“…a expectativa de vida da nossa população não teria aumentado nos últimos 40 anos de 65 anos para 76,8 anos.”
O brasileiro tem vivido mais. Os anos de vida do povo brasileiro aumentou nos últimos 40 anos.
Em 1980 a média de vida esperada para a população brasileira era de 65 anos.
Em 2021 esta média aumentou para 76,8 anos. E o Sistema Único de Saúde, o SUS, tem importante contribuição nesta boa notícia.
Destacamos as seguintes contribuições do SUS neste aumento de expectativa de vida do brasileiro: o avanço das descobertas da medicina, o aumento da cobertura de vacinas, o uso de novas tecnologias no tratamento de doenças como: medicamentos e exames, o maior acesso as informações sobre o direito a saúde, a maior conscientização da população da necessidade do cuidado da sua saúde, as práticas de atividades físicas cada vez mais habituais na vida da população, a adesão a boa e saudável alimentação e o abandono ou, pelo menos, a redução de vícios e hábitos nocivos, como o tabagismo, sedentarismo e etc.
O SUS ainda contribui para o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, no visível aumento das consultas médicas e dos exames, que possibilitam um diagnóstico em tempo mais rápido possibilitando um melhor e mais eficiente tratamento da saúde do brasileiro. Viva o nosso SUS.
“…as pessoas de mais carentes de recursos financeiros não teriam condições de tratamento de sua saúde, como: transplantes de órgãos, tecidos e partes do corpo humano. ”
Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil realizou em 2020 cerca de 13 mil transplantes de órgãos humanos e de janeiro a novembro do ano de 2021 foram aproximadamente 12 mil transplantes.
Todos pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Isto significa que aproximadamente 88% dos transplantes de órgãos no país, são realizados pelo SUS e apenas 12% são realizados pela rede privada, aquelas pessoas que pagam plano de saude, por exemplo.
No Brasil os transplantes mais realizados pelo SUS são: rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvulas cardíacas, pele, ossos e tendões.
O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo.
O Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos da América.
O SUS fornece aos pacientes toda assistência do início ao fim e de forma inteiramente grátis, incluindo os exames antes do transplante, a cirurgia, o acompanhamento e medicamentos ao paciente após o transplante. Viva o nosso SUS.
“…não teríamos o tratamento de diversas doenças”
Se não fosse o SUS, milhares de pessoas não teriam acesso ao tratamento de doenças.
O SUS através do programa de vacinação evitou a morte e/ou sequelas irreversíveis de inúmeras crianças quando, por exemplo, erradicou a doença poliomielite, conhecida como paralisia infantil, em 1994. Uma doença com alto poder de contágio.
O Brasil se tornou pioneiro no planejamento e desenvolvimento de campanhas de vacinação em massa – Programa Nacional de Imunização.
Outros programas implantados pelo SUS como: Estratégia Saúde da Família (ESF), de Transplantes, de HIV/Aids, Farmácia Popular, Programa Nacional de Controle do Tabagismo, Rede de Bancos de Leite Humano garantem maior acesso da população brasileira ao tratamento de sua saúde e prevenção de doenças.
Estes e muitos outros programas de saúde pública foram reconhecidos e replicados mundialmente.
Suelson Sales Advogado Especialista em Direito da Saúde e Consultor do SUS