Vereador Leonel Filho apóia a criação de Colegiado de Presidentes de Câmaras

Leonel Filho
Leonel Filho

Uma das propostas surgidas durante a 2ª edição da Jornada de Integração Legislativa, realizada na manhã de sábado (20) no auditório do Campus da UFMA em Codó, foi a criação Colegiado de Presidentes de Câmaras Municipais. Anunciada pelo presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo (PMDB), a proposta tem o objetivo de otimizar os trabalhos legislativos.

Para o presidente da AL, os vereadores devem se organizar em um colegiado, a exemplo dos gestores municipais que criaram a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e dos deputados estaduais que integram a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

“No primeiro momento, cada regional deverá criar seu Colegiado. É uma forma de organização. O Colegiado deverá deliberar sobre questões específicas. A Câmara de vereadores precisa de uma assessoria especializada”, esclareceu Arnaldo.

Para o Líder do Governo na Câmara Municipal de Codó, vereador Leonel Filho, a proposta chega em boa hora. Momento que, em sua opinião, enseja grandes mudanças nos legislativos municipais de todo o Estado.

“O que estamos fazendo aqui é estreitar os laços com a Assembléia, adquirir mais conhecimento técnico sobre a forma de legislar, sobre nosso regimento interno, organização de pautas e sessões entre outros assuntos relevantes ao nosso oficio como parlamentar. E a proposta da AL, de criar um colegiado de presidentes de câmara, só irá fortalecer o poder legislativo municipal”, disse o vereador.

Assoreamento do Rio Itapecuru

Outro assunto, abordado pelo Deputado Arnaldo Melo, que chamou a atenção do Vereador Leonel Filho foi a do biênio das bacias hidrográficas, que define uma série de ações em prol das bacias hidrográficas do Estado do Maranhão.

 “É outro tema de muita relevância e que temos que unir forças, os poderes Executivo e Legislativo, para trabalhar essa questão. Nós codoenses somos banhados pelo Itapecuru, um dos maiores rios de nosso estado, e que está em processo de assoreamento. De acordo com dados coletados por técnicos da Agência Nacional das Águas o nível de vazão do Rio Itapecuru está doze metros cúbicos abaixo do aceitável”, alertou o parlamentar codoense.

Assessoria de Comunicação Social – Vereador Leonel Filho

Um comentário sobre “Vereador Leonel Filho apóia a criação de Colegiado de Presidentes de Câmaras”

  1. Veja aí Acélio essa postagem no Blog de Luis Cardoso, muito boa! A sociedade tem que denunciar mesmo! gestor que fizer coisa errada, tem que ser denunciado.

    Uma boa notícia neste início de semana da segunda quinzena de abril, dia 21. Desde a prisão do ex-prefeito de Urbano Santos, Valdenir Santana Neves, na quarta-feira, dia 18, o Ministério Público Estadual e a Superintendência de Investigações Criminais passaram a receber denúncias da população sobre práticas corruptas de ex-gestores e até de atuais gestores.

    Tem sido surpreendente a participação da sociedade em mostrar os ilícitos cometidos por ex-prefeitos e atuais prefeitos em diversas cidades do Maranhão. As denúncias estão sendo analisadas de forma criteriosa para que não seja cometida injustiça, mas boa parte tem procedência.

    Para o Grupo de Atuação especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), a operação desenvolvida pela Polícia Civil, com o auxílio do MP, tem sido de fundamental importância pelo efeito pedagógico que se forma.

    As denúncias, algumas documentadas, estão partindo da sociedade organizada, através de grupos como associações comunitárias e sindicais. Por incrível que pareça, o menor volume vem dos políticos como vereadores e deputados.
    Para denunciar os ex-gestores e atuais gestores públicos, basta ligar para o telefone 08000981600 ou procurar a Ouvidoria do MP e a promotoria de cada município.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário