
Na manhã da ultima quarta-feira (29), moradores da comunidade Melancias, a três quilômetros da cidade de Timbiras, participaram de uma reunião com os secretários, Edvan Marques, do Meio Ambiente e Francisco Almir, de agricultura.
O objetivo da reunião foi discutir sobre o cultivo de vazantes na margem do rio Itapecurú, uma ação danosa ao rio, mas que ainda está sendo praticada por um pequeno numero de pessoas, que apesar das leis de proteção e preservação, insistem com essa pratica.
O secretario de agricultura falou das alternativas para que se possa trabalhar sem agredir o meio ambiente.
“Existem vários projetos custeados pelo governo do estado, que poderão ser implantados aqui, prá isso é preciso que a comunidade esteja organizada e queira que isso realmente aconteça, nós estamos aqui em nome do atual gestor para apoiar as ações de incentivo a produção no Município” disse Francisco Almir.
O secretario de Meio Ambiente disse que a situação das vazantes não é mais permitida já faz muito tempo.
“Quem diz isso é a lei e lei é prá ser cumprida, o que precisamos é fazer um compromisso de que essa lei seja respeitada, pois assim nós iremos garantir o direito das futuras gerações, nossos filhos, netos e bisnetos de encontrar esse rio preservado e perene esse é o nosso compromisso sem que seja preciso a imposição da justiça” falou Edvan Marques.
Nilda Frasão, presidente da associação Rural das Melancias, achou importante os esclarecimentos dos secretários diante de todos que fazem parte da comunidade.
“Agora vamos mudar as nossas atitudes em relação a algumas ações que estavam erradas e buscar parcerias que possam fortalecer a nossa produção mais sem agredir o meio ambiente”, destacou