Fale com Acélio

Sales Consultoria – Inovação em Gestão: Se o SUS não Existisse

“…as pessoas mais carentes de recursos financeiros não teriam condições de tratamento de sua saúde, como: transplantes de órgãos, tecidos e partes do corpo humano.”

Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil realizou em 2020 cerca de 13 mil transplantes de órgãos humanos e de janeiro a novembro do ano de 2021 foram aproximadamente 12 mil transplantes. Todos pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Isto significa que aproximadamente 88% dos transplantes de órgãos no país, são realizados pelo SUS e apenas 12% são realizados pela rede privada, aquelas pessoas que pagam plano de saúde, por exemplo.

No Brasil os transplantes mais realizados pelo SUS são: rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, válvulas cardíacas, pele, ossos e tendões.

O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. O Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos da América. O SUS fornece aos pacientes toda assistência do início ao fim e de forma inteiramente grátis, incluindo os exames antes do transplante, a cirurgia, o acompanhamento e medicamentos ao paciente após o transplante. Viva o nosso SUS.

Suelson Sales – Advogado – Especialista em Direito Sanitário e Gestão do SUS

CEO da Sales Consultoria
Membro do Grupo de Estudos Aplicados de Direito Sanitário GEADS/IDISA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES