O médico ortopedista Guilhermo Quiroga fez ontem, 21, à tarde uma visita de cortesia à senhora Maria da Paz Souza, de 54 anos, cujo filho, Francinaldo Guilhon, de 24 anos, deu depoimento no Conselho Municipal de Saúde, dia 13 de dezembro, acusando o cirurgião-ortopedista de ter sido o responsável por uma cirurgia, realizada em 12/09/2017, no HGM, que teria deixado o braço da paciente em forma de ‘S’.

Guilhermo Quiroga visitou Maria da Paz Souza

A dona de casa se recupera bem de outra cirurgia, esta de reparação,  feita semana passada pelo ortopedista Francisco Duailibe.

O PERDÃO

Nós acompanhamos a visita de perto e ela ocorreu em clima de perdão, para ambas as partes. Já é certo que não foi Guilhermo Quiroga o médico que fez a cirurgia de Maria da Paz Souza em setembro, como afirmou-se na denúncia levada ao Conselho de Saúde.

A informação de que teria sido outro ortopedista nós, enquanto jornalista, ouvimos direto da coordenação do setor de ortopedia quando passamos a investigar o caso.

O  contato, segundo a coordenação de ortopedia por nós ouvida,  que Guilhermo Quiroga teve com a referida paciente não aconteceu no dia 12/09/2017 (quanto foi feita a cirurgia).

Somente em 24 de novembro, ele teria feito apenas a retirada do material usado na cirurgia. Quando o questionei sobre isso, disse que a retirada era necessária por duas razões – primeiro porque o braço estava quebrado de novo, segundo porque o material iria enrijecer o membro e, provavelmente, deixaria a mulher sem alguns movimentos da mão, por exemplo.

Maria da Paz Souza recupera-se bem da 2ª cirurgia

O inquérito administrativo aberto investiga agora o quanto esta ‘retirada’ pode ter contribuído para que o braço da paciente tenha ganho formato de ‘S’ (ou não)  e gerado toda a confusão com o nome de Quiroga, que, já é certo, não realizou a cirurgia.

“SÓ QUERO LIMPAR MEU NOME”

O boliviano tranquilizou o filho de dona Maria de que nada tem contra o rapaz,  afirmou, inclusive pedindo para ser gravado como prova, que não tomará nenhuma medida judicial contra ninguém daquela família moradora de uma casa humilde, construção de tijolos ainda sem reboco,  no final da rua Osmarino Medeiros, já em área do bairro Nova Jerusalém.

O médico achou melhor ir à casa porque  surgiu um boato, como contou-nos o próprio Francinaldo, de que Francinaldo seria processado por ter ido ao Conselho Municipal de Saúde para denunciar Quiroga.

O rapaz, de pouca fala e ainda um tanto quanto assustado com a repercussão do caso, também contou na presença de várias testemunhas (vizinhos que se aglomeraram para participar da conversa aberta) que fora instigado, induzido à ir ao Conselho  fazer aquele depoimento.

 Nomes foram evitados a pedido do próprio ortopedista que aparentou querer resolver tudo da melhor maneira possível.

O único pedido que o vi fazer, com maior veemência,  foi que parassem de usar o nome dele como se responsável fosse pela cirurgia que deixou o braço em forma de ‘S’. Fato que já está esclarecido, não foi Guilhermo Quiroga.

A SINDICÂNCIA

Apesar de sempre ter a certeza de que não fizera a operação, Guilhermo ainda tem um longo caminho a percorrer até o fim da sindicância que foi aberta a mando da Secretaria de Saúde, motivo pelo qual continua afastado de suas funções como ortopedista do HGM.

Nem mesmo ele sabe qual será o resultado do parecer técnico que está sendo elaborado para avaliar seu grau de culpa no caso de Maria da Paz Sousa.

Resultado este que também cobraremos e acompanharemos com a isenção que a denúncia requer.

7 Responses

  1. QUEM FOI ESSE MÉDICO QUE FEZ ESSA CIRURGIA NESSA MULHER, NÃO É POSSÍVEL QUE O HGM NÃO TENHA O NOME DO MÉDICO E PORQUE NÃO DIVULGA O NOME.

  2. QUEM FOI ESSE MÉDICO QUE FEZ ESSA CIRURGIA NESSA MULHER? NÃO É POSSÍVEL QUE O HGM NÃO TENHA O NOME DO MÉDICO E PORQUE NÃO DIVULGA O NOME.

      1. Se posaram mas de 40 dias, apuração vai e apuração vem, questionarom o medico que SUPOSTAMENTE FEZ A CIRURGIA, A PRINCIPIO COMO ERRADA, AGORA NÃO… A CIRURGIA ESTAVA certa… mas nunca se falou quem operou ESA coitada, e pra melhor entender o caso a pergunta é a seguinte… Si a cirurgia foi certa ou errada??? si foi certa, porque não foi colocado os mesmos ferinhos??? o SUPER DOTOR QUE RE- OPEROU COLOCOU O QUE ELE COLOCOU PORQUE??? a população quer saber o que esta acontecendo no HGM de codó, porque tem caciques políticos querendo manipular ainda a a população que pressa de assistência medica mas eles só querem fazer politicagem suja… SR. PREFEITO!!! ABRE TEU OLHO, TEM PANELINHA CONTRA O SENHOR LA DENTRO, DOS SEUS PROPRIOS ALIADOS. E O MÉDICO INJUSTIÇADO??? SERÁ QUE ELE NÃO VAI CORRER ATRAS DA VERDADE???

  3. SE FOSSE UM PROFESSOR QUE TIVESSE BATIDO NUMA CRIANÇA O MUNDO INTEIRO SABIA MAS COMO FOI ALGUÉM DA SAÚDE NINGUÉM SABE NÃO SEI NÃO SEI NÃO SEI NÃO SEI NÃO SEI NÃO SEI KKKKKKK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES