
A Secretária Municipal de Educação, Rosina Benvindo e o Vereador Max Tony (PT do B) estiveram reunidos para conversar sobre as novas diretrizes relacionadas às escolas da zona rural que ainda são feitas de taipa. O edil informou que a secretária esteve em Brasília e trouxe notícias promissoras para a educação do campo.
“Nossa visita é para tratar da questão das escolas do campo que ainda são de pau a pique, ou taipa. O governo federal entende que a condição dos municípios brasileiros que ainda enfrentam esse problema não pode ser atribuída aos gestores municipais. O município de Codó possui uma zona rural muito extensa com grande número de unidades escolares. Em cinco anos o governo municipal conseguiu reduzir e muito o número de escolas de taipa, e vamos continuar trabalhando para acabar com esse problema histórico em nosso município”. Disse.
A Secretária de Educação informou que por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) e o programa Pronacampo, o governo espera solucionar o problema, colocando em prática os projetos de construção de escolas de alvenaria em substituição as de taipa que restam na zona rural de Codó.
“O Governo Municipal está trabalhando há cinco anos para tirar do atraso as a escolas da zona rural. A demanda era muito grande. Conseguimos fazer boa parte dessas escolas, mas ainda faltam algumas dezenas. As secretarias de Educação e de Infraestrutura estão trabalhando para corrigir essas questões da educação no campo. Desde dezembro temos um convênio assinado com o governo do estado para a construção de 18 escolas e agora buscamos parcerias com o governo federal, por meio do Pronacampo e do PAR, para refazer e adequar as escolas restantes”. Finalizou.
Avaliação da merenda escolar
A Secretária e o Vereador também participaram da degustação e avaliação da merenda escolar fornecida pelos produtores da agricultura familiar. Cinco avaliadores provaram e deram suas notas as merendas produzidas pelos produtores locais como bolos, biscoitos e poupas de fruta para sucos. De acordo com Regiane Pereira, Coordenadora da Agricultura Familiar, o mais importante desse trabalho é a sua regionalização.
“Com os 30% da merenda escolar que são garantidos aos produtores da agricultura rural resolvemos a questão econômica e social. estamos fortalecendo a agricultura local e garantindo o destino dessa produção. Hoje estamos avaliando a qualidade dessa merenda produzida”
Raphael Fernandes – Prefeitura Municipal de Codó
6 Respostas
Quando se trava esta grande batalha contra a censura na imprensa e outros meios de comunicação, como quer o PT desde que assumiu as rédeas do governo brasileiro,é exatamente para que as coisas tenham transparência, principalmente aquelas que são oriundas de gastos com o dinheiro público. Governante nenhum gosta de transparência porque infelizmente em tudo o que se faz no Brasil tem safadeza, corrupção e ladroagem. C não seria exceção. É preciso que o Prefeito e todos aqueles que o cercam entendam que tem que prestar contas de cada centavo gasto. Eles não são donos do dinheiro, podem até….. beneficios próprios do mesmo, mas a TRANSPARÊNCIA tem que existir. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA HOJE É SINÔNIMO DE TUDO O QUE NÃO PRESTA. Precisamos mudar esta história. Ninguém vai para o serviço público que não seja pensando em tirar proveito do dinheiro público.
Acredito que o problema na merenda escolar de Codó não é a qualidade e sim o fornecimento ou gestão na própria escola. Como sugestão seria interessante a criação de conselhos da merenda em cada escola formado por gestor, professores, pais, alunos e merendeiras, haja visto que se observa uma existência desigual de merenda nas escolas, ou seja, escolas que fornecem merenda com maior e menor frequência do que outras, sendo escolas aqui mesmo da sede e da mesma rede pública municipal de ensino.
Hoje muitos dizem que foi o Pastor Max foi quem indicou a Secretaria de Educação Municipal e é ele quem influencia e é um dos responsáveis pela Educação, mesmo que isso seja provável ou improvável, verdade ou apenas comentários sem fundamento. Na verdade o que percebemos é que ele e outros vereadores vem contribuindo positivamente com a Educação de Codó.
A população tem que saber de tudo o que ocorre dentro da Administração do seu Municipio. Somos nós que pagamos esta conta e nos torna muito esquisito aceitar o fato que o Governo federal tem contas secretas cuja origem é o gasto desordenado do dinheiro público. TRANSPARÊNCIA é a palavra. Se não houver TRANSPARÊNCIA é porque há ….. de dinheiro e de conduta. Vamos cobrar, é o nosso direito.
Qual é o custo de uma escola padrão? É claro que queremos o valor real, sem as p….. e c……. Informem o valor real de uma escola padrão, com tudo o que a lei manda.
NÃO SEI, NÃO SABE NINGUÉM (os que estão fora do governo)SOBRE AS PRESTAÇÕES DE CONTAS, QUER SEJA DA MERENDA ESCOLAR, QUER SEJAM OS VALORES GASTOS NAS CONSTRUÇÕES E REFORMAS DAS ESCOLAS, QUER SEJAM NAS COMPRAS DE MEDICAMENTOS.
USAR A INTERNET, OS BLOGS COM AS SUAS REPORTAGENS E OS BLOGUEIROS COM AS SUAS RESPOSTAS E INDIGNAÇÕES, NÃO RESOLVE NADA. O PREFEITO, DESDE 2009, TEM A PREFEITURA COMO “”UM BEM PARTICULAR””. MAS, O QUE PODERÁ SURTIR EFEITO PARA QUE TENHAMOS, COMO CIDADÃOS, OS NOSSO DIREITOS CONSTITUCIONAIS?? É MUITO SIMPLES, DEIXARMOS DE LADO AS CORES PARTIDÁRIAS E BUSCAR, JUNTO AS AUTORIDADES JUDICIAIS, O RESPEITO ÀS APLICAÇÕES DAS LEIS.
ACONTECE QUE, SEM UMA PRESSÃO POPULAR, UM AJUNTAMENTO DE GRANDE PARCELA DO POVO, FAZENDO O FAMOSO BUZINAÇO PERTO DAS PROMOTORIAS PÚBLICAS, DO FORUM LOCAL E DA PRÓPRIA PREFEITURA, NÃO HAVERÁ A RESPOSTA PARA OS DESCASOS.
ENTÃO, PORQUE NÃO ACONTECE?? TAMBÉM É MUITO SIMPLES A RESPOSTA. PORQUE, O MUNICÍPIO DE CODÓ, NO ATUAL MOMENTO, CARECE DE UMA “”LIDERANÇA”” FORTE NO COMANDO, FÉRTIL NOS PROJETOS E “”TRANSPARENTE”” NOS OBJETIVOS.
ENTÃO, MAIS UMA VEZ, O QUE VEMOS?? VEMOS GRUPOS (quais grupos??) QUE ESTÃO DESALINHADOS TENTANDO UMA ACOMODAÇÃO PARA “”USURPAREM”” O PODER EM BUSCA DO DINHEIRO DO PODER. FUI, MAS VOLTAREI.