Vereador Gracinaldo destaca ICPB e pré-seleção de Codó para cursos de medicina

Esta semana, na tribuna da Câmara Municipal de Codó, o vereador Gracinaldo (PSL) parabenizou a Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil (ICPB) na pessoa de seu Pastor Presidente, Pr. Cicero Bias, pelo lindo congresso realizado. O edil também externou sua alegria e felicidade pelo fato do município de Codó ser uma das três cidades do estado do Maranhão, ao lado de Chapadinha e Santa Inês, pré-selecionadas pelo Ministério da Educação para implantação do curso de medicina e disse que agora é hora de todos se unirem para vencer as barreiras que faltam para alcançar o feito.

Todos aqueles que pensam grande deveriam bater palmas por essa oportunidade. Esse fato nos deixou muito motivados e com fé em Deus para nos esquadrarmos nos requisitos necessários. Que Codó possa caminhar olhando pra frente e vislumbrando um bom horizonte. É uma oportunidade que não pode ser perdida pelos codoenses e será também muito bom para as cidades circunvizinhas”, disse o vereador;

Em defesa da ferramenta ‘Indicação’

Gracinaldo também manifestou sua decepção quanto aos ataques da imprensa local, que recentemente desqualificou o papel institucional do legislativo municipal e seus instrumentos de atuação. “Sabemos que uma das principais ferramentas dos vereadores é a Indicação. Por meio das indicações é que os legisladores apresentam as demandas da população, solicitando ao executivo a realização de obras para a cidade e seus habitantes. Mas para essas indicações acontecerem os políticos se deslocam até os bairros e as comunidades e acompanhar de perto os problemas estruturais, da educação, da saúde, entre outros”.

De acordo com o político, a matéria veiculada na mídia digital foi generalista e ofensiva. “Não sabemos a motivação, em uma publicação que envolveu e desqualificou a todos os parlamentares. Se desfez de um trabalho sério, dizendo que a indicação que os vereadores fazem não tem serventia. Nós observamos que tentaram desqualificar nosso trabalho e nossa função. Não lembramos de qualquer representante desta casa que tenha desrespeitado a imprensa ou qualquer outro seguimento

Requerimentos

Pelos Requerimentos de Nº 01 e 02/15, Gracinaldo solicita as Reitorias da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), respectivamente, que inscrevam seus campi Codó no SISU – Sistema de Seleção Unificada, como também no PRO-UNI-Programa Universidade Para Todos, facilitando o acesso dos estudantes codoenses com notas no ENEM a seus cursos, e oferecendo cursos que possibilitem aos estudantes codoenses sua formação universitária.

De acordo com o parlamentar, essas universidades, através de seus CAMPI, não possuem nenhum cursos inscritos nos programas do governo federal, prejudicando os estudantes codoenses, que para cursarem nestas universidades precisam se inscrever em cidades como Caxias, Bacabal e outras.

Ascom

12 comentários sobre “Vereador Gracinaldo destaca ICPB e pré-seleção de Codó para cursos de medicina”

  1. Agora Codó so falta fazer que nem o IFMA, que no final do ano passado o Mec foi lá vendo o estado da escola para ver se tem como ter mais cursos de nivel superior e de repente tudo na escola ser melhorado, comidas, alojamentos, uepis enfim todos os problemas básicos serem resolvidos e depois voltar tudo ao normal. É bom lembrar ao edil que a A UFMA substituiu seu vestibular tradicional pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada) já.
    Infelizmente a imparcialidade em Codó é uma coisa muito retrógrada, cada um tem seu grupo político,por outro lado estão certo de cada 5 Indicações que um vereador faz 1 é atendida. Cadê a realização das indicações do vereador acima para com os moradores do morro da televisão que recentemente protestaram. Menos papo e mais ação de ambas as partes que discutem. Bom lembrarmos tbm que a Igreja Batista Missionária estava realizando um Belissimo Congresso estes dias também, para os Jovens e não foram destacadas.

  2. e eh porque tem o vereador que eh de lah…
    esse vereador tah boiando oh… ateh onde eu sei o PROUNI é usado em faculdades privadas… o SISU na UFMA É SÓ DE ANO EM ANO… POIS AS TURMAS ENTRAM NESTE INTERVALO….

    ELE PODERIA TER ….
    E LUTAR POR UMA CASA DE ESTUDANTE… POR UM IEMA.. EM FIM.. DESSE CARA AI NÃO ESPERO MAIS NADA!!

  3. Realmente a UFMA já usa o SISU a anos, e não o PROUNI, o que ele deve pedir são novos cursos para Codo, ai sim precisamos de novos cursos e cursos bons não só licenciaturas como, bacharelados e até pós graduações pois espaço tem, laboratórios tem, biblioteca tem só falta mesmo os cursos e professores.

  4. Tenho acompanhado o seu desempenho, e vejo que tem tentado por meio de suas Indicações, fazer algo por nossa população.Estava olhando seu Site e vim um pouco que se realmente fosse atendidas minha rua já estava arrumada.

  5. RAPAZ VEJO QUE CODÓ TEM UM LUGAR DE LAVAGEM CEREBRAL… MAIS QUE INDICAÇÃO MAS INDDIOTA É ESSA…
    ELE NÃO TEM INDICAÇÃO ATENDIDA É PORQUE NÃO TEM … É ….. DO GRUPO QUE ELEGEU ELE..
    ESSE AI ESTAR COM OS DIAS CONTADOS…

    2016 TAH BEM IH…

  6. Esse vereador está totalmente desatualizado sobre o ingresso ao nível superior atual. O SISU é adotado pela UFMA e a UEMA utiliza o vestibular tradicional. O que se precisa é de mais cursos nestas instituições públicas em Codó, pois esse é o principal motivo dos estudantes irem para outras cidades. ninguém trocaria uma universidade pública por uma particular ( geralmente de qualidade inferior) se estes cursos tivessem aqui. Já o prouni são algumas bolsas de 100% ou 50% em instituições particulares vereador está por fora mesmo.

  7. Quero parabenizar o vereador Gracinaldo, por apresentar esses requerimentos os Campi da UFMA e UEMA em Codó não disponibilizam cursos pelo SISU, portanto é sim louvável que esse documento seja encaminhado para as reitorias. Vi que alguns internautas não entenderam o projeto do vereador, em nenhum momento ele afirmou que a UFMA e a UEMA, não estão inscritos e sim que os CAMPI de Codó. E nós alunos que fizemos o ENEM em 2014, tivemos que nos deslocar para Caxias, pois lá havia cursos disponível no SISU pela UFMA.
    Leitor desinformado, fala asneira. Parabéns nobre Vereador, oxalá esse ano de 2015, nós alunos de Codó possamos ter essa opção aqui nos Campi de Codó.

  8. Vereador Gracinaldo, continuei olhando pra esses detalhes que envolve a população, e tenha certeza que em 2016, meu voto que não foi no passado será seu e com certeza da minha família também.

  9. Meu voto também que não foi no passado pq não votava será dele também, Grande edil e sempre suas indicações são bem ousadas e sábias diferindo se dos outros vereadores que só é areumar ruas e uma cidade não vive só de ruas asfaltadas.
    Parabéns Gracinaldo Parabéns povo de Codó

  10. Vererador Gracinaldo, por intermédio de uma amiga, tenho visto seu site e visto alguns de seus Projetos,Indicações e Requerimentos e acredito que dessa forma mesmo vcs devem proceder.Como também sei que precisar melhor mais, conte com meu voto não por 10, 00 e sim pelo o desejo de mudança em minha Cidade qrida!

Deixe um comentário