Vereador Gracinaldo faz veemente pronunciamento em defesa do meio ambiente no município de Codó

Gracinaldo Ferreira
Gracinaldo Ferreira

Na sessão desta segunda-feira (14) o vereador Gracinaldo deixou registrado na tribuna da Casa do Povo toda a sua preocupação e indignação com o descaso em relação ao meio ambiente no município de Codó.

O edil relatou situações graves e caóticas que se passavam em algumas comunidades da zona rural, como nas localidades Pirambeba e Raposa, que sofriam com a escassez de água, mas que com o esforço conjunto do legislativo e do executivo o problema foi amenizado.

Graças ao trabalho do prefeito Zito Rolim, em conjunto com as comunidades, esse problema está sendo resolvido. A comunidade Raposa já está com seu poço finalizado e faltando alguns detalhes somente. Percebe-se ao conversar com pessoas da localidade a satisfação desses moradores, pois um velho problema está sendo resolvido”, disse.

Alerta para a diminuição das fontes

O vereador ainda informou que a comunidade Pirambeba, que sofria com a falta d’água nos últimos anos, também estaria com seus problemas em vias de resolução, mas chamou a atenção dos presentes e dos ouvintes da sessão para a finitude dos recursos hídricos nessas comunidades e em toda a zona rural. O edil alertou para a redução dos lençóis freáticos, dos mananciais, riachos e olhos d’água que permeiam essas comunidades.

A população, principalmente das comunidades mais distantes, está clamando por socorro. Inúmeras vezes recebemos representantes dessas comunidades solicitando que enviássemos caminhos pipas para o abastecimento, pois estava faltando água para higiene pessoal. Mas graças a sensibilidade do nosso prefeito conseguimos suprir a deficiência”.

Executivo ao alcance de todos

O parlamentar também destacou a acessibilidade da população em reivindicar seus problemas diretamente ao gestor municipal e ser recebida pessoalmente pelo prefeito de Codó. “Somos testemunhas de como o Prefeito Recebe a cada um, escuta seus reclames e tenta resolver todas as situações apresentadas. Sabemos que ainda existem problemas, mas já disse nesse parlamento que, seja o prefeito mais trabalhador que tiver, não conseguirá resolver tudo e agradar a todos sempre, pois as demandas sempre aumentam. No entanto, a sensibilidade, o ser humano preocupado com o povo que é o prefeito Zito é o que chama a atenção da população, pois ela é sempre recebida pelo gestor maior”, destacou.

O maior desafio para o próximo prefeito de Codó

Gracinaldo preconizou que, juntamente com os grandes desafios enfrentados no setor da saúde e da educação, o próximo prefeito de Codó teria uma grande missão pela frente, resolver os inúmeros problemas relativos ao meio ambiente. “Esse será um desafio para o próximo gestor. Estamos chegando em um ponto limite, no que diz respeito ao assoreamento de rios, poluição de mananciais, fontes secando e a população clamando por água. A questão do meio ambiente deixou de ser um assunto distante e passou a ser um tema da qual dependerá a nossa própria sobrevivência, como comunidade, como município. Esse tema está sendo discutido com grande preocupação a nível mundial” , lamentou.

O legislador encerrou seu pronunciamento lamentando o atual quadro do meio ambiente no município de Codó, com a seca nos campos, a poluição e assoreamento do Rio Itapecuru, a elevação da temperatura média e o destino incerto das futuras gerações. Comentou sobre as denúncias sobre queimadas indiscriminadas em várias localidades da zona rural e desmatamento na beira de rios. O vereador deixou sua indignação, revolta e clamou pela a união entre as autoridades municipais e estaduais, para tomarem medidas urgentes de proteção ao meio ambiente e ao ecossistema do município.

Gracinaldo ainda agradeceu aos colegas de parlamento pelos trabalhos realizados no ano de 2015, bem como toda a equipe da câmara municipal de Codó.

Ascom

Deixe uma resposta