RETRATO DO CAOS – Mulheres dormem na porta do pronto-socorro de Codó em busca de Ultrassonografia

Já pensou passar uma noite neste banco?
Já pensou passar uma noite neste banco?

Na noite de ontem (8) precisei levar minha tia, idosa, para um atendimento médico  de urgência. Preferi o HGM para não ter que esperar duas horas na UPA já que ela reclamava-se apenas de uma insistente dor cabeça e estava com pressão arterial em 13 por 8. Enquanto ela era atendida,  fui conversar com as pessoas do lado de fora do pronto-socorro.

Notei uma movimentação estranha. Eram mulheres que chegavam com certos agasalhos como se estivessem chegando para passar a noite ali, e era. Às 8h30 da noite já existiam 12 delas marcando lugar na fila e a todo momento  o número ia aumentando.

O QUE PROCURAM?

Quis saber que tipo de exame elas procuravam – responderam que era o de ULTRASSONOGRAFIA. Também quis saber por quê não deixavam para vir no período da manhã, às 7h, geralmente, quando as fichas são distribuídas.

A resposta foi rápida. São apenas 30 fichas de marcação do exame por dia e se a pessoa deixar para chegar à frente do pronto-socorro às 5h da manhã, por exemplo, terá que voltar noutra ocasião pois, certamente, o número de pessoas que passaram a noite anterior e a madrugada já será maior que 30.

SEM CONFORTO

Não há o menor conforto, quem chega primeiro fica em dois bancos de madeira que ficam do lado de fora do pronto-socorro (antes era no rol de entrada do HGM que agora está em reforma). Quem perde  espaço nesses bancos fica perambulando no pátio externo do local em bancos de cimento cochilando ou batendo papo para ver a madrugada passar.

Na porta do PAM (hoje CAM) com o avançar da hora via-se várias mulheres deitadas no chão. Como ainda estávamos na casa das 20h não presenciei cenas do tipo, nem posso afirmar se pessoas dormem no chão na frente do pronto-socorro durante a madrugada, mas é bem provável.

Relatos de que algumas pegam no sono em cima da maca de ferro gelada  que aguarda pacientes trazido pelo SAMU, eu ouvi.

APARELHO QUEBRADO

Ontem também presenciei outra cena lastimável da saúde pública do nosso município. Entre as mulheres que chegavam, uma, do Codó Novo, logo retornou em sua bicicleta após entrar para se informar sobre exames de fezes e urina.

Disse eu, já entrosado com as que marcavam fila – a senhora já vai, não vai ficar?

Não, respondeu a senhora com um leve sorriso no rosto. Mas por quê? Disseram que a máquina de fazer os exames de fezes e urina está quebrada.

Questionei-a novamente tentando ouvi-la enquanto se preparava para subir na bicicleta e começar a pedalar – Disseram quando o aparelho volta da funcionar?

Não senhor, só disseram que tá quebrado, respondeu despedindo-se em seguida.

Não farei comentários nesta matéria. Não precisa diante de uma situação vergonhosa como esta.

16 comentários sobre “RETRATO DO CAOS – Mulheres dormem na porta do pronto-socorro de Codó em busca de Ultrassonografia”

  1. Acélio PARABÉNS por essa reportagem, eu a anos que vejo isso, bom até hoje nada se mudou… pior é quando aquelas que dormem, e não conseguem ficha, ai voltam para casa mais doentes… que essa matéria sirva para o poder publico ver que precisam cuidar mais da nossa gente, digo “o povo em geral” não dar gente deles…

  2. Enquanto isso o secretário está …… e a ……. passeando na Disney. Bem feito para alguns que quiseram esse povo de volta às custa da …. de seus votos. Pior é que o inocente tem que pagar por este caos que assola a saúde de Codó.

  3. tomar vergonha na cara codo aprenda votar direito em quanto as mulheres querem fazer utra sonografia tem vereador fazendo boneario de luxo pra esposa loura quando sua conta argua chega com um precinho bem alto lembre q

  4. SÓ QUEM PRECISA É A SITUAÇÃO DO BRASIL INFELIEMNTO O ZITO NÃO PODE DA JEITE SE A DILMA NAÕ DA JEITO NO BRASIL E O ZITO MUITO PIOR

  5. É amigos realmente é vergonhoso ver pessoas sentadas num banco esperando pra se consultar, mais quem garante que estas mulheres vão passar a noite ai? E se vão é porque o povo já tem este costume em Codó, o pior é em grandes Capitais, acessem no google imagens de hospitais lotados, gente em cima de macas em corredores, isto sim é vergonhoso.
    A solução é o governo Federal mandar aparelhos modernos, equipamentos e remédios.
    E Também aumentar o repasse dos municípios e fiscalizar os investimentos.
    Mas quando o próprio governo federal é omisso aos acontecimentos nos municípios nunca se terá um Brasil decente.

  6. Quando o doutor Claudio e prefeito adoecem porque eles não vão pro HGM dormir num daqueles confortáveis bancos pra eles conseguirem uma ficha de manhã, porque eles vão é pro sírio libanês em são Paulo.

  7. ACELIO NA UPA TA UM VERDADEIRO CAOS ATE DIPIRONA TA FALTANDO MINHA SOBRINHA TAVA COM 39 GRAUS DE FEBRE; NAO TINHA DIPIRONA INJETAVEL , A MEDICA NAO QUERIA LIBERAR A CRIANÇA; ELES DANDO GOTAS DE DIPIRONA QUE E MUITO AMARGA; E A CRIANÇA COMEÇOU FOI A VOMITAR; ISSO E VERGONHOSO;

  8. QUE VERGONHA/////NOS POSTOS DE SAÚDE ACONTECE A MESMA COISA VEJO PESSOAS PASSAREM A NOITE NA PRAÇA EM FRENTE O PAM PARA CONSEGUI UM EXAME DE ENDOSCOPIA.E AS VEZES NEM CONSEGUE A FICHA,PRECISAMOS TAMBÉM DE UM BOM ATENDIMENTO NA REDE PUBLICA SE CONTA O NUMERO DE PESSOAS BEM EDUCADAS NA REDE PUBLICA.O ATENDIMENTO NA UPA E HORRÍVEL TU TENS QUE PASSAR POR 3 MESAS PARA SELECIONAR TEU CASO MESMO QUE VC ESTEJA MORRENDO MAIS TEM QUE PASSAR POR UMA TRIAGEM.ACHO QUE UM FAMILIAR PODE FICAR FAZENDO A FICHA EM QUANDO O DOENTE RECEBE OS PRIMEIROS SOCORROS.JA ESTIVE LA COM 2 PARENTES UM COM DORES FORTES E OUTRA SANGRANDO MUITO E O ATENDIMENTO DEMOROU PRA CARAMBA.PREFEITO ESTAMOS GRITANDO POR SOCORRO………………….FAÇA ALGUMA COISA.

  9. Queridos amigos boa tarde!

    Queria dizer a Srª Sonia que não justifica o caos na saúde,todo incompetente toma como exemplo descasos da saúde em outros lugares, para justificar o caos na nossa, mais ninguém toma como exemplo lugares que a saúde é de primeira,ora Senhora Sonia eu sou usuário e sei o que acontece, no CAM todas as consultas quem marca é o diretor, quando ele não vai as pessoas voltam, exames no CAM tá com dois meses que vou lá e nada ta tudo parado o encarregado do laboratório tem um papo belíssimo que até comove,mais não justifica as atendentes são um poço de ignorância a central de marcação não funciona enfim nada presta no CAM, agora no HGM a coisa é bem pior, o diretor até parece o próprio prefeito ele tem o hospital como se fosse sua propriedade, nós temos é que pedir a saída desses diretores ……. e a renúncia do secretário …., as vezes eu me pergunto pq o Zito homem que nós confiamos não demite o secretário de saúde, até quando, será que vai ter que morrer alguém importante para esse homem agir, pq pobres já morreram muitos o prefeito não faz nada, eu tenho certeza que tem coelho nesse mato.

  10. Acélio, o pior de tudo, é que ainda aparece gente como (Sonia) defendendo esse prefeito.

    Esse prefeito é o mais incompetente que Codó já teve, nunca, nunca jamais em tempo algum se viu tanto problema na saúde como agora, e ainda tem gente que defende a atual administração. Esses milhões que vieram pra saúde de Codó se fossem realmente aplicados corretamente, talvez não existissem tantos problemas.

    Temos que fazer um grande protesto, pedindo o afastamento do prefeito Zito Rolim.

  11. EU SEMPRE DIGO O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE. AGORA NÃO ADIANTA CHORO TEMOS QUE AGUENTAR MAIS 4 ANOS.E UMA PENA QUE GENTE INOCENTE PAGUE POR ESSE ERRO QUE A MAIORIA DOS CODOENSE VOTARAM.
    HOJE EM DIAS NÃO TEMOS SEGURANÇA
    NÃO PODEMOS IR PARA UMA PRAÇA NAMORAR OU PASSEAR COM NOSSOS FILHOS.
    AS CRIANÇAS NÃO PODE ANDAR DE BICICLETA QUE OS LADRÕES PEGA.
    O TRANSITO MATADOR.A EDUCAÇÃO UMA VERGONHA,SAÚDE UMA NEGAÇÃO.
    ESSE GOVERNO CONSEGUIU ACABAR COM A PAZ QUE REINAVA EM CODÓ.PARABÉNS.

  12. Depois de tantos comentários a respeito do atendimento do SUS em Codó(HGM e Postos). Não há mais espaço para nada se dizer.

    É o Próprio Retrato do Caos a que chegamos em nossa Cidade. Falta sensibilidade, vontade política, garra, compromisso social, espirito público, transparência, honestidade com as pessoas(cidadãos simples e do povo). Enfim falta quase tudo para se ter o mínimo necessário para o exercício da cidadania, nesse Caos implantado na Administração de Codó.

    Em 2008, eu Avisei a alguns amigos teimosos e ignorantes. O candidato dos Empresários(FC,RC,NG e outros tantos que agora se escodem para não assumir suas responsabilidades pelo que fizeram ao Povo) não tinha o menor compromisso com os mais humildes. Outros teimaram e disseram que eu estava equivocado. O tempo passou e a realidade nua e crua está mostrando para todos.
    Pobre e coitado do Povo codoense……..ainda haverá muito sofrimento..

Deixe um comentário