Timbiras receberá retroescavadeira do Governo Federal

Foto: divulgação

O município de Timbiras foi contemplado, por meio do PAC 2, com uma máquina Retroescavadeira JCB . A classificação do município foi realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. A confirmação da notícia pode ser verificada nos sites do MDA e do Diário Oficial da União.

O Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, utilizou 5 critérios para selecionar os municípios:

– Pertencer ao Programa Territórios da Cidadania.

– Maior participação do PIB* agrícola no PIB total do Município.

– Possuir maior extensão territorial.

– Ter maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no Município.

– Distribuição mais equilibrada entre as regiões brasileiras.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, este projeto de concessões de Retroescavadeiras (e Motoniveladoras), objetiva: “Melhorar a infraestrutura e a recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e circulação de bens em municípios com até 50 mil habitantes”.

Dentre as metas do PAC estão o fortalecimento da Agricultura Familiar, o combate à pobreza, a erradicação da fome, e o desenvolvimento econômico e social no Brasil, daí a liberação pelo Governo Federal desses equipamentos de construção.

A aquisição do maquinário foi conseguida por solicitação do Secretário de Agricultura Luiz Henrique Sales, há mais de um ano. Sales informa também que dois profissionais receberam treinamento em São Luis para operacionalizar a Retroescavadeira. A previsão de entrega em Timbiras é para Maio de 2012.

Por Romenigue Couto e Hildenilson Sousa

Deixe uma resposta