Fale com Acélio

Rosina Benvindo discute melhorias
Rosina Benvindo discute melhorias

A Secretária Municipal de Educação, Rosina Benvindo e o Vereador Max Tony (PT do B) estiveram reunidos para conversar sobre as novas diretrizes relacionadas às escolas da zona rural que ainda são feitas de taipa. O edil informou que a secretária esteve em Brasília e trouxe notícias promissoras para a educação do campo.

Nossa visita é para tratar da questão das escolas do campo que ainda são de pau a pique, ou taipa. O governo federal entende que a condição dos municípios brasileiros que ainda enfrentam esse problema não pode ser atribuída aos gestores municipais. O município de Codó possui uma zona rural muito extensa com grande número de unidades escolares. Em cinco anos o governo municipal conseguiu reduzir e muito o número de escolas de taipa, e vamos continuar trabalhando para acabar com esse problema histórico em nosso município”. Disse.

A Secretária de Educação informou que por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) e o programa Pronacampo, o governo espera solucionar o problema, colocando em prática os projetos de construção de escolas de alvenaria em substituição as de taipa que restam na zona rural de Codó.

O Governo Municipal está trabalhando há cinco anos para tirar do atraso as a escolas da zona rural. A demanda era muito grande. Conseguimos fazer boa parte dessas escolas, mas ainda faltam algumas dezenas. As secretarias de Educação e de Infraestrutura estão trabalhando para corrigir essas questões da educação no campo. Desde dezembro temos um convênio assinado com o governo do estado para a construção de 18 escolas e agora buscamos parcerias com o governo federal, por meio do Pronacampo e do PAR, para refazer e adequar as escolas restantes”. Finalizou.

Avaliação da merenda escolar

A Secretária e o Vereador também participaram da degustação e avaliação da merenda escolar fornecida pelos produtores da agricultura familiar. Cinco avaliadores provaram e deram suas notas as merendas produzidas pelos produtores locais como bolos, biscoitos e poupas de fruta para sucos. De acordo com Regiane Pereira, Coordenadora da Agricultura Familiar, o mais importante desse trabalho é a sua regionalização.

Com os 30% da merenda escolar que são garantidos aos produtores da agricultura rural resolvemos a questão econômica e social. estamos fortalecendo a agricultura local e garantindo o destino dessa produção. Hoje estamos avaliando a qualidade dessa merenda produzida

Raphael Fernandes – Prefeitura Municipal de Codó

6 Respostas

  1. Quando se trava esta grande batalha contra a censura na imprensa e outros meios de comunicação, como quer o PT desde que assumiu as rédeas do governo brasileiro,é exatamente para que as coisas tenham transparência, principalmente aquelas que são oriundas de gastos com o dinheiro público. Governante nenhum gosta de transparência porque infelizmente em tudo o que se faz no Brasil tem safadeza, corrupção e ladroagem. C não seria exceção. É preciso que o Prefeito e todos aqueles que o cercam entendam que tem que prestar contas de cada centavo gasto. Eles não são donos do dinheiro, podem até….. beneficios próprios do mesmo, mas a TRANSPARÊNCIA tem que existir. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA HOJE É SINÔNIMO DE TUDO O QUE NÃO PRESTA. Precisamos mudar esta história. Ninguém vai para o serviço público que não seja pensando em tirar proveito do dinheiro público.

  2. Acredito que o problema na merenda escolar de Codó não é a qualidade e sim o fornecimento ou gestão na própria escola. Como sugestão seria interessante a criação de conselhos da merenda em cada escola formado por gestor, professores, pais, alunos e merendeiras, haja visto que se observa uma existência desigual de merenda nas escolas, ou seja, escolas que fornecem merenda com maior e menor frequência do que outras, sendo escolas aqui mesmo da sede e da mesma rede pública municipal de ensino.

    1. Hoje muitos dizem que foi o Pastor Max foi quem indicou a Secretaria de Educação Municipal e é ele quem influencia e é um dos responsáveis pela Educação, mesmo que isso seja provável ou improvável, verdade ou apenas comentários sem fundamento. Na verdade o que percebemos é que ele e outros vereadores vem contribuindo positivamente com a Educação de Codó.

  3. A população tem que saber de tudo o que ocorre dentro da Administração do seu Municipio. Somos nós que pagamos esta conta e nos torna muito esquisito aceitar o fato que o Governo federal tem contas secretas cuja origem é o gasto desordenado do dinheiro público. TRANSPARÊNCIA é a palavra. Se não houver TRANSPARÊNCIA é porque há ….. de dinheiro e de conduta. Vamos cobrar, é o nosso direito.

  4. NÃO SEI, NÃO SABE NINGUÉM (os que estão fora do governo)SOBRE AS PRESTAÇÕES DE CONTAS, QUER SEJA DA MERENDA ESCOLAR, QUER SEJAM OS VALORES GASTOS NAS CONSTRUÇÕES E REFORMAS DAS ESCOLAS, QUER SEJAM NAS COMPRAS DE MEDICAMENTOS.

    USAR A INTERNET, OS BLOGS COM AS SUAS REPORTAGENS E OS BLOGUEIROS COM AS SUAS RESPOSTAS E INDIGNAÇÕES, NÃO RESOLVE NADA. O PREFEITO, DESDE 2009, TEM A PREFEITURA COMO “”UM BEM PARTICULAR””. MAS, O QUE PODERÁ SURTIR EFEITO PARA QUE TENHAMOS, COMO CIDADÃOS, OS NOSSO DIREITOS CONSTITUCIONAIS?? É MUITO SIMPLES, DEIXARMOS DE LADO AS CORES PARTIDÁRIAS E BUSCAR, JUNTO AS AUTORIDADES JUDICIAIS, O RESPEITO ÀS APLICAÇÕES DAS LEIS.

    ACONTECE QUE, SEM UMA PRESSÃO POPULAR, UM AJUNTAMENTO DE GRANDE PARCELA DO POVO, FAZENDO O FAMOSO BUZINAÇO PERTO DAS PROMOTORIAS PÚBLICAS, DO FORUM LOCAL E DA PRÓPRIA PREFEITURA, NÃO HAVERÁ A RESPOSTA PARA OS DESCASOS.

    ENTÃO, PORQUE NÃO ACONTECE?? TAMBÉM É MUITO SIMPLES A RESPOSTA. PORQUE, O MUNICÍPIO DE CODÓ, NO ATUAL MOMENTO, CARECE DE UMA “”LIDERANÇA”” FORTE NO COMANDO, FÉRTIL NOS PROJETOS E “”TRANSPARENTE”” NOS OBJETIVOS.

    ENTÃO, MAIS UMA VEZ, O QUE VEMOS?? VEMOS GRUPOS (quais grupos??) QUE ESTÃO DESALINHADOS TENTANDO UMA ACOMODAÇÃO PARA “”USURPAREM”” O PODER EM BUSCA DO DINHEIRO DO PODER. FUI, MAS VOLTAREI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES