê certo. Não podemos perder essa oportunidade, essa espectativa de progresso!

  4. os vereadores se tivesse bons pensamentos sobre codó.. o MEC nem precisa escolher codó pra ter medicina em particular e sim num pública e federal ou estadual… mais os nossos EDIS não tem compromisso com o povo ai não se interessam… então vamos primeiro colocar os pingos nos IS… pois um curso de medicina precisa de muita estrutura e claro um reconheccimento por parte de quem vai estudar… não adianta trazer este curso e fica na perrenga do empurra empurra.. e depois ser avaliado e fechado!!

  5. Pode ser Implantado Cursos na UFMA e UEMA em Codó Basta que Façam uma União de Poderes União e com o Estado e Municipio de Codó.pra tudo dá Certo.Assim foi Feito em Pinheiro-Ma.

  6. Impossível nesse m9mento.
    Primeiro precisa construir uma faculdade c9m estrutura. O q n existe. Curso de medicina não é um curso qualquer. Que s3 faz de qq. Jeito as pressas…

  7. VAMOS LÁ CODÓ QUANDO SE QUER TD PODE , NÃO VAMOS DESCARTAR ESSA OPORTUNIDADE , CODÓ MERECE EM ESPECIAL O NOSSO POVO , NÓS ACREDITAMOS NA IMPLANTAÇÃO DESSE CURSO NA NOSSA CODÓ !

  8. QUERO A VISAR QUE EM CODÓ UEMA NAO TEM LABORATORIO,A UEMA USA O PREDIO DO ANTIGO CETECMA E UNVIMA, QUE HOJE E IEMA
    CETECMA E SO E UM PONTE DE REFERENCIA.HOJE E IEMA
    BREVE OS CURSOS DO IEMA ESTA DE VOLTA , NO ANTIGO PREDIO DO CETECMA

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias