Fale com Acélio

O Município de Codó recebeu uma ótima notícia na semana passada: O projeto social elaborado pela prefeitura municipal destinado a tradicionais comunidades quilombolas, encaminhado a União Européia, foi aprovado, vencendo a concorrência entre vários projetos de diversos municípios do Brasil.

Na manhã da última quarta-feira, dia 14, o Prefeito Zito Rolim participou da primeira reunião de planejamento do projeto “Novos Quilombos”. O encontro foi realizado na sala de imprensa da TV Codó, afiliada da Rede Meio Norte no município, e contou com a presença do Diretor de Programas da ONG Plan, Dr. Dirk Hegmanns, o Gerente da unidade da Plan em Codó, Gabriel Barbosa, do Coordenador de projetos e pós-graduação do IFMA, Mariano Ibanez Rojas e secretários municipais de governo.

De iniciativa da Prefeitura Municipal de Codó, em parceria com a Plan e com recursos da União Européia, o projeto Novos Quilombos tem como objetivo reduzir a pobreza e a exclusão social em três localidades da zona rural de Codó. As tradicionais comunidades quilombolas de Santo Antonio dos Pretos, Centro do Expedito e Barro Vermelho serão beneficiadas com o projeto, que fará com que seus habitantes tenham o acesso aos direitos sociais básicos e a sustentabilidade econômica de suas famílias.

Na reunião foram tratados assuntos como as adaptações do projeto ao município, o papel das entidades envolvidas na execução do projeto, questões estruturais como o fornecimento de energia e água e as funções operacionais de cada secretaria. Também ficou decidida a criação de um Comitê Gestor do Convênio, que tomará decisões colegiadas sobre as atividades e acompanhamento dos trabalhos, resultados das metas e a administração dos recursos.

Para o Prefeito de Codó, Zito Rolim, o resultado auspicioso do município, vencendo uma concorrência em nível nacional, deve-se a uma conjunção de fatores. “Acho que Codó venceu esta concorrência por estar mais preparada. Nossa equipe é muito competente, temos uma tradição e experiência em desenvolver parcerias com a Plan e pudemos contar com os dados e os estudos precisos de nossa unidade do IFMA em Codó. Tudo ajudou. A elaboração e submissão de nosso projeto ao edital da União Européia realmente apresentou os requisitos necessários para alcançarmos a vitória e recebermos o apoio e financiamento do Órgão”. Explicou o prefeito.

Para entender mais.

A União Européia possui um tradicional e permanente programa de financiamento à sociedade civil por meio de editais de projetos. Só nos últimos anos, mais de 300 milhões de reais foram investidos pela UE em projetos de ONGs do mundo todo. No Brasil, em 2011, foram publicados dois editais que, no total, previam o investimento de mais de 20 milhões de reais. O projeto “Novos Quilombos”, desenvolvido pela prefeitura de Codó, em parceria com a Plan foi o vencedor entre projetos apresentados por municípios de diversos estados da federação.

Raphael Fernandes – Assessoria de Comunicação Governo Municipal de Codó

Um comentário sobre “Projeto social de Codó é aprovado e município receberá recursos da União Europeia”

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias