TV MIRANTE destaca posse da Academia Codoense de Letras

A TV Mirante, afiliada da Rede Globo no Maranhão, exibiu hoje em seu telejornal Bom Dia Mirante a reportagem que mostra a posse dos primeiros 18 membros da Academia Codoense de Letras, Artes e Ciência.

Como têm surgido questionamentos a respeito, os critérios de aprovação na Academia são:

1 – Ser codoense nato ou residir aqui há pelo menos 10 anos;

2 – Ter Ensino Superior completo;

3 – Haver publicado livro de reconhecido valor literário;

4 – Exercer Atividade de notória relevância e valor educacional, cultural, social, saúde e magistratura;

5 – Ter produzido obras de arte e exposto em eventos regionais ou nacionais;

6 – Ter composto música clássica ou popular;

7 – Ter elaborado e aprovado projetos de iniciação científica em órgãos nacionais ou internacionais.

9 comentários sobre “TV MIRANTE destaca posse da Academia Codoense de Letras”

  1. Que bom que existe esses critérios, já que aqui em Codó, tem uma associação ai que é só apertar a mão do presidente que tá dentro, kkkkkkkkk

  2. O que vai sair de livros publicados em Codó e levar a SER um celeiro de novos escritores. Tô até com medo, pois serão milhares de Novos leitores e escritores e livros,agora só FALTA ENSINAR os MININOS na ISCOLA a LÊ E ISCREV,pois será que o povo de Caxias tem coragem de comprar um livro de algum codoense?????

  3. Grande imortal, discordo de alguns pré-requisitos, como por exemplo “Ter curso superior completo”. Desde quando ter diploma do que quer que seja, é sinônimo de ter caráter, cultura, inteligência, educação…etc? Me parece “elitista” e excludente tal pré-requisito. Na Academia Brasileira de Letras existe tal “obrigação”? Patativa do Assaré, não mereceria ser da ABL porque não tem diploma? Os grandes pensadores e intelectuais não necessariamente tinham “formação acadêmica”. Acho até que o negócio tá descambando pra uma “seleção” familiar…Temos em Codó pessoas com bagagem intelectual e cultural e que conhecem a nossa história, e certamente estão excluídos por questões “burocráticas”. Posso citar Carlos Magno, excelente texto e bagagem cultural, Carlos Gomes, enciclopédia viva também, Zé Alberto Magalhães, que tem profundo conhecimento sobre a história da cidade, professora Marluze, Dona Maria Zaidam, professora Iracema Souto…me faltaria espaço pra nomeá-los, mas emfim, pessoas que contribuíram, contribuem, fizeram e fazem a história dessa cidade. Vamos abrir o leque, diversificar, popularizar, dar acesso aos do povo, cidadão “comum”, senão vira uma confraria dos “detentores de curso superior” que se reúnem somente pra tomar o chá das cinco. Tome nota e levante essa questão!

  4. Senhores e Senhoras Imortais da ACLAC, ajudem-me poi estou com uma grande dificuldade em vista de que dentre os pré requisitos para se tornar imortal da ACLAC é preciso ser portador de curso superior. O escritor Machado de Assis qual o curso universitário que ele possuiu, será que na ACLAC todos os dezoito Imortais fundadores possuem curso superior?

Deixe uma resposta