Por Hildenilson Sousa – Timbiras/MA

Uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão esteve nesta última quarta-feira (25.07.2012) em Timbiras para fazer esclarecimentos para população sobre o funcionamento do Hospital Geral que está sendo concluído na cidade.
Representantes da governadora Roseana Sarney, Promotoria de Justiça, profissionais da saúde, Polícia Militar, Secretários Municipais, autoridades políticas, e pessoas que trabalham com movimentos sociais locais debateram na manhã do dia 25 sobre os principais temas referentes ao término das obras, inauguração e procedimentos legais e técnicos para o pleno funcionamento do Hospital que funcionará no bairro Anjo da Guarda em Timbiras.
As explicações foram comentadas por Bernadete de Lourdes Ferreira, que é a Superintendente Estadual de Acompanhamento da Rede dos Serviços de Saúde, pelo Assessor Jurídico Celso Almeida, por José Cândido Neto, Secretário Municipal de Saúde, e pelo Promotor de Justiça Ricardo Campineiro.
A doutora Bernadete de Lourdes Ferreira falou para a reportagem que o Hospital Geral de Timbiras “é um Hospital de urgência e emergência, ele vai oferecer 50 leitos de internação e os serviços de clínica médica, cirurgia, ortopedia, obstetrícia e pediatria 24 horas para a população de Timbiras, e municípios adjacentes também”.
A Superintendente explicou aos participantes sobre o Hospital Geral de Coroatá, dizendo que lá está sendo posto em funcionamento um “Hospital Macrorregional, com serviços de média e alta complexidades, e com Terapia Intensiva, pediátrica, neonatal e adulta.”
Esta informação confirma que Coroatá terá um Hospital de referência para os Hospitais de Timbiras, de Alto Alegre e de Peritoró, o que é uma excelente notícia para os doentes que necessitarem de atendimentos antes feitos em Caxias, Presidente Dutra, São Luis ou Teresina.
Para José Candido Neto a reunião foi positiva, pois, “o Estado está cumprindo uma obrigação legal de trazer para a comunidade timbirense a informação de qual é a capacidade de atendimento, qual é o perfil dos profissionais que irão atender no Hospital. Essa obrigação legal é para que ele [Estado] possa contratar uma empresa que vai gerenciar o Hospital”.
Com a inauguração do Hospital Geral de Timbiras, prevista para breve, e que agora só depende da estruturação predial / engenharia, e de alguns equipamentos, o município ficará responsável pela a Atenção Básica aos pacientes, o que irá otimizar os serviços do Hospital Victoriano Abdalla e dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde municipais.