
Os moradores do Residencial Santa Rita estão, há cinco meses, recebendo os benefícios do “Projeto de Trabalho Técnico Social” do Programa Minha Casa Minha Vida, que está garantindo a adaptação das famílias que integram o conjunto ao seu novo local de moradia.
Por meio de ações de caráter informativo e educativo, junto à população beneficiada com o Programa, a Secretaria Municipal e Assistência Social do município de Codó, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a empresa prestadora de serviço estão levando mais cidadania e alegria aos moradores.
Com duração de oito meses, recursos da Caixa Econômica Federal e realização da Prefeitura Municipal de Codó, o projeto é auto-sustentável e leva à comunidade ações sobre educação ambiental, financeira, patrimonial, de primeiro socorros entre outras. No último sábado, dia 6, as crianças e adolescentes do Residencial Santa Rita tiveram um dia inteiro de atividades esportivas, com a realização de um torneio de futebol local, distribuição de lanches e sorteio de brindes.
De acordo com o Coordenador do Programa Técnico Social do Minha Casa Minha Vida de Codó, Alessandro Lamar, os trabalhos e atividades de ação social fazem parte do programa e são peças fundamentais no processo de humanização do novo local de moradia das famílias.

“Além da parte física das obras do Minha Casa Mina Vida, o governo disponibiliza recursos para realizarmos ações que visam integrar e organizar a comunidade, como cursos profissionalizantes, oficinas, atividades esportivas, culturais e ecológicas. Hoje estamos realizando esse torneio de futebol para a juventude. Todas essas atividades são realizadas dentro da área física do próprio empreendimento”, explicou.

Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ferdinando Rocha, o projeto de acompanhamento sócio ambiental das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), no qual está incluído o Programa Minha Casa Minha Vida, é uma forma de auxiliar a comunidade na promoção do exercício da participação cidadã.
“Toda obra do PAC precisa desse acompanhamento. Isso favorece a organização da população e a gestão comunitária dos espaços comuns, contribuindo dessa forma para a melhoria da qualidade de vida das famílias que integram o local. Não poderíamos deixar de organizar e prestigiar esse evento com as crianças, realizando palestras, atividades esportivas, gincanas e caminhadas ecológicas. Boa parte das atividades educativas está ligada a educação ambiental, preservação da natureza e sobre coleta e o descarte correto do lixo. Semana passada nós fizemos atividades com os idosos, com ginástica laboral. Hoje estamos realizando esse evento com a juventude. Um torneio de futebol com premiações que vão de bolas a bicicleta e lanche para a garotada. Tudo isso só é possível em razão da parceria das Secretarias de Assistência Social e Secretaria do Meio Ambiente, da empresa Projetar, credenciada pela CEF, que com o total apoio do Prefeito Zito Rolim conseguem assegurar o bom andamento deste projeto”, disse o Secretário.
O Projeto Social do Minha Casa Minha Vida é composto por assistentes sociais, psicóloga, arte-educadora e auxiliares, que trabalham juntamente com a comunidade questões de relações de vizinhança, convivência comunitária, cidadania, articulações com as políticas públicas locais, monitoramento do acesso aos serviços de educação e tarifas sociais, educação ambiental, zelo do patrimônio público e planejamento e gestão do orçamento familiar.
Raphael Fernandes – Assessoria de Comunicação Governo Municipal de Codó
Uma Resposta
Que bom ver coisas boas acontecendo na minha cidade querida!
Parabéns a todos!!