RESTAURAÇÃO – Depois de Codó e Timbiras Plan Brasil fará replantio de mata ciliar em Peritoró

Participantes em Timbiras/foto: Jotta Orlando
Participantes em Timbiras/foto: Jotta Orlando

Cinqüenta novas árvores de médio e grande e porte foram plantadas a margem do rio Itapecuru na manhã da última sexta feira (24/05), e como já havia noticiado na edição passada esse projeto foi desenvolvido pela Plan Brasil e será executado em três municípios maranhenses.

A execução deste projeto em Timbiras contou com a participação de dezenas de alunos do ensino médio, diretores, professores, Secretário de Meio Ambiente do Município, representantes de sindicatos, associações e do legislativo.

A área escolhida para o reflorestamento fica localizada nas proximidades do Morro do Capitão no bairro São Sebastião.

O Secretário de Meio Ambiente, Edvan Marques, fez um apelo aos moradores da área revitalizada para que sejam parceiros nesta ação, fiscalizando e preservando não só as novas árvores plantadas, mas também, as já existentes para que o nosso rio seja mais protegido e tenha uma longa vida.

Lembrou que esse trabalho de preservação e reflorestamento acontecerá não só nas margens do rio, mas também em seus afluentes como os riachos São Bernardo e Santarém os principais do município.

A Promotora Comunitária da Plan, Maria da Piedade, anunciou novos projetos que serão trabalhados em parceria com o município de Timbiras e um deles será o “Projeto Cidades Resilientes” voltado para as famílias ribeirinhas e vazanteiros com propostas e métodos alternativos de plantio sem prejudicar o meio ambiente.

A gente acredita que com a sensibilização e a questão da educação, podemos unidos fazer uma grande transforma em Timbiras no que diz respeito ao meio ambiente. Reforçou.

 O gerente da Plan Brasil Dr. Gabriel Barbosa esteve presente no local e junto com os alunos também deixou a sua marca com o plantio de um pé de mamorana uma das sete espécies de arvores usadas na ação de reflorestamento da área que em breve estará ajudando na proteção do solo contra erosão.

O vereador e professor, Antonio Francisco, agradeceu a Plan pela iniciativa e a preocupação com o município de Timbiras, observou também que as pessoas já estão mudando seu pensamento em relação às ações de preservação do meio ambiente, estão mais participativos e preocupados com o futuro.

Nós temos que cuidar dessa fonte natural eu que fazer um chama mento a toda população para que preserve e que não desmate seus igarapés por que esse rio é uma fonte que abastece a nossa população” Ressaltou o vereador Antonio Francisco.

 No próximo dia 29 será a vez do município de Peritoró receber a equipe da Plan Brasil onde será realizada a revitalização de duzentos metros de área linear na Comunidade Filipinho.

Por Jotta Orlando/Timbiras

Um comentário sobre “RESTAURAÇÃO – Depois de Codó e Timbiras Plan Brasil fará replantio de mata ciliar em Peritoró”

Deixe um comentário