Fale com Acélio

Eu estou muito otimista. Otimista é minha palavra de ordem. Acho que 2014 vai ser o coroamento de todas essas ações que nós fizemos. No fim do meu mandato, nós vamos deixar o Maranhão bem estruturado”. Com esse estado de ânimo, a governadora Roseana Sarney (PMDB) recebeu, no fim da tarde do dia 30 de dezembro, na ala residencial do Palácio dos Leões, a equipe de O Estado para uma entrevista cuja pauta seria fazer um balanço das ações do Governo do Estado em 2013.

Roseana Sarney - foto O ESTADO
Roseana Sarney – foto O ESTADO

A conversa, que ganhou um tom de informalidade desde o início, foi muito além. A governadora falou das conquistas da sua administração no ano que se encerrava, mas também dos problemas que enfrentou e continua enfrentando. Resumiu as conquistas na área cultura, assinalando a importância do PAC das Cidades Históricas, uma parceria com o Governo Federal para restaurar o Centro Histórico de São Luís, e realizações como a reforma, modernização e reinauguração da Biblioteca Pública Benedito Leite.

No campo esportivo, destacou os investimentos no Castelão, na Lei de Incentivo ao Esporte Amador e na possibilidade de atrair para São Luís uma das seleções da Copa do Mundo, destacando que a maior conquista de todo o seu período nesta área foi a instituição da Lei de Incentivo aos Esportes.

Roseana falou com entusiasmo do avanço na Educação, observando que o maior deles é a entrada em vigência do Estatuto do Educador. No mesmo embalo, explicou o funcionamento e a evolução do Programa Saúde é Vida, a construção dos hospitais e o que vem ainda por aí, com a reinauguração do PAM Diamante. No campo da Infraestrutura, informou que as duas maiores obras do seu atual governo em São Luís, a Via Expressa e a Avenida Quarto Centenário, serão inauguradas em fevereiro, para melhorar o sistema viário e o trânsito.

E não fugiu de assuntos indigestos complicados, como a segurança pública e a crise nos presídios. Em relação à segurança, foi categórica ao afirmar que houve e continua havendo avanços, com investimentos expressivos na área. Sobre a crise nos presídios, admitiu os problemas, mas apontou duas causas: os entraves na burocracia federal, que impossibilitaram a construção de novos presídios, e o fato destes estarem superlotados, porque quase dois terços dos detentos são acusados à espera de julgamento. E externou sua indignação com o fato de a comissão do CNJ ter incluído no relatório um vídeo fajuto, que estava há três anos num site pornográfico dos Estados Unidos.

No campo da política, mostrou-se animada com a união do grupo partidário que lidera e com a pré-candidatura do secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, disse que o grupo e o candidato entram na corrida eleitoral em condições de vencer, porque, segundo avalia, o grupo é forte, o candidato é bom e o governo tem trabalho para mostrar. Mas decidiu alimentar a expectativa e a curiosidade dos maranhenses quando disse que nada está decidido sobre a candidatura ao Senado, alimentando especulações segundo as quais poderá ou não disputar a Câmara Alta.

Roseana Sarney encerrou a entrevista falando um pouco de si como mulher, admitindo ser vaidosa, mas lamentando não ter muito tempo para se cuidar. Disse que a saúde está melhorando e surpreendeu com uma declaração ao mesmo tempo humilde e corajosa:

– Eu sou uma mulher normal, como outra qualquer. A velhice está chegando. Então, eu tenho que me preparar, passar um creme melhor. Mas eu não tenho muito tempo. Essa é a realidade.

Leia a entrevista completa na edição deste domingo de O ESTADO DO MA

6 comentários sobre “‘Vamos deixar o Maranhão bem estruturado’, diz governadora Roseana”

  1. Esse entrevista da Roseana mostra bem o mundo que ela vive, não e´ no Maranhão dos maranhenses. A segurança publica um caos e ele e o secretario fazendo mídia dia e noite.

  2. A GOVERNADORA TEM A CORAGEM DE DIZER QUE TEVE AVANÇOS NA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO COM ESCOLA DO ESTADO AQUI EM CODÓ QUE TERMINA O ANO COM MATÉRIA QUE NUNCA TEVE UM PROFESSOR, ISSO É AVANÇO GOVERNADORA, O MARANHÃO NÃO TEM SAÚDE, EDUCAÇÃO, INFRAESTRUTURAS E MUITOS MENOS SEGURANÇA.

  3. Uma.coisa.a.Roseana.falou.a.verdade.vamos.deixar.o.maranhão.com.fé.em.Deus.ela.quer.trazer.uma.seleção.da.copa.ainda.ficar.curtindo.da.cara.do.maranhense.não.competênçia.pra.fazer.a.segurança.nem.do.Presidio.de.Pedrinho.mais.de.uma.seleção.falou.em.tanto.investimento.deveria.ter.envestido.pelo.menos.cinco.presidio.fora.turma.do.sarney.o.maranhão.qué.ver.voces.longe.

  4. Essa mulher não tem é vergonha na cara e menos vergonha ainda tem o eleitor que tem coragem de dar um voto para esse grupo de corruptos e incompetentes.

  5. Essa mulher é louca ou simplesmente…. como o seu pai?
    Tá brincando que existe avanço na área da cultura?
    Ela está esquecendo os presídios em 2013?
    Que o Maranhão mais parece uma praça de guerra dominado pelo …….. e por ….. perigosos?

    Palácio dos Leões é de fato o nome certo do local para abriga essa ……. ops, desculpe…família.

    Alguém precisa parar essa gente

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

JÉSSICA COUTINHO

IMPULSO CRED

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

 

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias