RESPOSTA: Documentos médicos desmentem Pedro Belo sobre jovem que sofreu acidente de moto

Secretário Ricardo Torres rebate críticas de Pedro Belo
Secretário Ricardo Torres rebate críticas de Pedro Belo

Em resposta a críticas sobre condutas médicas feitas pelo Vereador Pedro Belo (PC do B) na 17ª sessão da Câmara Municipal de Codó e publicada em veículos de comunicação a partir de publicação do blogdoacelio no dia 10 de junho de 2014, a Secretaria Municipal de Saúde, a Direção do Hospital Geral Municipal (HGM) e a Coordenação Médica do SAMU de Codó informam que os procedimentos para o socorro e atendimentos médicos à vítima do acidente de trânsito, Divina Gomes, ocorrido no dia 05/06/14, foram realizados dentro dos padrões exigidos pelos órgãos públicos de saúde.

A Secretaria esclarece que: a equipe do SAMU chegou ao local do acidente em tempo hábil e com os equipamentos adequados para os procedimentos de pronto socorro à jovem Divina Gomes (citada na matéria). A vítima foi levada com urgência para o Hospital Geral Municipal, onde já se encontrava uma equipe médica que a aguardava.

Três médicos avaliaram a paciente. O clínico geral, Dr. Welington, avaliou a vítima e a encaminhou para a sala de raio-x. Logo após, o parecer médico do ortopedista, Dr. Wilanildo Lima Costa, relatou que a paciente vítima Divina Gomes apresentava fratura exposta puntiforme do fêmur esquerdo, ferimento no couro cabeludo e hematúria franca (presença de sangue na urina).

Pedro Belo
Pedro Belo

Encaminhada imediatamente para o centro cirúrgico, a paciente passou pela avaliação do Cirurgião Geral, Dr. Nelson Barreto (plantonista no HGM de Codó, no HGT de Timbiras, entre outras unidades da região).

Contrariamente ao que disse o Vereador Pedro Belo, consta do parecer médico que a jovem Divina Gomes sofreu trauma renal, fratura do 11º arco costal (costela) e ferimento lacerante na região frontal. E não somente a fratura no fêmur.

Causa da transferência

Detectada a necessidade de cirurgia e a observação de uma doença de origem genética pré-existente, os médicos decidiram pela transferência da paciente para um hospital com retaguarda de UTI. A necessidade de uma Unidade de Tratamento Intensivo seria imprescindível, uma vez que a doença genética pré-existente na paciente dificultaria sua recuperação pós-operatória.

Presença do Secretário de Saúde

O Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Torres, que estava presente no HGM quando a vítima chegou ao hospital, afirma que não houve confusão alguma na chegada na emergência, nem “empurra, empurra” e muito menos demora no atendimento no HGM e na transferência da paciente, como declarou o Vereador Predo Belo na tribuna da câmara.

De acordo com o secretário, existem algumas inconsistências nas declarações do parlamentar: a primeira, onde o vereador afirma que “O resultado da demora no atendimento por falta de condições no HGM foi a perda de um rim da garota”. Na mesma matéria Pedro Pelo diz que o trauma no rim e a hemorragia interna foram detectados no HGT e causados devido ao impacto no acidente. No entanto, o parecer médico do HGM (em Codó) registra o trauma renal e outras lesões.

A paciente recebeu os atendimentos necessários para os possíveis danos traumáticos, tanto pelo cirurgião geral, quanto pelo ortopedista, ressaltando que foi constatado pelo cirurgião plantonista do HGM que a paciente apresentava possível hemorragia intra-abdominal e que ela necessitaria de retaguarda de UTI.

O Prefeito Zito Rolim conseguiu aprovar junto ao Ministério da Justiça a instalação de 10 leitos de UTI no HGM. A administração aguarda a liberação dos recursos necessários para a instalação e manutenção desses leitos de UTI em Codó.

Para o Secretário de Saúde, Ricardo Torres, “é importante que a classe política tenha responsabilidade ao tratar de questões médicas, para evitar prejuízos à imagem de profissionais sérios, competentes e comprometidos com a saúde pública. Dramas familiares não devem ser usados como trampolim político para pré-candidatos. Aceitamos toda e qualquer crítica, desde que pautada na verdade, o que não ocorreu no caso desta jovem, atendida e avaliada com rapidez e eficiência por equipes médicas especializadas do SAMU e do HGM de Codó e somente transferida pela falta de leito de UTI para atendimento pós-operatório.”

Raphael Ferrnandes – Ascom/Prefeitura Municipal de Codó

11 comentários sobre “RESPOSTA: Documentos médicos desmentem Pedro Belo sobre jovem que sofreu acidente de moto”

  1. SEM NEXO esta Nota,deu Tudo no Mesmo que o Vereador Pedro Belo, Falou a Paciente Foi Transferida de Codó Por Falta de Uma UTI no HGM,NOVIDADE EM,Coisa de Outro Mundo a Saúde de Codó é Sempre em Outra Cidade.Quanto esse PAPO de UTI no HGM,é Antigo desde as Administração Passadas que tem esse Assunto e de NADA se Resolve em Codó,é Sempre Aquela Tradicional Trasferencia de Pacientes para Teresina,Caxias,Coroatá,Presidente Dutra e Agora para Timbiras,Coisas de CODÓ ate Quando EM? Que Vamos Ter SAÚDE para Nossa Gente Codoense.

  2. A saúde de Codó é pior do Brasil, digo isso e garanto, quem acha q estou mentindo quebre a perna e vai lá pra vc quando vc vai ser operado.
    É uma palhaçada a saúde de Codó, Acélio vai ao PAM no HGM pra vc ver os absurdo as pessoas dormindo lá para conseguir uma ficha.

  3. NÃO ENTRO NO MÉRITO DESSE ASSUNTO, POIS NÃO TENHO CONHECIMENTO DO CASO. MAS, HÁ UMA CERTEZA, A SAÚDE PÚBLICA DE CODÓ ESTÁ “”FALIDA”” E DESORIENTADA.

    MUITAS PROMESSAS E NENHUMA REALIZAÇÃO. VOU CITAR ALGUMAS PROMESSAS E TANTAS PROPAGANDAS SOBRE A SAÚDE:
    01) CAMPANHA DE 2008: “”CODÓ VAI TER UMA SAÚDE DO PRIMEIRO MUNDO””. TEM, O PRIMEIRO MUNDO É DE DEUS E ESTÁ SENDO, COM ANTECIPAÇÃO, O DESTINO DE MUITOS CODOENSES.
    02) CAMPANHA DE 2012: CONSTRUÇÕES DE DEZENAS DE POSTOS DE SAÚDE. HOJE, ANO DE 2014, TOTALMENTE ABANDONADOS.

    03) PROMESSA DO EX-SECRETÁRIO CLÁUDIO PAZ: ATÉ O FINAL DE 2013, DEZ UTIS ESTARÃO À DISPOSIÇÃO DOS PACIENTES NO HGM.
    04) PROMESSA E AFIRMAÇÃO DO PREFEITO E EX-SECRETÁRIO CLÁUDIO PAZ: O HGM ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMA GERAL, ALGO JAMAIS ACONTECIDO ANTERIORMENTE.

    05) CODÓ, TERÁ UM CENTRO DE HEMODIÁLISE, CUJA INAUGURAÇÃO ESTÁ PREVISTA PARA O FINAL DE 2013.
    PORTANTO, CAROS CONTERRÂNEOS, TUDO FOI E CONTINUA SENDO MENTIRA. MAS, NÃO É MENTIRA O VOLUME DE RECURSOS RECEBIDOS PARA A SAÚDE.

    A TAL REFORMA DO HGM, NÃO PASSOU DE UMA LIMPEZA E PINTURAS NA FRENTE E APLICAÇÕES DE POUCOS METROS DE PISO DE CERÂMICA. O RESTO SÃO PORTAS SUJAS E MERECEDORAS DE UMA VISITA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTADUAL.

    AGORA, VEM O PREFEITO AFIRMAR QUE TRATOU, JUNTO AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DA LIBERAÇÃO DOS RECURSOS PARA INSTALAR AS UTIs. ESTÁ TÃO DESORIENTADO QUE FALOU “”MINISTÉRIO DA JUSTIÇA””. ANTES ERA O MINISTÉRIO DA SAÚDE. NÃO DÁ PARA ENTENDER. VOU PROCURAR, POR MEIO DO E-MAIL DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SOBRE O TAL CONTRATO. NÃO É DIFÍCIL.

  4. NÃO QUERIA, MAS VOU PERGUNTAR: “”QUEM PREPAROU OS DOCUMENTOS PARA PROVAR QUE O VEREADOR PEDRO BELO FALTOU COM A VERDADE?? RESPOSTA: SAMU E O HGM. E QUEM CONTROLA O SAMU E O HGM?? RESPOSTA: RICARDO TORRES. PRONTO, PEDRO BELO TEM QUE SE CONFORMAR.

  5. ESSE GOVERNO DO PREFEITO “FAZ DE CONTA” CUIDANDO DA GENTE DELLE É MUITO ENGRAÇADO. NOS PROBELMAS DA SÁUDE ATÉ PARECE QUE ELE NÃO É O PREFEITO DE CODO.
    O HOMEM É TÃO AUSENTE DE CODÓ QUE NINGUEM NEM SABE QUE ELE EXISTE.
    SAÍ UM SECRETÁRIO DE SÁUDE E ENTRA OUTRO SECRETÁRIO DE SÁUDE E Á SAÚDE DE PÉSSIMA QUALIDADE CONTINUA A MESMA.
    PORÉM ENQUANTO O POVO PENA NO HGM E NOS POSTOS DE SAÚDE, O PREFEITO DO FAZ DE CONTA QUE GOVERNA CODÓ, DISTRIBUI CERVEJAS, FICHAS E ATÉ MIMOS NOS JOGOS DA COPA NO BAIRRO DO CODO NOVO. EITA QUE CODO TÁ É FERRADA COM UM PREFEITO DESSE TIPO.

  6. Esse vereador quer aparecer em ano pilitico, já que ele é pré-candidato a deputado. Ta querendo um votinho da família da acidentada so por mentir na tribuna da câmara? Isso é muito triste para um parlamentar municipal e já pensou o que ele diria la em Brasília se por acaso fosse eleito deputado? Diria que Codó fica na Bahia! Vereador, procure trabalhar sério, não brinque com o povo, seja honesto!

  7. Quanto às UTIs, é correto que o prefeito corra atrás, como está fazendo, pq ele tem capacidade para tal, é serio, que no governo passado, o Bibi do ForgÃO DO kM 17, SURRUPIOU os recursos oriundos da instalação da UTI vinda para Codó, tanto é que ele ainda não foi preso por tal fato, mas ainda vai, para o bem de toda comunidade codoense!!!

  8. só p deixar claro o nome da vítima do acidente é divina guimarães e ñ divina gomes a vítima
    é filha do nosso amigo antônio carlo da rua paraguai
    é uma vergonha codo ñ ter capacidade de cuidar dos codoenses

Deixe uma resposta