Vereador questiona dívida milionária e cobra notas fiscais da prestação de contas

Pedro Belo

O vereador Pedro Belo, único da oposição a não fugir do debate com o governo no dia da prestação de contas, contestou a informação de que Zito recebeu o município com uma dívida milionária de governos anteriores.

Segundo informação repassada pelo contador da Prefeitura, Rolim está administrando um acúmulo de dívidas de mais de 9 milhões de reais. Grande parte vinda de obras e, principalmente, de encargos sociais não pagos. Neste último item, em outras palavras, prefeitos passados recolheram o dinheiro, mas não o repassaram ao INSS.

O blog do Acélio, em outra ocasião, já ouviu funcionários efetivos reclamando-se por conta desse tipo de irresponsabilidade. O perigo que fica sobre as costas do servidor é o de não poder se aposentar no tempo certo, já que as contribuições mensais dele foram recolhidas pelos prefeitos, mas não chegou aos cofres do Instituo Nacional de Seguridade Social que exige a contribuição.

PAGANDO RENEGOCIAÇÃO?

No plenário da Casa, segundo o parlamentar, foi dada a informação de que a administração Cuidando de Nossa Gente está pagando uma renegociação (algo em torno de 2 milhões/ano).

Por conta disso, Belo quis saber como ela estava pagando se a lei de Responsabilidade Fiscal exige que o governo anterior tenha deixado dinheiro empenhado para tal despesa. A dúvida teria surgido na cabeça do vereador porque havia a informação de que os ex nada deixaram de verba.

“Ele (contador) disse que não, são dívidas renegociáveis, essa negociação tem que ser feita, cada gestor faz uma porque se atrasar a prefeitura inadimplente não consegue buscar nenhum recurso federal, foi isso que ele me respondeu. E em relação as outras dívidas ele disse que, não respondeu”, afirmou Pedro Belo ao blog do Acélio

ONDE ESTÃO AS NOTAS?

Pedro Belo também cobrou todas as notas fiscais, convênios, licitações para que tudo fique a disposição da Câmara e da sociedade em geral, no que foi endossado pelo presidente João de Deus. Na opinião dos dois, da forma como a prestação foi feita deixa muito a desejar. Os números são de caráter geral, mas na essência ninguém sabe como tudo foi aplicado. Só olhando minuciosamente.

Ele botou lá na saúde foi gasto tanto, na educação tanto e a gente não sabe como foi gasto esse dinheiro, nós queremos as notas fiscais pra saber onde foi aplicado esse recurso”, questionou Pedro

Em resposta teria ouvido do contador que existe uma lei estadual que desobriga a disposição de toda a papelada na Câmara.

“Quer dizer então que essa resolução fere até a Constituição que manda deixar a disposição da população?”, questionou o vereador

10 comentários sobre “Vereador questiona dívida milionária e cobra notas fiscais da prestação de contas”

  1. Estava la na camara quando da (SUPOSTA)prestação de contas do prefeito Zito, o q se observava era a forma com que o contador mentia, a gente percebia em seu semblante as mentiras e a preocupação de alguem perguntar alguma coisa e ele ter q responder, COMO OS VEREADORES DE OPOSIÇÃO SÃO SEMI-ANALFABETOS acredito q esse foi o motivo da debandada na seção de ontem, uma pena ter que ouvir e engolir tantas mentiras do prefeito Zito, prefeito esse que votei e toda a minha familia tb, más não votaremos mais. O que vai acontecer? Será reprovado no TCE quando for analisadas estas contas absurdas, ZITO NUNCA MAIS. Ah…o contador é um excelente “contador” de historias.

  2. Os governantes do nosso município, juntamente com o setor contábil que presta serviço deveriam ir a São Jose de Ribamar/MA aprender como é que funciona uma administração pública municipal transparente. Em 7 anos de mandato o antigo prefeito e o atual já foram 19 vezes ao legislativo prestar contas com a sociedade.

    Quem quiser conferir é só acessar o Blog do Décio, endereço abaixo:

    http://www.blogdodecio.com.br/2011/06/01/gil-cutrim-vai-a-camara-prestar-contas/#comments

    Parabéns vereador Pedro Belo pela iniciativa!!!

  3. QUEREROMOS UMA EXPLICAÇÃO DOS VEREADORES DA OPOSIÇÃO PORQUE NÃO COMPARECERAM NO DIA DA FARÇA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PREFEITO DEIXARAM CORRER FROXO A FARÇA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS É INADIMISSIVÉL O QUE ACONTEÇEU POR LÁ

  4. Este prefeito só pode estar achando que o povo é otario, da forma como prestarão contas, nem precisava de contador, ate eu mesmo poderia fazer isso pra ele.

    tome vergonha senhor prefeito

  5. Pq vc ao inves de falar sempre desses mesmos nomes na politica, vc não faz um levantamento dos novos nomes que surgem e poderão mudar o rumo de codo..

  6. Essa administração pensa que o povo codoense é burro, principalmente o comunicador da tv do senhor prefeito, porque se observarmos bem o Alberto Barros mente tanto que pisca é um absurdo o que está acontecendo no nosso município, será que não temos uma promotoria seria?
    Acorda população codoense, porque se o povo soubesse a força que tem isso não aconteceria no nosso município, vamos reivindicar nossos direito, chega de sermos humilhado por políticos que não te um pingo de respeito pelo seus municipes. Vamos mudar tudo isso na próxima eleição só espero que não vendem seus votos, porque aquele que vende seu voto não tem o direito de cobrar, tem que ficar caladinho.

  7. AHHHH!!!!!!!! FALAR E COBRAR A PRESTAÇÃO DO ZITO ELE FALA E QUANTO AOS VOTOS A FAVOR DO RICARDO ARCHER QUE FORAM 5. E AS CONTAS DO RICARDO ESTAVAM REPROVADAS PELO TCE…PORQUE APROVAM ALGO REPROVADO E COBRAM AS CONTAS DO ZITO???

    GOSTARIA DE UMA EXPLICAÇÃO DOS VEREADORES DA OPOSIÇÃO.

  8. Pedro Belo, cad o boi doente que a tua familia vendeu para o povo da fabrica de cimento comer.Assim e muito facil subir na vida,esse Codo tem muro baixo.

  9. Parabens ao Sr Ver. Pedro Belo pela sua responsabilidade de fiscalizar e cobrar resposta ao gestor público, porque tem que exigir notas fiscais para comprovar as veracidades das compras , etc. Agora se estão cobrando notas da prefeitura e porque tambem não cobram as notas de os vereadores ai que estão no MP, queremos saber as veracidades desta benditas notas tambem.

  10. Na minha opinião,JAMAIS SABEREMOS, OS VALORES RECEBIDOS, OS VALORES GAS-
    TOS,AS ORIGENS DOS RECURSOS, OS DESTINOS ESPECÍFICOS DOS PAGAMENTOS, OS
    BEM-AVENTURADOS COM OS RECURSOS PÚBLICOS,(esses já sabemos).JAMAIS TERE-
    MOS A OPORTUNIDADE DE VERMOS AS NOTAS FISCAIS, FRIAS E CONGELADAS, OS //
    PROCESSOS LICITATÓRIOS, AS SUAS PUBLICAÇÕES, OS PREÇOS DOS MEDICAMENTOS,
    O CONTRATO COM A FAMOSA “LIMPAMAR”(a que está limpando o cofre público).
    JAMAIS SABEREMOS,QUANTOS VEÍCULOS ESTÃO ALUGADOS PARA TODA A ADMINISTRA-
    ÇÃO MUNICIPAL,OS PROPRIETÁRIOS,OS VALORES DOS CONTRATOS.JAMAIS SABEREMOS
    QUANTO ARRECADA O SAAE,O NÚMERO DE CONSUMIDORES.JAMAIS SABEREMOS, QUAL O
    MÉTODO USADO,PELO SECRETÁRIO DE SAÚDE,PARA CODÓ TER A”SAÚDE DO PRIMEIRO
    MUNDO”.JAMAIS SABEREMOS,PORQUE O PREFEITO ELEVOU EM 100% O VALOR DOI AL-
    MOÇO NO RESTAURANTE POPULAR,INFRINGINDO A LEI,QUE DETERMINA R$1,00. JA-
    MAIS SABEREMOS,O PORQUE DE TANTAS FANTASÍAS E MENTIRAS.JAMAIS CONHECERE-
    MOS O PORQUE DAS “RUPTURAS”, ACONTECIDAS ATÉ AGORA,SEM AS INFORMAÇÕES //
    SUFICIENTES,CABÍVEIS PARA OS DIVÓRCIOS POLÍTICOS. AGORA, ERRONEAMENTE,
    USEI A FRASE “JAMAIS CONHECEREMOS E OU TEREMOS”. O CERTO É, “JAMAIS DEI-
    XAREMOS DE BUSCAR,NOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS,ESTADUAL E FEDERAL OS NOSSOS
    DIREITOS CONSTITUCIONAIS DE EXAMINAR,DETALHADAMENTE, A PRESTAÇÃO DE CON-
    TAS DO ATUAL PREFEITO.ESTA ATITUDE,NÃO SIGNIFICA NADA CONTRA O EXMº PRE-
    FEITO.O VERDADEIRO SIGNIFICADO,DEVE-SE AOS DESCASOS NA SAÚDE PÚBLICA;DE-
    VE-SE À FALTA DA MERENDA ESCOLAR;DEVE-SE À FALTA DE SANEAMENTO; DEVE-SE
    ÀS CONSTATAÇÕES,JÁ CONHECIDAS,DE ATOS LICITATÓRIOS EM BENEFÍCIOS DE EM-
    PRESAS,PROIBIDAS POR LEI DE NEGOCIAREM COM A PREFEITURA;DEVE-SE AOS BU-
    RACOS NAS RUAS,ALGUNS,COM A POSSIBILIDADE DE ENXERGARMOS OS JAPONESES.
    AGORA,VOU VIAJAR PARA TERESINA,O METRÔ JÁ DEU A SEGUNDA CHAMADA.

Deixe um comentário