Universitário contesta afirmações do prefeito sobre transporte para Caxias

Gilmar Guimarães

Acélio, tomei conhecimento da resposta do Prefeito referente aos questionamentos dados em função da promessa de ajuda de custo por meio do blog. E gostaria de colocar alguns pontos pertinentes que valem apena enfatizar.

Candente réplica do Sr.Prefeito!

Vejamos, como disse o Prefeito para se realizar pela legalidade, algumas coisas são bem burocráticas, “inclusive este procedimento no tocante aos universitários dada a sua demora” é o que se percebe.

Pois bem, caso o Governo do Estado se exime em ajudar, o Governo municipal portanto recorrerá ao legislativo local.  Formidável! A grande questão é, quando virá a solução? Pois a mensalidade teve um reajuste, sublevando de R$ 260,00 para R$ 280,00.

Outro relevante fato seria que, quando da promessa, foi feita a todos os acadêmicos, alguns colam grau esse período, inclusive eu, e pelo visto terminaremos o semestre sem que se chegue a uma solução deste empasse.

É enigmático como quase tudo que se refere a educação, saúde e segurança é mais burocrático.

No entanto, ratifico que, esperamos uma solução concreta do Sr. Prefeito, pois foi este quem firmou seu compromisso, e no ato que fez o voto não nos disse de nenhum processo burocrático a que seria submetido a sua promessa.

Gilmar Rodrigues Guimarães

Acadêmico do 10º período de Direito na Facema

65 comentários sobre “Universitário contesta afirmações do prefeito sobre transporte para Caxias”

  1. Sr. Prefeito é ilegal arcar com despesas de transporte para o ensino superior.
    É um absurdo uma cidade com outras necessidades ter que ficar refém de exigências sem respaldo legal.
    Você Acélio Trindade concluiu seu curso em Caxias arcando com suas próprias despesas.
    Porque a Prefeitura pagar por uma despesa que não lhe compete?
    Nosso Prefeito e nossos Vereadores estão corretíssimos.

    1. Ilegal??? Ah pelo amor de Deus! Defina legalidade. É ilegal investir na educação numa cidade carente disso, onde seus moradores são obrigados a garantir sua formação em outra cidade?? Mas é muito legal investir por exemplo em festas e mais festas que, aí sim, não trazem benefício algum pra Codó.

    2. Senhor Júnior devo lembra lo que quando o então prefeito era apenas um candidato ,ele soube procurar os ônibus e micro ônibus para expressar suas falsas promessas e ainda por cima pedindo voto, então meu nobre, foi ele que procurou os acadêmicos e não o contrário.Se ele sabia que poderia arcar com a promessa ,se sabia que não iria manter a palavra pra que prometeu?Seja homem senhor prefeito e cumpra sua palavra

    3. Tenho dó desses minions babões do Nagib que precisam se rebaixar pra garantir os seus empregos. Ao invés de criticar o Gilmar, vocês deviam invejá-lo. Pois, se ele estuda é pra não ter que ficar batendo na porta de politico em época de eleição chorando miséria.

  2. Gilmsr, deixe de ser inocente.eles não querem gastar, o negócio é arrecadar. A Fórmula é +imposto +Taxa -Educação – Saúde -Abono = $$$$$.entendeu?

    1. Quanto a população em geral, tenham no mínimo respeito para com a nossa classe (representada aqui por Gilmar) .
      Não vamos julgar sem conhecer, uma vez que quem ouviu a proposta do prefeito fomos nós alunos!

  3. A responsabilidade da prefeitura é com a educação básica e não com ensino superior,principalmente alunos de universidade particular. Francisco Nagib não tem obrigação de ajudar esses universitários. A obrigação é de cuidar das escolas de Codó.

    1. Isso só mostra a imauturidade do Nagib…mais um .So nao esqueça que quatro anos passa rapidinho.. e eu só voltei nele por falta de opção e porque é obrigado eleger alguém.. DAqui a praticamente 3 anos e poucos meses a historia vai ser outra. Nagib só confirmou existem poucos políticos diferente e Codó carece de um.

    2. Você se considera um homem? Um homem que honra a sua palavra, pois é querido o prefeito de diz que é homem de palavra.Disse isso em alto e bom tom em sues programas políticos e eu tenho como provar então aproveite e diz a ele para cumprir o prometeu aos acadêmicos.

  4. Rapaz isso é um absurdo a prefeitura bancar esses universitários que não estudaram para passarem na UFMA e UEMA.Prefeito não dê dinheiro para esses alunos duvido se aí tem pobre.Olha a roupa desse aí que responde.

    1. Quanta hipocrisia de seus comentários, de que adianta passar para UFMA ou UEMA se nossa própria cidade não fornece uma maior gama de cursos superiores para formação dos filhos de Codó? Compete sim ao município o auxílio dos estudantes que se locomovem até Caxias. Entra aí um dos princípios que movem a Administração Pública, o principio da Moralidade! O legislador deve agir com boa fé e reconhecer a falta de obra qualificada em sua própria cidade e fornecer um auxilio arcando a responsabilidade de auxilio. Caso não reconheça vejamos o exemplo do prefeito de COROATÁ que aprovou uma lei que fornece auxílio aos estudantes que se locomovem todos os dias para estudar também em Caxias. Já que acha que todos temos condições está bom de fazer uma visitinha a nó estudantes e conversar com todos, caso não saiba grande parte destes fazem seus estudos através de programas de financiamento fornecidos pelo governo ou instituição de ensibo

    2. Tenho pena de babão, haja vista que os pobrezinhos nem argumento têm para defender o que desejam, querida Marta você tem noção de sua colocação? kkkkk tenho certeza que não, pois saiba que sou pobre e faço faculdade em caxias sim senhora, minha querida saiba que nem na Ufma nem na UEMA têm os cursos que muitas vezes desejamos acredito que que não saiba, pela falta de argumento imagino que não tem tempo nem pra pesquisar deve ser um desses que passam a vida bajulando e nem conseguem estudar.

  5. Gilmar tu tá querendo dinheiro público para se formar em uma instituição particular? Depois de formado você vai trabalhar de graça para os codoenses?

    1. Que pergunta mais besta, vamos pensar antes de falar besteira, se vcs não sabem mas o Nagib não é prefeito de graça não, pense antes de falar com o rapaz

    1. Quer dizer que só tem opinião quem passa na OAB, se o prefeito não tivesse ido atrás dos estudantes ninguém tava cobrando nada, mas ele foi e prometeu, meu pai me ensinou que palavra de homem é coisa séria, não sei como vcs foram criados mais eu fui assim.

  6. Amigos, certo a prefeitura nao tem obrigacao de bancar ensino superior, alguem aqui falou em que o Prefeito teria que arcar com os custos do ensino suerior? Acho que nao, se alguem disse, nao foi eu. O que está sendo questionado é uma promessa de campanha, feita pelo o atual prefeito, ou será se ele nao sabia o que estava prometendo. Quanto aos ritos que a administracao publica tem que seguir, paguei sim essa matéria, mais nao questionei isso tambem. A questao do OAB amigo nao vem ao caso, eu nao prometi pra ninguem que assim que passasse na OAB colocaria uma nota na Tv levando ao conhecimento de todos.
    O respaldo legal tem sim, está exatamente na fala do prefeito ao prometer. Prevalece a questao do bom senso, a vontade de querer ajudar.

    O País está do jeito que está por causa de pessoas que sao escravas dos proprios pensamentos, que sao obrigadas a concordar com tudo por algo em troca, nao tem opiniao propria pq vive moldado a um regime que se o aot de manfestar-se a respeito de alguma quer aparecer, ou nao é politicamente correto. Vivemos em um regime democrático, o poder emana do povo e em seu nome será exercido, temos nao so o direito mais a obrigacao de reinvidicar, claro com civilidade aquilo que nos é proposto.

  7. Ele não é obrigado tanto quanto é com a educação básica. O problema é que pra se eleger fez promessa pra tudo e todos já sabendo que não ia cumprir e dá nisso. Se comprometeu em ajudar e agora usa a desculpa de ir atrás de lei, de ajuda de vereador, resumindo se votaram confiados nisso já era, mas é só quatro anos.

  8. O melhor do Brasil, são os brasileiros, e o melhor de Codó não séria diferente.
    O Prefeito não tem nenhuma obrigação de dispor verba para o transporte desse universitários, vejamos até que ponto. Se ele correu atrás dos estudante e o mesmo se comprometeu, se ele for realmente homem de palavra deveria cumpri. Pelo menos assim fui ensinada, cumpra com sua palavra. Só bote o braço onde alcança.

  9. Infelizmente ainda existe pessoas idiotas nesse mundo, para dizer que prefeito não pode ajudar os alunos que saem dá cidade de Codó para outro, uma observação: ele que se manisfestou e prometeu que ajudaria os alunos. Se promete tem que cumprir com sua palavra.
    Agora porque um acadêmico de direito se manisfestou estão achando ruim. Me poupe, estamos atrás do que ele prometeu, pois nós precisamos!
    Ah,e outra observação, Facema é particular, mais existe um programa chamado FIES onde ajuda as pessoas que querem entrar em uma faculdade.

  10. A questão é que foi promessa de campanha, isso deve ser cobrado pela comunidade estudantil. Tá muito certo Gilmar, esse incetivo claramente é Legal pelo fato do município não ofertar cursos e nem possuir parcerias com instituições privadas. Além de ser incetivo o auxílio a futuros profissionais que são contribuintes como munícipes, e que prestaram seus serviços profissionais a nossa cidade.

  11. Se a o prefeito em sua campanhã promete algo para ganhar votos .
    E agora depois de eleito da amnésia no mesmo e esquece de tudo ..
    Francamente ..
    Promete e não cumpre ….
    Como universitário devo correr atrás das promessa que o mesmo fez …
    Agora esse povo ai que fica babando ta bom de se informar mais um pouco sobre o assunto

  12. O Prefeito realmente tem obrigação com o município que ele tá administrando, mas nesse caso se ele prometeu tem que cumprir sim, população tá de olho nessas​ cobranças​ abusivas de tudo que se colocar em Codó ter que pagar uma taxa.

  13. Pra senhorita Marta que fica falando coisas aí sem saber dá real situação em que nos alunos de faculdades particulares passamos para a busca de realização de um sonho, saiba que tem pessoas que realmente não precisam de ajuda de ninguém pra se manter lá, mas a grande maioria não tem condições para tais despesas, pessoas carentes que através de suas estudos fizeram o Enem é conseguiram o financiamento, muita gente não tem dinheiro nem pra comprar apostilas ou pagar passagem nos sábados quando tem aula. Agora de que adianta uma cidade ter UEMA É UFMA se não tem os principais cursos que a sociedade procura, diante dessa mazela que vivemos em Codó a opção mais viável é Caxias… Não conheço ninguém de Caxias que vai estudar em Codó, mas porquê? Lógico que é porque​ em Caxias existem cursos necessários para atender aos anseios de quem deseja estudar e ser alguém na vida.

  14. Creio que todos podem passar numa faculdade pública, mas se não possui o curso que queremos, temos que nos virar para se formar. Certo que obrigado o prefeito não é em ajudar com custos, mas o caso foi a promessa feita sem cumprimento. É só essa a cobrança!

  15. O problema é que o P……..não sabe como é nossa luta pra poder estudar. Sempre teve tudo, nunca teve que ralar, na incerteza do resultado.Lembrem de tudo isso daqui a 04 anos principalmente quando ele ou outro …..tinho qualquer fizer as mesmas promessas. Mesmas estratégias mesmos resultados.

  16. Nossa quantos comentarios sem fundamentos esses, Gilmar nao ta cobrando nada ilegal, esta apenas cobrando por algo que nos foi prometido em campanha, e se sabemos que a prefeitura nao pode arcar com esse gasto sabemos sim, mais o prefeito deveria antes da promessa ter em vista que isso nao era possivel por causa da burocracia, nao fomos ate ele nem onde nenhum candidato, eles vieram com suas prolrias pernas ate nós e nos promteram a reducao do valor pago por cada universitario, que alias sao em 99% todos pobres que fazem grandes sacrificios pra pagarem mensalmente suas passagens, nao estudamos o suficiente pra passar na UFMA e UEMA? Nao meu caro, vc esta enganadl, estudamos mais do que o suficiente agoras instituicoes que vc citou nao possue cursos de qualidade na nossa cidade, ou vc nao sabe que so temos aqui campos, e que as grandes estruturas dessas universidaded nao veem pra ca e que os alunos das mesmas precisam passar mais que o periodo normal de curso por falta de professores? Ah outra coisa a roupa que o nobre amigo usa na foto acima, nao quer dizer que ele é rico nao, ou vc nao sabe que para se formar é necessario roupas formais que sao alugadas? Ou vc nao mora em Codo e veio da pitaco nas questoes que nao lhe pertence? Acaso vc ver em Codo pessoas ricas andando de paleto subindo e descendo? Nao ne?! Meu caro amigo Gilmar, nao se entristeca com ps comentarios acima, afinal nao se pode falar daquilo que nao se conhece, mais como o blog é aberto cada um escreve o que quer e o que nao sabe.

  17. Gente nós universitário não estamos questionando se é ilegal ou não. Se vocês defendem o Nagib dizendi que é ilegal a prefeitura ajudar nas custas de ensino superior então só mostra a imaturidade ou cara de pau de se dirigir até os universitários e dizer na sua campanha que a prefeitura tinha recursos próprios pra isso.Não foi nós que se dirigimos até a prefeitura foi o Nagib que se dirigiu a até nós..Estamos contestanto as palavras que ele usou dizendo que não era mais um político mentiroso e sim que iria ser diferente, mas agora aparece um monte de besteiras pra desfiar o assunto que corresponde entre alunos e Nagib até porque vocês simpatizantes de Francisco Nagib não estavam lá..

  18. A verdade é que todos esses que falam que o prefeito não tem nenhuma obrigação de ajudar os universitários são na verdade detentores de migalhas, ou seja, recebem alguma coisa da prefeitura, se ponham no lugar desses estudantes, caramba! Não é fácil acordar 5 HR da manhã deixar tudo pronto em casa para os filhos fazer trabalho no horário de almoço e sair mais cedo da labuta hulmilhado pelos patrões somente para não perder o ônibus para estudar, tudo isso porque pessoas como vocês sustentam essa classe podre de políticos que não conseguem trazer faculdades com diversidade de curso para a nossa cidade. O que o Gilmar está querendo é somente que o sr. Prefeito cumpra uma promessa de campanha, vocês que criticam com certeza estavam colocando o prefeito nos ombros quando foram até o posto que sai os ônibus para discursarem junto com ele. Então, se não puderem defender o prefeito de maneira coerente não falem mais nada, pois estão somente queimando mais a figura daquele que vos alimenta com as migalhas.

  19. Sr. Junior na matéria não está informando que o prefeito é obrigado a pagar transporte para os universitários, os mesmos estão cobrando apenas uma promessa de campanha que o prefeito fez, leia para você poder compreender.

  20. Prometer e não cumprir, o Nagib não será o primeiro, e nem o último. E NÃO E PRA AJUDAR ESSE ALUNOS COISA NENHUMA. A CULPA DE NÃO TER ENSINO SUPERIOR AQUI EM CODO, NÃO E DA ADM DE HJ. E DE VCS TEREM VOTADO 20 ANOS EM UM DEPUTADO PESCADOR, 08 ANOS EM EX-PREFEITO DE MEDICAMENTOS E MERENDAS KM 17, 08 ANOS NO FALA GROSSA E POR AI VAI.

  21. É lamentável alguns comentários tão pejorativos para com a classe universitária, que diga-se de passagem são os futuros advogados, enfermeiros e demais profissões de elevada importância para nossa sobrevivência. Infelizmente por estarmos trabalhando com a coisa pública, a burocracia torna-se um fator limitante e ainda não foi resolvido pelo fato de Nagib tentar tornar esse auxílio sustentável (permanente) para que os futuros acadêmicos também sejam assegurados pelo projeto de lei. Outrossim, Nagib jamais viu isso como uma obrigação, pelo contrário, ver isso como um compromisso enquanto gestor a ponto de querer ampliar de 30 para 100, 00 R$ o auxílio para cada aluno. Dispenso comentários da aflição e imensa dificuldade, em especial a financeira dos nossos guerreiros estudantes em se manter nessa árdua jornada, toda via estamos trabalhando de forma continua para que tudo seja resolvido de forma eficaz e sobre tudo de maneira legal e sustentável.

  22. Rum… Kkkkkkkkk
    Se ele está dificultando a vida dos funcionários efetivados, que sao amparados por lei, imagina só o que poderá fazer nesse caso!!! Acordem! Promessas de campanha por promessas de campanha, em muitas pegamos rasteiras! “Palavra de homem (político)??? ” Acreditam também em papai noel? Me poupem!!!!

  23. O QUE ESSE GOVERNO FALA, JÁ SE PROVOU QUE NÃO SE DEVE ESCREVER. RETIFICANDO, É BOM ESCREVER E OBRIGÁ-LO A ASSINAR SÓ ASSIM TERÍAMOS PROVA PARA CAÇÁ-LO.

  24. É cada babaca com comentários idiotas… Primeiramente ninguém correu atrás de Nagib, ele foi quem nos prometeu, aliás nós enganou!
    Sim o quê que tem estudar em instituição privada? Quer dizer que o filho do pobre não pode? Faça​ me um favor antes de escrever idiotices!
    Se hoje estudamos em Caxias é porque conseguimos obtiver sucesso para sermos selecionados nos programas do governo como FIES e PROUNI, não me venha com essa besteira de que filho de pobre tem que estudar em UFMA ou UEMA… Não podemos fazer nada se essas instituições não ofertam cursos de qualidade, cursos que fizessem com o que a maioria dos estudantes codoense não saíssem de sua terra em busca de conhecimento em outra terra…
    A verdade tem que ser dita!
    Promessa é dívida!

  25. Sem dúvidas o governo Nagib é muito marketing, produção de mídias para promoção do prefeito que em qualquer evento sempre tem um profissional pra está registrado e divulgando a sua “melhor imagem” mas infelizmente de poucos resultados satisfatórios sem impacto sociais reais, tudo é uma questão de interesse pra acontecer de verdade, é o que tá faltando nesta questão em especial, as reivindicações são consequências exclusivas do prefeito que assumiu compromisso direto ciente da possibilidade legal para concretizar suas afirmações! O governo está muito atrasado em cumprir este compromisso e o bem coletivo está sendo prejudicado, Nagib mostre mais caráter e os almas sebosas sejem melhores e façam comentários justos. Deus abençoe!

  26. TEMHO CERTEZA QUE O PREFEITO ESTÁ QUERENDO AJUDAR MAS ESTA PROCURANDO UM MEIOLEGAL PARA QUE NAO VENHA PREJUDICA-LO NO FUTURO. A AUSENCIA DE FACULDADES EM CODO É UM ABSURDO. VEJAM QUE ELE COM MUITO EMPENHO CONSEGUIU O FUNCIONAMNENTO DO ATENDIMENTOS DO PESSOAL QUE IA PRA CAXIAS FAZER HEMODIALISE. TENHO CERTEZA QUE ELE ESTA TENTANDO RESOLVER ESTE PROBLEMA. NÃO TIRO A RAZÃO DE VOCES MAS NESTAS HORAS TEM OS APROVEITADORES SEM VERGONHAS PARA CRITICAR A ADMINISTRAÇÃO, QUE, DIGA-SE DEPASSAGEM QUE COM 77 DIAS DE GOVERNO ESTÁ DANDO SHOW DE BOLA MESMO COM AS DIFICULDADES E OS PROBLEMAS DEICHADOS PELO ANTECESSOR.

    1. É o que esperamos, no início de governo os prefeitos tem certa liberdade para aplicar investimentos como assegura o Direito administrativo o que seria a forma imediata para ajudar mesmo que de forma mínima a problemática, enquanto aguardasse esse “longo prazo” para uma ação de ajuda maior, os feitos até agora não são mais que sua obrigação, também sou contra a comentários infelizes, mas a maior parte dá população ainda não pode vivenciar desse “show de bola”, infelizmente tais problemas é herança do governo anterior o qual financiou para eleger o prefeito.

  27. Não estamos aqui pedindo pra o senhor excelentíssimo prefeito arcar com nossas despesas acadêmicas , ate porque a escolha de sair daqui em busca de uma qualificação profissional foi nossa. E caso os desinformados não tenham percebido aqui só possui alguns campos universitários e os mesmos não possuem os cursos de nosso interesse em questão. E mesmo que tivesse, os programas de financiamento estudantil foram criados com o intuito de ajudar estudantes por meio do seus próprios esforços a contruir uma carreira. o assunto a ser relatado aqui e uma proposta feita pelo atual prefeito de uma ajuda de custo na nossa passagem do ônibus independente de terceiros, muito menos feita por meios legais. Se o prefeito era ciente de que tal ajuda não seria possível o porque da promessa? E quem disse que a prefeitura não tem o direito de investir na educação? estamos revindicando uma ajuda para a redução de uma passagem no transporte escolar , não que o mesmo pague nossa faculdade.

  28. Todos queremos mudanças, mas quem está disposto a fazer parte dela? Como dizia Gandhi, “seja você mesmo a transformação que quer ver no mundo”. Engaje-se nas reformas da sociedade, sobretudo na reforma política, a “mãe de todas as reformas .Fica a dica
    # apoio os universitários .

  29. Primeiramente em momento algum saímos atrás do Senhor prefeito para pedir ajuda e sim, o mesmo foi ate nos prometer uma ajuda de custo e nunca citou apoio de terceiros. Sim e quem falou que somos ricos por uma visão de vestimenta que o estudante Gilmar esta usando, me polpe sabemos que uma vestimenta adequada é necessária quando um acadêmico esta em formação! roupa alguma define ninguém. E Quem disse que somos ricos? Gente se fossemos ricos não precisarmos chegar a esse ponto, ponto de receber promessa de quem for prefeito, Deputados, vereadores. e para os desenformados estamos estudando em uma instituição privada sim e não na UFMA, UEMA não por falta de passar em vestibular e sim por falta de cursos do interesse da gente, e a falta de professores nos cursos quem aqui tem, e sabemos que estamos em instituição ´privada através de financiamento e programas como: FIES, SISU,PROUNI me polpe gente de pobre pensamento e que vive se limitando de falar e citar verdades por medo de não conseguir algo que se vem ao interesse. Esperamos que o Senhor prefeito só cumpra o prometido.

  30. O perfeccionismo é capaz de matar seu negócio e o pior, destruir a sua saúde. Simples assim, porque se você acredita que, se quer algo bem feito, você mesmo tem que fazer, se você quer mudar a administração da sua cidade candidate-se, filie-se há um partido.

    Muitos são julgados como vemos aqui ambas partes, sou universitário eu creio que nossa situação será resolvida e que mesmo os que colam grau esse semestre não tenham a oportunidade de ulsufluir, mas terá a felicidade de ver nossos companheiros guerreiros obtendo esse empasse. Pra falar da classe universitaria, só temos é de nos orgulhar, porque somo guerreiros, somos alguém que almeja algo melhor na vida, tentando recompensar as pessoas que tem nos ajudado de alguma forma principalmente nossos pais, dando uma vida há eles que muitos não puderam dá por falta de recurso, e o principal de tudo é a felicidade que nos geramos nos sorriso de cada um, pois a maior felicidade de um pai é ver um filho formado.

  31. seria muito bom se a educação superior fosse prioridade aqui em codó..que tivessemos cursos mais ponderantes, tais como engenharia, medicina entre outros e por que n mestrado em diversas areas. mas por hora n é o que se tem..infelizmente..compartilho a falta de entender por parte dos politicos..até 2005, n se tinha outros cursos em codó, que n fosse pedagogia.. e pelo visto n teremos outros tão breve..

  32. Infelizmente acho que algumas pessoas não entenderam o comentário do acadêmico,enfim, ele esta cobrando uma promessa de campanha do prefeito que não foi atendida e que independente do Sr prefeito arcar com despesas para esses jovens que saem de codó para caxias ele está sim investindo em educação ajudando no combustível dos ônibus que se deslocam para cidade vizinha,pois esses jovens acredito eu que não saem com o objetivo de ir pra festas e sim estudar e adquirir conhecimento para garantir um futuro melhor para suas famílias!ENTÃO PREFEITO CUMPRA O QUE PROMETEU QUE ESSE INVESTIMENTO VAI AJUDAR MUITOS UNIVERSITÁRIOS DA NOSSA TERRA QUE VOÇE AMA TANTO,NO FINAL DE TUDO NADA SAI DO SEU BOLSO E SIM DOS IMPOSTOS COBRADOS E TAXAS ABÇ.

Deixe um comentário