Pular para o conteúdo
sábado, 25 de julho de 2026
Jurídico

Subseção da OAB em Codó parabeniza à todos os advogados pelo 11 de agosto

11 de agosto é data em que se comemora o Dia do Advogado. Há pouco, por volta das 8h30, o presidente da seccional Maranhão da Ordem dos Advogados do Brasil, Mário Macieira, usou seu twitter para parabenizar à todos. Escreveu o presidente:

“11 de agosto, dia do Advogado. Parabéns à todos os advogados maranhenses e brasileiros, defensores da cidadania! Avançar Sempre!”.

Este profissional do Direito é, constitucionalmente, indispensável para que Justiça se faça quando o Poder Judiciário é acionado. Tanto que esta previsão consta do artigo 133 da Carta Magna de 1988.

“Art. 133 – O advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

SEM HIERARQUIA

Para que ele exerça suas defesas com a maior liberdade e isenção possíveis, a lei 8.906/94 (Estatuto) em seu capítulo II, que trata, justamente, do direito dos advogados, cuida para que não haja hierarquia entre estes, juízes e promotores de justiça.

“Art. 6º/lei 8.906/94 – NÃO HÁ HIERARQUIA, NEM SUBORDINAÇÃO ENTRE ADVOGADOS, MAGISTRADOS E MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO, DEVENDOS TODOS TRATAR-SE COM CONSIDERAÇÃO E RESPEITO RECÍPOCROS”

SUBSEÇÃO CODÓ

Parabéns à todos os colegas da subseção Codó/OAB-MA, na pessoa do decano e presidente em exercício, advogado Barreto Roma. Festejem nobres defensores da cidadania.

E, como diria o professor Luís Flávio Gomes – Avante, companheiros, avante!!.

Acélio Trindade

Acélio Trindade

Autor no Blog do Acélio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *