
Lei PAULO GUSTAVO – Em breve teremos à disposição documentários sobre as culturas codoenses.
Publicado no último dia 9 de novembro o edital 192/2023 trouxe como assunto principal apresentar a sociedade o resultado das inscrições na Lei de apoio financeiro a manutenção da cultura brasileira.
Foram muitas reuniões para realizar a escuta e o diagnóstico de quais são as principais necessidades para a estruturação das culturas codoenses: desde as mais tradicionais como conjuntos de Forró até o movimento hip hop foram ouvidos na construção do processo seletivo.
Ouvimos a professora Dácia Abreu sobre o impacto dos valores injetados na nossa economia cultural.
– Primeira parte a se destacar que a gente espera que o setor educacional do município deve estreitar laços justamente com esse conjunto de indivíduos que somente na cultura podem falar dos seus direitos que está tendo reconhecimento. Outra parte significativa para a educação também é a quantidade de produtos de pesquisa e registro da história e da memória de Codó vai ser o resultado prático e concreto do apoio que a classe das artes está tendo em Codó.
A professora se refere aos 14 temas que são destinados a produzir e divulgar gravações em vídeo que tem como objetivo ajudar a manter nossas manifestações tradicionais.
Os temas são: PATRIMÔNIO HISTÓRICO CODOENSE; LITETATURA CODOENSE; MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS; BUMBA-MEU-BOI; TERREIROS; JUNINAS ESTILIZADAS; TAMBOR DE CRIOULA; MESTRES DA CULTURA POPULAR; COMUNIDADES QUILOMBOLAS; HIP HOP; CAPOEIRA; VIOLEIROS; REGGAE e CULTURA POPULAR.
Segundo o edital, distribuídos nesses temas, serão gravados 48 mini-documentários.
Eles vão ser de uma importância enorme para as juventudes conhecerem, valorizarem e divulgarem a história de Codó, em destaque a sua história negra também.
Dácia Abreu, mestre de saberes afrobrasileiros e Historiadora codoense, continuou comentando:
– Esses quase 50 filmes (de mais ou menos 10 minutos ou um pouco mais) sobre Codó fortalece muito a cultura agora: vendo os artistas produzirem mais artistas vão ser inspirados. E dá esperança para pensar em futuro com cinema, festival de cinema competições de documentários escolares em Codó.
Para quem se interessou pelo assunto o edital com o resultado está em links divulgados pela assessoria do governo municipal.
É só conferir os artistas codoenses contemplados.
Um comentário sobre “Professora Dácia Abreu alerta para cobrança de 48 mini-documentários culturais pagos pela Lei Paulo Gustavo que devem ser apresentados em Codó”
Concordo plenamente com o alerta da professora, mestre, Dácia Abreu, que a prestação de contas seja feita corretamente, e que a cultura de Codó, tão rica, seja apresentada ao mundo.