Fale com Acélio

Acontece no sábado, dia treze de agosto no auditório plenarinho da Câmara Municipal de Teresina, o Seminário Distrital Conjunto do Rotary Internacional. Os rotarianos dos clubes da capital piauiense estarão reunidos para as apresentações sobre Imagem Pública do Rotary, com Vera Canto Bertagnoli do Pará, Fundação Rotária, com Clóvis Ribeiro da Bahia, Desenvolvimento de Rotary, com Dejarino Filho do Ceará e o Projeto Visão do Escolar com Levi Madeira do Piauí.Teresina_13-08-16

O evento será conduzido pelo casal governador do Distrito 4490, o maranhense, David Lima Gomes, e Luz Marina Guimarães, que falarão sobre a Campanha Hepatite Zero e Intercâmbio de Jovens. A expectativa é reunir aproximadamente 80 voluntários dos clubes do Rotary de Teresina.

O Rotary é uma organização humanitária que une líderes que trocam ideias e entram em ação para criar mudanças positivas em milhares de comunidades no mundo. Está presente em 219 países, e tem 1.236.050 profissionais voluntários.

No Brasil são 54.736 rotarianos e o Piauí pertence ao Distrito 4490 que envolve ainda os estados do Maranhão e Ceará com mais de 2.000 voluntários distribuídos em 75 clubes.

Dentre várias ações humanitárias, o maior legado do Rotary é a luta pela erradicação da paralisia infantil (pólio ou poliomielite) no mundo por meio do financiamento de pesquisas e doação de vacinas. Atualmente somente dois países ainda são endêmicos, Afeganistão e Paquistão.

Outro importante legado do Rotary Internacional é o Intercâmbio de Jovens entre 15 e 17 anos, que tem por objetivo proporcionar a mais 8 mil de jovens do mundo inteiro por ano a oportunidade de aprendizado cultural como embaixadores dos seus países. Este ano o Distrito 4490 (Maranhão, Piauí e Ceará) irá enviar 21 jovens a países como México, Estados Unidos, Dinamarca Finlândia, Itália, França, Alemanha, Taiwan, Canadá e Coreia do Sul.

O presidente eleito do Rotary Internacional, John Germ, escolheu para o ano rotário 2016-2017 o lema Rotary a Serviço da Humanidade. Inspirado pela habilidade que a organização tem de reunir profissionais para alcançar metas desafiadoras, Germ disse que “este é o momento de maximizarmos o nosso sucesso, completando a erradicação da pólio e levando o Rotary a novos patamares de serviços à humanidade.”

O Rotary concentra seu trabalho em seis áreas de enfoque para ampliar impacto local e global em prol de causas específicas e, ao mesmo tempo, entende que cada comunidade tem suas próprias necessidades.
Por meio dos Subsídios Globais e de outros recursos, ajuda os clubes espalhados pelo mundo a concentrarem suas iniciativas nas seguintes áreas:

PROMOÇÃO DA PAZ

Atualmente, 65 milhões de pessoas são forçadas a se deslocar devido a conflitos armados e perseguição. Por meio de parcerias com diversas universidades, oferecemos até 100 Bolsas Rotary pela Paz por ano. Através deste programa, os bolsistas desenvolvem habilidades para fortalecer iniciativas pró-paz, treinar líderes locais e mediar conflitos, além de apoiar o trabalho de promoção da paz em áreas afetadas por conflitos.

COMBATE A DOENÇAS

Mais de 100 milhões de pessoas são levadas ao nível da pobreza por causa de despesas médicas. Nós trabalhamos para melhorar e ampliar o acesso à assistência médica de baixo custo ou gratuita em áreas menos desenvolvidas, e nossos associados mobilizam suas comunidades para ajudar na prevenção de doenças como poliomielite, HIV/aids, malária, entre outras.

FORNECIMENTO DE ÁGUA LIMPA

Mais de 2,5 milhões de pessoas não têm acesso a instalações sanitárias adequadas e pelo menos 3.000 crianças morrem por dia em decorrência de doenças diarreicas causadas por água contaminada. Nossos projetos dão às comunidades a capacidade de desenvolver e manter sistemas hídricos e sanitários, e apoiam estudos nessas áreas.

SAÚDE DE MÃES E FILHOS

Pelo menos 7 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade morrem por ano devido a fatores como desnutrição, assistência médica de baixa qualidade e saneamento precário. Para ajudar a reduzir este índice, nós fornecemos vacinas e antibióticos a bebês, melhoramos o acesso a serviços médicos essenciais e apoiamos o treinamento de funcionários da área da saúde.

APOIO À EDUCAÇÃO

Sessenta e sete milhões de crianças no mundo não têm acesso à educação e mais de 775 milhões de pessoas com mais de 15 anos são analfabetas. Nosso objetivo é fortalecer a capacidade de as comunidades apoiarem a educação básica e alfabetização, reduzir a disparidade entre os sexos nesta área e aumentar a alfabetização de adultos.
DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES

Cerca de 1,4 bilhão de pessoas vivem com menos de US$1,25 por dia. Nossos projetos melhoram o desenvolvimento econômico e comunitário, dão oportunidades de empregos produtivos e decentes para jovens e adultos, e contribuem para fortalecer empreendedores e líderes comunitários, sobretudo do sexo feminino, em regiões carentes.

O Governador do Distrito 4490, David Gomes ressaltou a importância do Rotary Internacional para o mundo e destacou “Os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, ampliarão as suas ações humanitárias com a realização de diversos projetos já consolidados no sentido de promover a cidadania das pessoas nas mais diversas comunidades assistidas.” Disse David Gomes.
Por Luís Carlos Cardoso – Comissão de Imagem Pública do Distrito 4490

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias