TRAGÉDIA NA SAÚDE: Mãe e filha são enterradas mas mortes no HGM continuam inexplicadas

Valdenir morreu aos 31 anos de idade
Valdenir morreu aos 31 anos de idade

A lavradora Valdenir da Silva Guimarães, de 31 anos, foi enterrada ontem (4) à tarde no cemitério do povoado São Joaquim, há 35 kms da sede do município onde passou o dia sendo velada por parentes e amigos no mesmo caixão onde colocaram a pequena ANA Vitória, ambas vítima de uma tragédia.

Ela chegou ao Hospital Geral Municipal  já  em trabalho de parto. A bebê, nascida já na madrugada de terça-feira (3) não resistiu e o pai, Antonio César Silva Aguiar, até ontem,  mesmo tendo conversado com o médico que fez  procedimento,  ainda nem  sabia se a segunda filha do casal teria vindo ao mundo com ou sem vida.

Em entrevista ao rádio e à TVs codoenses, ele contou trechos de momentos angustiantes que passou dentro do HGM. O transcrito abaixo refere-se à um encontro que teve logo após  a notícia da morte da menina com o obstetra de plantão Osnir Maranhão Piorski. 

“Ele Disse olha – a criança nasceu, tentei salvar a vida dela com oxigênio, mas não consegui, aí eu fui e bati no ombro dele e disse – como? a enfermeira veio e falou pra mim que nasceu morta. Ele disse – se ela disse ela tá mentindo”, sustentou o entrevistado

César - esposo está indignado e vai à Justiça
César – esposo está indignado e vai à Justiça

 MORTE DA MULHER

Depois de receber a notícia da morte da filha César continuou no hospital. Às 2h da madrugada Valdenir teria contado que estava sangrando muito.

A partir de então, e durante duas horas e 10 minutos, o homem diz que tentou pedir socorro para a esposa chamando, diversas vezes  por meio dos enfermeiros, Dr. Osnir.

Sustenta, sem qualquer sinal de variação na conversa,  que quando o médico resolveu atender, a mulher já estava morta.

“Eles não levaram nem pra o quarto, porque eles deixaram ela no corredor aí quando ela morreu ele puxou ela pra dentro do quarto(…) ENTÃO O SENHOR ESTÁ CONVICTO DE QUE SE TIVESSE HAVIDO ATENDIMENTO O SENHOR NÃO TERIA PERDIDO? Não, não teria perdido não, podia ter perdido o menino, como já tinha perdido mesmo, mas a mulher tinha perdido não”, disse em entrevista à TV Mirante.

 PALAVRA DA SECRETARIA

Dr. Osnir Maranhão Piorski
Dr. Osnir Maranhão Piorski

Na manhã de ontem, 4,  na sala da diretoria do Hospital Geral o  próprio secretário de saúde do município, Ricardo Torres, reuniu a equipe médica que trabalhou na madrugada em que houve o problema  para atender aos repórteres Acélio Trindade (TV Mirante) e Francisco Oliveira (FCTV), mas as explicações foram resumidas.

O médico Osnir Maranhão Piorski  preferiu não gravar entrevista, orientado por Torres.  Mas indagado pelos repórteres disse que a criança pode ter sofrido falta de oxigênio na hora do parto e afirmou que ela  nasceu morta. Para ele, a mãe morreu vítima de uma hemorragia que não poderia ser controlada, possivelmente, por conta de uma forte anemia que tinha.

Negou que tenha sido procurado pelo marido em desespero ou por enfermeiros (técnicos/auxiliares), afirmou que quando soube da gravidade do caso foi fazer o atendimento e, antes disso, manteve-se no centro cirúrgico trabalhando com outras pacientes.

NOTA OFICIAL 

Quem gravou a respeito do caso foi o secretário de saúde Ricardo Torres.

Defendeu que ainda é cedo pra concluir sobre se houve omissão ou  negligência por parte do médico e sua equipe. Informou que em 3 dias o hospital emitirá uma nota oficial detalhando o ocorrido.

“No contexto de um sindicância nós vamos detalhar tudo que aconteceu na madrugada e vamos repassar essas informações tanto para o Ministério da Saúde, tanto para a família da paciente, como é normal, pra que todos fiquem, absolutamente, cientes da postura adotada por cada um dos profissionais e a partir daí a família tenha as conclusões devidas”, afirmou

 NA JUSTIÇA

César, que perdeu a esposa e a filha, não tem dúvidas sobre a falha na prestação do serviço e vai levar o caso à Justiça.

“Pretendo ir procurar a Justiça, muita gente de prova, o pessoal lá que me conhece já me mandou entrar na Justiça contra o hospital (…) Como aconteceu com ela, pode acontecer com outra família”, garantiu

19 comentários sobre “TRAGÉDIA NA SAÚDE: Mãe e filha são enterradas mas mortes no HGM continuam inexplicadas”

  1. Estava no HGM e ouvi de uma enfermeira “AS PESSOAS MORREM” fazer o que?
    Pode isso. Na realidade o gestor que cuida do municipio tem uma grande parcela de culpa nesta morte, infelizmente. O Sr. que administra 4 pastas não é tecnico em nenhuma e não conhece a forma que anda o trabalho, acredito que tenha 4 salarios também.

  2. Cadê o novo secretário sabidão o homem da guarda municipal de codó aí é o sabidão mudou a equipe médica todinha e olha no q deu vaai ricardao.

  3. CERTA VEZ ESTAVA EU, EM UM HOSPITAL PUBLICO, E PRESENCIEI UM CASO MUITO PARECIDO, QUANDO ESTAVA LENDO A MATÉRIA VEIO-ME À LEMBRANÇA DAQUELE DIA. O MELHOR A FAZER NO MOMENTO É REGISTRAR QUEIXA NA DELEGACIA E PEDIR AO DELEGADO RECOLHIMENTO DAS PROVAS, QUE AINDA POSSA EXISTIR E SOLICITAR UMA PERICIA CRIMINAL (LEGISTA) TANTO NA CRIANÇA, COMO NA MÃE, E DEIXA CORRER O PROCESSO, POIS SE NÃO FIZER ISSO DIFICILMENTE AS PROVAS LEVARÃO A CONDENAÇÃO DE ALGUÉM. O CASO É GRAVÍSSIMO E DEVE SER DENUNCIADO AOS QUATRO CANTOS DO PAIS, POIS COISAS DESSE TIPO ESTÃO PARECENDO NORMAL E NÃO O É. JUSTIÇA EXISTE, MAS PRA ISSO TEM QUE SER B BUSCADA, COM UNHAS E DENTES, POIS NO BRASIL É ASSIM, MUITOS EMPECILHOS VÃO EXISTIR MAIS COM MUITA PERSISTÊNCIA SE CHEGA LÁ. ANEMIA JUSTIFICA UMA MORTE? COMO DE IMEDIATO ELE PODE AFIRMAR QUE ELA TINHA UMA ANEMIA? SABENDO DISSO DEVERIA TOMAR AS DEVIDAS MEDIDAS PARA EVITAR O OCORRIDO, SABENDO DISSO NÃO TOMOU AS DEVIDAS MEDIDAS, PODE NÃO TER HAVIDO DOLO, MAS PODE SE BUSCAR UMA CULPA.

  4. Muito triste isso, é uma falta de respeito muito grande quando precisamos desse hospital, há algumas pessoas mal educadas que ali trabalham. Quero saber porque o Ricardo Torres é Secretário nesse hospital, ele tem algum curso na área de saúde pra está lá?

  5. Esse Governo Acabando com Nossa Gente tá cagando e andando pro povo. Se o caso fosse com uma “dama da sociedade”, rapidinho achariam um “bode expiatório”, mas como foi com Dona Maria Ninguém, vai ficar por isso mesmo.

  6. Cadê os babões do prefeito que cuida só da gente dele?

    É essa a saúde de primeiro mundo que ele tanto propalou em sua campanha?

    Esse é o pior prefeito de todos os tempos na história de Codó.

  7. Perde o ente da família e ainda são os culpados.Tudo eles dizem q é mentira. Meu tio passou 30 dias internado esperando para fazer uma cirurgia no braço.Meu amigo ha 20 dias fez um raio x da perna e mandaram ele ir p casa q a perna não tava quebrada.Depois de 20 dias de dor retornou ao hospital e foi constatado que quebrou e bem quebrado.Então, é mentira também?
    Façam uma visita e constatem o mal cheiro,a sujeira. Uma vergonha,o banheiro eu entrei,minha vó se internou mês passado e fui visitá-la.O banheiro fica entre duas enfermarias e serve para ad duas enfermarias,o mesmo banheiro tem duas portas,entra pessoas dos dois quartos ao mesmo tempo.Entra homem,entra mulher. Não filmei de burra,mas verifique p vê se não é verdade.

  8. Os Médicos em Codó Não Fazem Treinamentos? É sempre a Mesma Coisa,Gente Já não se Admite Mortes em Parto,e os Pré Natal que as Mães Fazem Para Saberem se Podem Haver Risco no Parto,em Codó na Saúde de Tudo Acontece Um Pouco ou Muito.

  9. Minha opiniao nao é pra defender ou acusar ninguem, mas acho q pra ser secretario de saude nao precisa ser tecnico, ou mesmo medico, agora q o diretor do orgão tem q entender de saude isso sim…

  10. ESTE É O MEU COMENTÁRIO, UM COMENTÁRIO QUE FAVORECE O PREFEITO ROLIMzito A USAR OS DIREITOS DE ACIONAR UM PROCESSO CONTRA A MINHA PESSOA. FALTA-LHE CORAGEM, PORTANTO VAMOS AOS FATOS. PRELIMINARMENTE, TENHO ABSOLUTA E TOTAL CERTEZA, VÃO CULPAR O MÉDICO OSNIR MARANHÃO PIORSKY, ISENTANDO O HOSPITAL DE QUAISQUER RESPONSABILIDADE. TODOS NÓS CONHECEMOS O MÉDICO OSNIR.

    É UM PROFISSIONAL DEDICADO NO TRATO DAS ENFERMIDADES DOS PACIENTES. NO ENTANTO, POUCOS SABEM DO QUE OCORRE NO HGM, UM VERDADEIRO CEIFADOR DE VIDAS, COM TOTAL E ABSOLUTA INCAPACIDADE DOS ATUAIS ADMINISTRADORES, DESDE O PREFEITO AO EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE, AGORA SUBSTITUÍDO PELO ………. PERNAMBUCANO RICARDO TORRES, O ARTÍFICE ………… ADMINISTRATIVAS.

    CHEGOU À CODÓ,COM TODAS …………… ADQUIRIDAS NA PREFEITURA DE SÃO LOURENÇO DA MATA – PE, COM ÚNICO INTUITO: “…………………………………………, NEGANDO A TRANSPARÊNCIA NAS APLICAÇÕES DOS RECURSOS PÚBLICOS.

    FOI DO ………………..”, O INCENTIVO PARA QUE O ROLIMzito MANDASSE ÀS FAVAS O SEU FINANCIADOR, AFASTANDO-O PARA NÃO COMPROMETER OS SEUS INTENTOS.

    O RESULTADO É VISÍVEL E SENTIDO POR TODA POPULAÇÃO, DESDE A SAÚDE À EDUCAÇÃO. CODÓ ESTÁ “”CONTAMINADO””, PRECISAMOS REAGIR.

  11. ESSE É MAIS UM RETRATO DA REALIDADE DO DESGOVERNO “CUIDANDO DA GENTE DELLE” QUE FOI APOIADO POR UM GRUPO DE EMPRESÁRIOS(VOCES SABEM QUEM SÃO ELES)QUE NÃO PENSARAM NO MAL E NA IRRESPONSABILIDADE QUE IRIAM FAZER PARA A POPULAÇÃO CODOENSE.

    PARA SER PREFEITO DE UMA CIDADE TEM-SE QUE SE ENTENDER O “MINIMO” DE ADMINSITRAÇÃO, E TER A CORAGEM DE ASSUMIR OS ERROS E ACERTOS DO QUE SE FAZ, COISA QUE O ATUAL PREFEITO NÃO CONHECE E NÃO FAZ.

    COLOCAR PESSOAS SEM QUALIFICAÇÃO ALGUMA EM AREAS COMO EDUCAÇÃO, SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRANSITO, OBRAS ETC..SOMENTE POR SER PARENTE OU APADRINHADO POLITICO, ACONTECE ISSO QUE SE ESTÁ VIVENCIANDO.

    É LAMENTAVEL MAIS NOSSO MUNICÍPIO DE CODO NÃO MERECIA EM PLENO SECULO XXI, SER ADMINITRADO POR UMA PESSOA TÃO INSENSÍVEL E DESPREPARADA NO NÍVEL DESTE PREFEITO QUE AI ESTÁ, E QUE ENVERGONHA A MAIORIA DOS CODOENSES SÉRIOS E TRABALHADORES QUE AQUI VIVEM.

  12. Só lamentamos muito por tudo que aconteceu com e4ssa linda família, peço forças a todos e digo que precisamos unir forças para ajudar o governo de Zito, ele precisa de nosso apoio diariamente.Sabemos a competência de todos os funcionários do Município.

  13. SEU ZÉ MURILO FIGUEIREDO, NUNCA VI UM COMENTÁRIO SEU EM BLOG OU NO ………….. QUE ……………, SOBRE AS MORTES DIARIAMENTE NA ADMINISTRAÇÃO DO BINÉ. JA SE ESQUECEU DO QUE ACONTECEU VÁRIAS VEZES LÁ? DR. OSNIR É UM EXCELENTE MÉDICO. QUANDO A MORTE VEM, SÓ DEUS PRA SOCORRER. PELO QUE EU SEI, TE DIGO: O RICARDO TORRES É FILHO DE CODÓ.

  14. Eu me revolto com certas atitudes da imprensa às vezes, Acélio respeito seu trabalho e admiro demais seu profissionalismo, mais às vezes é bom a gente mostrar também o outro lado da situação!
    Osnir Maranhão Piorski pra quem não sabe já presta serviços há quase 43 anos na cidade de Codó – Ma, e não é pelo fato de ser meu pai que estou aqui escrevendo isso, mais pela reportagem que li a respeito do caso da lavradora Valdenir da Silva Guimarães, de 31 anos, a mesma atendida pelo médico Osnir Maranhão Piorski na madrugada (3) do atual mês.
    Pra quem conhece esse médico sabe de sua extrema competência, paciência, do seu profissionalismo, respeito e amor pela profissão! Entendo perfeitamente a situação do esposo da lavradora ao perder filha e esposa, mais será que em algum momento ele já se perguntou se o HGM – Hospital Geral Municipal tinha os recursos necessários para atender o caso de sua esposa!? Pois é o que me chateia é isso, por que para acusarem os médicos(as), DENEGRIREM A IMAGEM DELES tem gente pra fazer isso a toneladas, mas para cobrar do prefeito e do secretário de saúde um hospital bem equipado, melhor uma maternidade de vergonha na cidade não tem, NA MINHA OPINIÃO ACHO QUE TEMOS DE COBRAR É DE QUEM NÓS COLOCAMOS NA PREFEITURA, os médicos estão lá é para fazerem seu trabalho, agora se recursos faltam fica difícil trabalhar! A imprensa ou quem quer que seja pode falar o que quiser desse caso que tanto tá falado na cidade, nas tvs, mais de uma coisa eu sei e afirmo não por ser filha, mais por vê um médico que fica dias trancado dentro de um hospital como o HGM, fazendo o seu trabalho com amor e responsabilidade, quem conhece sabe!

  15. É muito fácil colocar a culpa no médico de plantão…mas ninguém lembra que:

    Um médico só em um hospital sem estrutura como o HGM não faz milagres….O Profissional alí necessita ser Bombril: mil e uma utilidades…
    É simples culpar o profissional, aliás é cômodo demais até porque médico trabalha pouco nos plantões…ele só precisa se virar em 10…em 20….30…

    Sinceramente , é revoltante vê uma pessoa como Ricardo Torres sendo secretário de saúde…saiu o ruím e deu o lugar ao péssimo.

    Eu não lembro em nenhum momento esse homem sendo eleito em algo aqui na cidade….E agora em tudo é colocado na frente…
    Observando a pessoa de perto eu diria que ele procura resolve esse caso como os demais da prefeitura: sem a responsabilidade de quem está de fato preocupado com o município e bem da população…

    O prefeito Zito peca quando colocar pessoas de sua família para o “ajudar” em sua administração….

    As pessoas que mais fazem “cacas” são da família….já observaram?…..todos unidos…unidos cuidando do próprio umbigo…

  16. Tenho 24 anos, e sempre morei parede com parede com a casa do Dr. Osnir. E quantas inúmeras vezes vi ele atender pessoas em sua casa nos dias de folga. Nunca vi ele se recusar a atender ninguém nem em ksa, quanto mais no próprio trabalho. Mesmo muitas vezes sendo mau remunerado, ele sempre estava la nos plantões fazendo tudo certo. O que não se sabe é se essa mãe realmente fez todo processo. Será que essa mãe fez se quer um pré-natal? Pra saber das situações de risco da gravidez? Isso ninguém vê. Vamos ser justos… Se fosse o contrário eu certamente falaria dele aqui. Mais conheço de perto a realidade e sei como é.

Deixe uma resposta