Fale com Acélio

Na manhã desta quinta-feira (4) o blog conversou, por ocasião da abertura da Conferência Regional de Educação, no auditório da UFMA/Codó, com  Francisca Castro, diretora-administrativa da Secretaria Municipal de Educação de São Mateus.

Professora NEZINHA, como é chamada carinhosamente na cidade, falou sobre a situação que a nova administração encontrou a pasta.

Um dos maiores problemas é o analfabetismo em séries ou anos escolares onde o aluno já deveria saber ler e escrever. Em São Mateus há muitos alunos analfabetos até no 8º do ensino fundamental.

“São N as dificuldades, mas nós temos, uma das grandes, é desde a questão dos espaços físicos das escolas, dos prédios, temos também a questão do ensino e da aprendizagem e hoje nós estamos fazendo diagnóstico, detectando que muitas crianças no sétimo e no oitavo ano estão precisando urgentemente de serem alfabetizados, é lamentável, mas este é um dos nossos grandes desafios”, destacou lamentando

OUTROS PROBLEMAS

Além do analfabetismo em anos escolares avançados, São Mateus ainda enfrenta problemas estruturais como falta de carteiras, laboratórios de informática e reformas prediais nas 54 escolas do município.

“Além das demais necessidades que nós temos incluindo falta de carteiras, incluindo a questão da ampliação das escolas, laboratórios que nós não temos de informática, essa parte toda que diz respeito, do que precisa para ter uma educação possa, realmente, chegar ao patamar que a gente possa dizer, nossa educação atingiu e hoje é uma educação de qualidade”, disse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES