Fale com Acélio

Uma denúncia foi enviada ontem pela manhã à redação do blogdoacelio dando conta do risco que equipes do SAMU estão correndo ao se deslocarem para determinadas ocorrências sem a presença de forças de segurança.

Só na semana passada, profissionais do Serviço de Atendimento  Móvel de Urgência foram alvo de duas tentativas de agressão. Vândalos chegaram a sacudir a ambulância forçando a saída imediata após um cerco de bandidos locais.

Veja a íntegra da denúncia:


“Regulação do Samu está mandando equipe  para locais ermos e de risco sem acionar a polícia antes.

Esta semana já teve 2 casos de tentativa de agressão  a funcionários do Samu  inclusive a um médico durante atendimentos segundo informações colhidas foi em cima do Morro  mesmo com a vítima já dentro da Ambulância  vândalos  sacudiram  a viatura que teve que sair do local  de imediato após serem cercados.

Não é a primeira vez  que  as equipes são expostas a esse tipo de situação que muitas vezes trata-se de  casos que não são de extrema gravidade  seria bom se a regulação tivesse mais um pouco de atenção  e cautela ao avaliar esses tipos de solicitação porque todos que trabalham no setor residem na Cidade  e tem conhecimento dos locais de risco onde não se pode ir  sem um apoio da PM , BOMBEIRO,  ou GUARDA  em fim  colegas já foram agredidos ameaçados e até perseguidos  ao fazer  atendimentos em locais desse tipo graças  a Deus nunca aconteceu o pior,   mas antes que ocorra  melhor fazer da forma que tem que ser.

Aguardamos ainda  o posicionamento da direção do SAMU a respeito.

3 comentários sobre “SACUDINDO AMBULÂNCIA – Profissionais do SAMU foram alvo de duas tentativas de agressão em ocorrência sem segurança”

  1. Não é a regulação que deixa de chamar o serviço se segurança. E sim a forma que o solicitante passa as informações para a equipe. É certo que nem todas as ocorrências precisam desse serviço. Mas ao chegar ao local o que era pequeno se torna uma coisa grande devido o descontrole emocional dos acompanhantes. Infelizmente o SAMU ainda é mal visto pela sociedade que não entende que ao solicitar uma unidade a mesma está fazendo outras ocorrências e pode ser que demore a chegar ao destino. Só são duas ambulâncias básicas e uma única avançada para atender uma população com mais de 120 mil habitantes. Não tem como telestransportar de um lugar para o outro. CONSCIÊNCIA.

  2. Primeiramente, toda ocorrência que envolve risco tanto para as equipes quanto aos pacientes são solicitados sim o apoio tanto da PM, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros para a segurança dos envolvidos, a regulação médica do SAMU é bem criteriosa quanto a isso. O que distorce são as informações que muitas vezes o solicitante passa para a central para a veracidade do caso, como foi no caso citado da matéria, quando solicitaram o serviço do SAMU informaram que a paciente teria se auto envenenado. Quando a equipe chegou ao local e verificou de fato o que realmente era o caso, primeiramente socorreram a vítima, e entraram em contato com a regulação informando o que estava acontecendo, e foi solicitado o apoio da Pm que prontamente foram até o local.
    Espero que esse esclarecimento seja publicado, para que até mesmo as pessoas vejam que a omissão de informações nos casos pode prejudicar muito no funcionamento do serviço que serve apenas para ajudar ajudar a salvar vidas.
    Obrigada!

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias